Mais um cachorro pertencente ao grupo do Terrier Escocês, o Skye Terrier tem como grande curiosidade ser a mais antiga raça dentre os descendentes do Terrier Escocês. Seu nome de batismo é uma homenagem ao primeiro local onde foi visto cerca de 400 anos no passado: a ilha Skye, no noroeste escocês.
É outro cão que ganhou espaço entre a nobreza inglesa, conquistando a simpatia da então rainha Vitória, que solicitou até a pintura de quadros com seus Skyes. O fato ainda fez com que outros artistas os registrassem nos anos posteriores, tornando-se uma mascote da alta sociedade britânica.
Ironicamente, a raça passa por risco de extinção dentro do Reino Unido, justamente a sua origem. Estudos apontam que eles podem deixar de existir em até quarenta anos caso não exista uma campanha de prevenção para salvar o Skye Terrier.
Skye Terrier Brasil
No Brasil, ainda não é um dos mais populares cachorros, mas vêm crescendo em espaço pouco a pouco. Como ainda não está nas listas dos preferidos da população brasileira, é difícil encontrá-lo por preços baixos.
Temperamento
Assim como outros cães da família Terrier, o Skye Terrier também possui instintos aguçados de caça e não pensa duas vezes antes de atacar uma possível presa, fato este que pede um cuidado redobrado ao passear com ele pelas ruas ou mesmo se tiver outros animais dentro de casa, já que ele não costuma gostar de divisão de espaço.
Exceção feita a essa característica, a raça costuma ser bastante amável com seus donos e não muito aberto a relacionar-se com estranhos – comportamento esse típico da família Terrier. Um dado interessante é que ele costuma eleger um dono especial: em família, ele gosta de todos que dão carinho e atenção, mas sempre terá um que será mais apegado e irá considerar mais especial do que os demais.
A raça Skye Terrier também gosta muito de companhia e não pode ser esquecido. Ele é muito fiel aos seus donos (existe uma história famosa de que um deles viu seu dono falecer e passou os últimos anos da sua vida junto ao cemitério onde foi enterrado), mas exige que seja tratado com carinho e atenção. Por essa característica de fidelidade, não é recomendável que ele ganhe um novo dono.
Apresenta um temperamento bem forte que não pode ser ignorado, fato este que faz dele um ótimo cão de guarda. Sempre que sentir qualquer ameaça, o Skye Terrier irá latir fortemente, mesmo sendo um cachorro de porte pequeno. A coragem é marca registrada também de outros Terrier.
Características do Skye Terrier
O pelo é uma das suas principais características, sendo mais longos do que de costume na família Terrier. Sua pelagem chega inclusive a cobrir seus olhos. As orelhas podem ser tanto eretas e triangulares, como levemente tombadas também. Sua coloração poderá variar entre preto, cinza ou creme, sendo o Skye Terrier preto a versão mais comum. Seu pescoço é comprido e as patas apontam sempre para a direção frontal.
Eles também possuem grande facilidade de aprendizagem e os donos devem focar no seu ensinamento para que não peguem manias erradas que passem a ser difíceis de corrigir. Costuma respeitar muito seu dono e a prova disso é que participam com certa frequência de disputas sobre comportamento e agilidade.
Ele costuma se adaptar bem tanto em casas urbanas como rurais, desde que fique dentro da casa com a família. Colocar um Skye Terrier abandonado do lado de fora é um grande erro. Em geral, a raça prefere estar com adultos, mas também pode ficar bem com crianças desde que se acostume a elas.
Cuidados
O grande cuidado que cão Skye Terrier pede é em relação à atenção com ele. Ele é um cachorro extremamente fiel e apegado à família, mas não pode ser deixado de lado. Se você tem uma família que vive fora, viajando ou não pode estar presente para acompanhá-lo, o ideal é optar por um cachorro mais independente.
Sem atenção e carinho, o Skye Terrier pode passar a sofrer, ficando mais agitado e até mais agressivo, o que pode fazer muito mal a ele e para visitantes também, já que ele passará a ser ainda mais intolerante com pessoas estranhas. Assim, é um animal que precisa ser criado dentro de casa.
O fato de ser um cão próximo e apegado não significa que ele não goste de passear. Além de gostar de fazer tudo com seus donos, ele precisa gastar sua energia em áreas mais abertas do que apenas dentro de casa. Portanto, é importante separar uma horinha por dia e levá-lo para uma volta – nem que seja apenas no quarteirão.
