Yorkiepoo
Origem e história
Dentro da ciência e da tecnologia, é normal ouvir dizer que a evolução é constante e permanente. Esse pensamento também se aplica ao mundo canino: o passar do tempo sempre traz novas raças e evoluções das espécies já existentes. O Yorkiepoo se enquadra perfeitamente a esse pensamento.
Seu surgimento aconteceu pouco mais de uma década no passado, nos Estados Unidos. Ele foi desenhado de acordo com uma tendência que tem sido comum: a mescla de duas raças que são bastante populares – Yorkshire Terrier e o Poodle. A ideia é que se duas raças populares se unem, o resultado tem boas chances de tornar-se algo popular também.
O efeito desejado era um cachorro pequeno e caseiro que, além disso, ainda apresentasse características antialérgicas (embora alguns cientistas defendam que nenhuma raça é alérgica por si só) e sem problemas de saúde que são comuns aos seus antecessores e outros cachorros de pequeno porte.
Como ainda é uma raça recente, o Yorkiepoo ainda deve desenvolver sua espécie e características. Ainda não existem grandes exemplos espalhados pelo mundo, mas seus criadores apresentam grande preocupação em estimular o seu desenvolvimento.
Temperamento
Projetado para ser um grande companheiro dentro das casas e para viver bem tanto em casas como também em apartamentos, o cachorro Yorkiepoo é bastante brincalhão, dócil e ama estar com pessoas. É daquele tipo de cão que gosta muito de fazer graça para seus donos e para as visitas, sendo um grande companheiro.
Seus principais traços foram herdados dos seus antecessores: são muito inteligentes e obedientes. É pouco agressivo e não é tão veloz como outros cachorros pequenos, mas o seu real temperamento tem grande influência da maneira com que seus donos resolvem tratá-lo. Não é um cão que precisa de contato o tempo todo, mas muito caloroso e animado.
Ele apresenta certa teimosia, especialmente nas primeiras sessões de treinamento a que for submetido. Pelo lado brincalhão que apresenta, um bom caminho é buscar ensiná-lo com jogos e brincadeira, além de usar reforço positivo. Ele gosta muito de brincar e se divertir, sendo um ótimo companheiro até para pessoas com mais idade.
Como também é comum a cachorros pequenos, o cão da raça Yorkiepoo parece não perceber o próprio tamanho, apresentando características de atenção e alerta. Ele sempre irá latir bastante sempre que perceber um movimento estranho e pode ser melhor que a campainha para avisar quando há alguém na porta – ele é muito sensível a movimentos e tem ótima audição.
Sempre que estiver em família ele irá se sentir bem. Gosta muito de estar no colo do dono (ou ao menos no sofá junto com ele) enquanto o tempo passa, mas também aprecia um espaço para descobrir melhor o mundo por conta própria. Como gosta de pessoas, estimular a socialização é importante para o Yorkiepoo.
Enfim, trata-se de uma raça bastante animada e alegre, muito recomendada a quem busca um companheiro. Não deve, porém, ficar abandonado por muito tempo, já que também apresenta alta sensibilidade e pode ficar triste em situações como essa.
Não se deve esquecer também que ainda é uma raça em desenvolvimento e, portanto, o seu temperamento ainda pode variar e apresentar variações.
Yorkiepoo características
Fisicamente, o Yorkiepoo pode apresentar três tipos de pelagem: reta, ondulada ou encaracolada. Nos dois casos o pelo é bem macio. A coloração é outro aspecto que varia bastante, podendo ser encontrado nas cores vermelha e branca, preta e branca, creme, chocolate, cinza, prata, damasco ou até tricolor.
A mistura dá ao Yorkiepoo tamanho bem pequeno, conforme dito anteriormente. A variação costuma ficar entre 18 cm e 38 cm, ainda que seja bastante variável devido ao cruzamento. Geralmente, o adulto tem tamanho parecido com o Poodle que deu origem.
Cuidados
O tamanho pequeno pode enganar sobre a sua energia, já que apresentam um gás realmente impressionante para uma altura tão baixa. Mesmo assim, ele poderá se divertir o suficiente mesmo dentro da casa ou do apartamento que habitar. Os passeios externos são muito bons para eles também, mas não são indispensáveis como costumam ser para outras raças.
Um cuidado importante é não confundir sua boa adaptação à vida caseira com solidão. Por mais que goste de ter seu cantinho para poder dormir, o Yorkiepoo é muito brincalhão e mesmo sem a necessidade de contato físico o tempo todo, eles precisam de atenção e carinho. Deixá-lo estar próximo da família e acompanhar tudo que acontece já o deixará bem contente.
