Origem e história
Como o nome da raça já indica, o Pastor Belga é um cachorro que tem sua origem na Bélgica. Essa raça inicialmente tinha a função de cão para rebanhos, sendo muito utilizado por pastores e criadores de galinhas no século XIX.
O Pastor Belga Tervuren é apenas um dos quatro tipos de cachorro que a raça possui – os outros três são o Laekenois, Malinois e o Groenendael. A percepção das diferenças veio quando estudiosos reuniram todos os cães pastoreios e encontraram diferentes tipos de Pastor Belga.
Ele é considerado o cachorro mais bonito entre os quatro, mas não difere tanto dos demais nas características e comportamentos, que são bastante parecidos. A aparência física é diferente, especialmente pela pelagem. O pelo, aliás, é tema de discussão constante entre os estudiosos: alguns pensam que são raças diferentes, outros entendem que são todos da mesma raça com apenas diferença na coloração da pelagem.
Não foi apenas o pelo que acabou se modificando ao longo do tempo, mas a sua função também. Se originalmente eram usados como pastoreios, o tempo transformou-os em alternativa para os militares, que se aproveitaram das habilidades do cão, especialmente sobre agilidade e inteligência. Nos Estados Unidos, chega inclusive a ser considerado um cão policial.
Temperamento
O cão da raça Pastor Belga Tervuren é muito enérgico e gosta muito de estar com a família e em posição de trabalho (como função que exercia nos seus primeiros anos de existência), principalmente se o trabalho em questão – seja “oficial” ou mesmo a proteção da casa – envolver o seu dono.
Seu temperamento é forte e a energia que possui precisa ser gasta com brincadeiras e passeios. Para ter dimensão desse lado atlético do cão, lembre-se sempre que ele era responsável originalmente por correr atrás dos rebanhos e fazia isso com muita disposição. Naturalmente que essa característica se mantém presente nos dias atuais e essa energia precisa ser liberada.
Ele é também bastante atento em momentos de trabalho, convertendo-se em um ótimo vigilante. Ele pode viver bem por algum tempo sozinho e não é uma raça muito carente, mas a solidão por longo período certamente trará impactos no seu comportamento. Geralmente apresenta com comportamento seguro, mas não são agressivos sendo, inclusive, bons companheiros para as crianças também.
Com a sua família, o Pastor Belga Tervuren é muito carinhoso e sociável (com humanos e também com outros cães). Na presença de estranhos, torna-se desconfiado – característica essa típica de um cão protetor. Apresenta muita lealdade aos seus donos. Seu treinamento também não é complicado (fruto de sua inteligência que é considerada uma das melhores entre todos os cachorros), tornando-o um cão obediente.
É o cão ideal para quem busca um companheiro para a família ativo, seja na prática de esportes, como também em caminhadas, além de garantir a segurança de quem se aproximar dos seus donos, já que é muito protetor.
Pastor Belga Tervuren características
O cachorro Pastor Belga Tervuren apresenta pelagem média, não sendo nem tão longa, nem tão rente ao corpo. Em alguns locais do seu corpo os pelos são mais alongados do que outros. É justamente a sua pelagem que marca a grande diferença para as demais espécies da raça Pastor Belga. A cor pode variar em diversos tons de amarelo e creme, mas com alguns detalhes corporais (como orelhas e o focinho, por exemplo) na cor preta.
É um cão de porte médio, corpo proporcional e musculatura forte. As orelhas são triangulares. O tamanho do Pastor Belga Tervuren varia entre 56 cm até 66 cm (com machos sendo maiores do que as fêmeas no geral) e um peso variando entre 25 quilos e 35 quilos (as fêmeas ficam entre 20 quilos e 25 quilos). Sua aparência física no geral se assemelha a um lobo.
Cuidados
O Pastor Belga Tervuren é muito doce e afetuoso junto aos seus donos e para a sua família, porém não apresenta o mesmo comportamento quando o assunto passa a ser estranhos, tais como as visitas que você possa receber. Com eles, o cão poderá ser pouco amigável, razão pela qual é essencial buscar a socialização desde o Pastor Belga Tervuren filhote.
Não é também um cão carente ou muito dependente dos seus donos, mas também não lida bem com o abandono, não sendo recomendável para quem deseja um cachorro para largar no seu jardim. Neste caso, ele poderá ter ataques e destruir tudo que encontrar à sua volta em busca da liberação da sua energia e tentando suprir a saudade de companhia. Pela sua grande energia, é essencial que esse cão passe por exercícios físicos diariamente, especialmente caso ele fique dentro de casa com a família.