Após o passeio, atente-se para os pelos do Skye Terrier. O modo com que ele é revestido pode fazer com que folhas ou pequenos galhos se prendam a ele através dos pelos e venham a machucá-lo posteriormente. Uma limpeza simples com a mão já ajuda. Não há necessidade de grandes banhos, pois diferentemente de outros Terrier, seu pelo não se torna mais macio com isso.
Saúde
A raça costuma apresentar boa resistência geral e pode viver até 15 anos se bem cuidado. A preocupação básica com banhos e escovações não pode ser negligenciada. Contudo, a tosa deve ser evitada, já que o pelo é importante para o cão manter-se bem.
O grande cuidado deve ser para o Skye Terrier filhote, uma vez que ainda esteja em fase de formação e pode apresentar problemas comuns de cachorros de pequeno porte. Doenças como atrofia da retina ou subluxação da patela, comuns neste tipo de cão, podem aparecer ao longo do tempo e especialmente quando a raça ainda está na fase inicial da vida.
Cuidado também com a coluna e a pele, que podem apresentar problemas que venham a incomodar o cachorro. Caso manifeste qualquer comportamento estranho, leve-o ao veterinário para evitar a criação de um comportamento raivoso pelas dores.
Como cuidar
Quando estiver em casa, dedicação total ao Skye Terrier. O filhote de Skye Terrier costuma apresentar traços de muita curiosidade e aprendem muito rapidamente as coisas (boas ou ruins) e todo cuidado aqui é pouco para que ele seja criado de maneira certa. Caso desenvolva aspectos de irritação nesta fase, o cão pode passar a ter dificuldades de convivência.
É válido pensar em levá-lo a um adestrador, dado a sua característica de aprender rapidamente. Assim, a sua grande energia fica destinada ao que é certo, como a hora de sentar ou se comportar, ao invés de aprender coisas que podem desagradar o seu dono. Caso o filhote ainda não tenha atingido dez meses, também é preciso dosar os exercícios para evitar que surjam problemas físicos.
Como são muito carentes de atenção e carinho, deixá-los sozinhos pode ser perigoso. Na ausência de uma companhia, eles podem buscar diversão sozinhos e estragar algo da casa, principalmente objetos pequenos. Não se esquecer de levá-los para passear, já que ajuda a eliminar energia que está guardada no íntimo deles.
Sempre verificar os pelos para que não fiquem sujeiras dos passeios ou nós que possam machucar a pele internamente.
Alimentação
Sua forte presença familiar faz com que exista um risco de que seja “premiado” com alimentos humanos como recompensa pela companhia que faz no dia-a-dia, porém trata-se de um risco muito alto para a saúde do Skye Terrier. Ele possui alta sensibilidade estomacal e pode se sentir mal com qualquer tipo de alimento humano.
Caso queira fazer um agrado a ele, opte por comprar rações do tipo Super Premium, que são as melhores rações para os animais com mais nutrientes e vitaminas do que as demais opções dos mercados de petshops. Ele certamente ficará muito mais feliz do que comendo algo que faça mal.
Preço
Ainda distante de ser o cachorro mais popular em território brasileiro, o Skye Terrier não é fácil de ser encontrado para compra. Comprar Skye Terrier deverá fazer com que você desembolse um valor entre R$2.000 e R$5.000, variando muito do local onde adquirir.
O alto preço também acontece pela alta procura deles para disputas artísticas, como Dog Shows. Como as características costumam ser propícias para esse tipo de evento, a procura passa a ser também profissional e não apenas domiciliar.
Skye Terrier vender
Se você possui um casal de Skye Terrier, estimular os filhotes é uma ótima pedida. Você poderá tanto vendê-los (há uma procura razoável dentro do mercado brasileiro), como também estimular um processo de adoção com eles. Esta segunda opção é ainda melhor, já que ajuda a combater o risco de extinção que a raça apresenta para o futuro próximo.
Skye Terrier canis
Longe de ser fácil de encontrar, alguns canis gostam de criar Skye Terrier por conta da sua capacidade de aprendizado. Como são facilmente treinados, podem aprender rapidamente comportamentos e modos que fazem com que passem a valer mais para venda a um cliente. Não são poucos os que buscam animais que possam ter habilidades que impressionem amigos e visitas dentro da própria casa, apresentando-se como uma grande opção.