Evite também broncas fortes ou respostas duras. Eles não gostam desse tratamento e poderão passar a praticar atos por teimosia e implicância. Sempre que for preparar o seu treinamento, foque em alternativas voltadas para o reforço positivo com elogios e até presentes.
Como sua estrutura é frágil, também é válido não deixá-lo exposto a animais maiores sem supervisão. Um ataque pode ser fatal e como ele gosta de latir, pode vir a irritar outros animais. O latido, aliás, pode até ser trabalhado pelo dono para reduzir, mas é algo bem difícil de controlar. Caso isso incomode, ter um Yorkiepoo não é uma boa opção.
Em relação à higiene, o principal ponto é a escovação do pelo. Ela deve ser diária para manter a pelagem livre de nós que possam machucá-lo (especialmente em casos ondulados e encaracolados). Cuidado também com os pelos sobre os olhos que podem atrapalhar a sua visão. O banho poderá ser ocasional, de acordo com a necessidade que o dono perceber.
Saúde
Cachorros de pequeno porte tendem a sofrer bastante com a saúde pela estrutura mais frágil. Em geral, o Yorkiepoo é saudável, mas não está imune às doenças que podem afetar a raça. Um problema muito comum a eles está na displasia da anca e do cotovelo. Se bem cuidados, podem viver bem entre dez e quinze anos.
Esse cachorro também pode apresentar epilepsia, que poderá ser percebida pelo dono caso o comportamento esteja diferente do normal, como corridas muito agitadas como se fosse uma perseguição. O hipotireoidismo também poderá afetá-lo ao longo da vida. Os dentes também devem receber atenção já que o seu porte pode trazer problemas na arcada dentária, assim como as orelhas, que podem sofrer com infecções se não forem limpas periodicamente.
Como cuidar
Se você quer um cachorro para ter dentro de casa que seja brincalhão, mas sem dar tanto trabalho, o Yorkiepoo é uma ótima opção. Ele é bem bacana inclusive para as crianças, desde que não sejam muito pequenas (como todo cão de pequeno porte, convivência com crianças muito pequenas não é recomendado, já que pode se ferir facilmente).
Ao treiná-lo, foque em atividades em que possa estimular com palavras positivas e reforço positivo, ou seja, premiando quando fizer o que você quer com um prêmio (pode ser um biscoito, por exemplo). Jamais force o tom de voz ou seja muito duro, isso poderá magoá-lo. Sempre que possível, leve o cão para passeios, mas não é necessário fazê-lo em alta constância, já que mesmo dentro de casa ele já consegue se divertir.
O filhote de Yorkiepoo são extremamente dóceis e amorosos, mas também apresentam uma fragilidade muito grande e devem ser manuseados com muito cuidado. Para um desenvolvimento saudável, é importante colocá-lo em situações de socialização desde os primeiros dias de existência.
Alimentação
Por ser um cão de pequeno porte, o Yorkiepoo não precisa de grandes quantidades de alimento na sua dieta – ele, inclusive, nem teria espaço para tanta comida no seu estômago. Cerca de uma xícara de ração diariamente é suficiente para suprir suas necessidades. Os que ficam mais tempo em casa e gastam menos energia podem consumir ainda menos do que isso (meia xícara ou mesmo um quarto de xícara).
Caso queira fazer um agrado, esses cães podem receber uma quantidade bem pequena de algum enlatado. O processo não deve ser feito todos os dias, mas considerado como um prêmio especial. Evite ração úmida para eles porque esse tipo de alimento pode produzir problemas bucais (especialmente mau hálito e perda dos dentes).
Preço
Por se tratar de uma raça ainda nova no mercado e em processo de desenvolvimento, é raro de encontrar algum Yorkiepoo no Brasil. Um cuidado importante com relação a essa raça é não confundi-la com seus antecessores já que são parecidos e podem tentar te enganar em relação a isso.
Yorkiepoo valor
Nos Estados Unidos, a raça Yorkiepoo geralmente é comercializada na faixa de $765 (atenção para o valor em dólares). É possível que ela passe a aparecer mais no Brasil nos próximos anos já que tem tido boa procura e crescimento.
Yorkiepoo canil
Não há no Brasil canis que já estejam trabalhando abertamente com a criação de Yorkiepoo, o que não significa que não venha a encontrá-los em um futuro breve. Quando aparecerem com maior frequência, atenção à origem já que podem adquirir diversas doenças e sua procedência é de extrema importância.
Yorkiepoo adoção
Se ainda não existem pontos de venda certos em território brasileiro, a adoção é ainda mais complexa. Uma opção para quem tiver viagem marcado ao exterior (especialmente para os Estados Unidos) será adotá-lo em solo norte-americano. Existem comunidades dedicadas a essa raça e é presença marcante em feiras de adoção. As taxas de adoção não devem passar de $200.