Você não deve se esquecer de que foi um cão desenvolvido para o trabalho e deixá-lo ocioso e desocupado não fará bem ao próprio desenvolvimento da raça. Ele precisa se sentir útil para o local onde está vivendo. Não por acaso é indicado para atividades de cão policial, já que é muito inteligente e ágil nos aprendizados. Mesmo que viva em amplo jardim que permita seus exercícios, levá-lo para passear em outros lugares também pode ajudar.
Sua pelagem também ajuda na limpeza, especialmente em relação ao seu cheiro. Banhos trimestrais poderão ser suficientes. A escovação dos pelos deverá ser semanal (exceção feita ao período em que há maior queda de pelo quando a escovação deve ser diária). Ela não pode ser ignorada, pois do contrário poderá afetar o cão com nós entre seus pelos.
Saúde
A expectativa de vida de um Pastor Belga Tervuren fica entre dez a doze anos – o que dependerá diretamente dos cuidados que receber dos donos. No geral, não indicam qualquer preocupação inicial, já que se trata de uma raça saudável e acostumada à exposição física desde os tempos em que tinha função de cão pastoreio.
Apesar de ser raro encontrar essa raça com grandes problemas de saúde, eles não estão livres de qualquer dificuldade. O que mais chama atenção é a displasia de quadril que, mesmo assim, não é um fenômeno tão comum. O ideal é apenas a observação periódica para prevenção e evitar deixá-los em solos escorregadios.
No restante, o cão pode apresentar quadros de epilepsia e alergias na pele, mas ambas também não são tão recorrentes a ponto de uma grande preocupação.
Como cuidar
A socialização é primordial para que o cão não se torne agressivo. Ele possui um senso de proteção enorme e a falta de exposição ao convívio social desde a fase de filhote do Pastor Belga Tervuren podem influenciar negativamente no seu comportamento, especialmente com quem ele não estiver habituado.
É um cão fácil de treinar caso o método seja através do reforço positivo ou do modelo cooperativo em que o adestrador e o cachorro se ajudem mutuamente. Usar a repressão quando o cachorro não fizer o que você quiser pode ter efeito reverso do esperado como resultado. Ele também é bastante teimoso e se não tiver confiança em quem está adestrando pode se recusar a aprender.
A raça também tem como hábito soltar algum pelo (principalmente em períodos de troca deles que é normal no seu corpo) tornando a escovação importante também para eliminar os pelos soltos. De resto, é um cão de fácil trato e exige mais companhia do que cuidados de saúde propriamente ditos.
Caso seja bem tratado, o Pastor Belga Tervuren será um grande companheiro e excelente cão de guarda para a casa que estiver habitando. Ele gosta de estar sempre alerta e trabalhando, sendo muito fiel a quem se apegar.
Alimentação
Como é um cachorro que ama o trabalho e os exercícios físicos, o Pastor Belga Tervuren apresenta um grande apetite. Ele necessita de alta qualidade e com nutrientes e proteínas adequadas para o seu gasto energético diário. O ideal é que sua ração seja seca, evitando problemas de saúde na boca. A quantidade dependerá muito da quantidade de esforço físico que o cão fizer.
Preço
Se você se interessou pela raça e tem interesse em encontrar um Pastor Belga Tervuren à venda, boas notícias: existe um site específico sobre a raça em português que apresenta todos os detalhes que você precisa sobre cuidados e criação, além de uma sessão destinada aos filhotes e cursos disponíveis. Caso queira conhecer mais sobre o site, o endereço é www.tervueren.com.br.
O preço disponível poderá oscilar entre dois e três mil reais, embora seja possível encontrar o cão à venda por R$ 1.500 também.
Pastor Belga Tervuren canil
Alguns canis são especializados na criação da raça Pastor Belga. O desafio será encontrar o Pastor Belga Tervuren especificamente. Caso encontre, vale verificar o histórico dos seus pais, especialmente para mitigar os riscos de adquirir um cão com alto risco de possuir problemas no cotovelo ou displasia no quadril.
Pastor Belga Tervuren adoção
Não é difícil encontrar Pastor Belga para adoção, mas a situação é um pouco diferente nos casos de um Pastor Belga Tervuren especificamente. Neste caso, pode ser que você não encontre tão facilmente, principalmente no Brasil. Vale lembrar que a especificidade é muito mais sobre a pelagem do que em relação às demais características, sendo uma boa opção pensar também nos outros três grupos para adoção.