O Pastor de Shetland, também conhecido como Sheltie, é um animal de raça criada recentemente. Sua origem vem da Escócia, mais precisamente das Ilhas Shetland, local que tem como especialidade a criação e cães e também outros animais de pequeno porte, como ovelhas e pôneis.
Apesar de se tratar de um cão que possui uma origem mais atual, ainda há controvérsias a respeito do seu surgimento. Há quem defenda que a sua origem venha do cruzamento entre cães da raça Border Collie com raças nativas. Há também quem acredite que eles descendem do Collie cruzado como Spitze, o que resultou em seu tamanho reduzido.
O Pastor de Shetland tornou-se mais popular durante o início dos anos de 1900, onde começaram a ser usados para pastorear as ovelhas dos habitantes das ilhas escocesas. No ano de 1914, foi criado o primeiro clube dedicado à criação do primeiro padrão dessa raça. No começo, ele passou a ser chamado de Shetland Collie, mas isso causou uma grande desaprovação dos criadores de Collies. Como o Pastor de Shetland era usado para pastorear, acabou então recebendo o termo pastor ao nome, sendo mantido até os dias de hoje.
Nos EUA, o Pastor de Shetland ficou mais conhecido tempos depois, onde passou a ser admirado por causa da sua fisionomia delicada e porte pequeno, além do seu inegável charme. Rapidamente, tornou-se bastante requisitado como cão de companhia.
De acordo com o padrão estabelecido pelo American Kennel Club (AKC), não é permitido que a raça de Pastor de Shetland apresente a cor branca na pelagem em mais de 50% do seu corpo. Se isso acontecer, ele poderá ser eliminado de concursos de beleza. Apesar disso, aqueles que possuem a pelagem branca têm o direito ao pedigree.
Temperamento
O Pastor de Shetland é um animal muito esperto, que possui um alto nível de atividade e, em geral, costumar ser obediente aos comandos do dono.
É um cão que se adapta bem com as crianças, sendo bastante sociável com elas. É uma boa companhia quando o assunto é brincar, gostando muito de se exercitar brincando de correr e pular. Em contato com outras pessoas estranhas, ele leva certo tempo para se adaptar e se sentir confortável e confiante. O mais comum nesse caso é que fique mais afastado ou então rosne quando se aproximam dele para um afago. Apesar disso, é difícil que ele acabe de fato partindo para o ataque.
É um bom cão de guarda, obediente e atento às ordens que lhe são dadas. Ele pode ter o costume de latir com frequência e esse é dos motivos pelo qual deve passar por um adestramento. O Pastor de Shetland gosta muito de estar na companhia de sua família, brincando ou apenas deitado ao lado. Isso demonstra bem a sua personalidade amorosa e sensível. Trata-se de um cão que sabe demonstrar seu afeto e também adora receber carinho.
Cuidados
O cachorro Pastor Shetland pode viver bem em pequenos espaços, como apartamentos, mas é preciso que ele faça exercícios com regularidade.
Ele possui uma pelagem bem vasta, apesar disso, a manutenção não precisa ser feita com grandes cuidados em especial, já que os seus pelos não têm o costume de embaraçar e dar nós. O importante é que ele seja escovado uma vez por semana, para que assim o seu pelo apresente uma aparência bela e saudável. Na época de troca de pelagem, é recomendável que a escovação seja feita com numa frequência um pouco maior, para também evitar que ele fique derrubando pelos por toda a casa.
O banho não deve ser feito com muita frequência, devendo ocorrer a cada seis meses, aproximadamente. É recomendável que o banho seja dado em locais apropriados, como os petshops, que fazem o uso de produtos especiais. Também é possível que ele receba banhos secos semanais, que são geralmente feitos com o uso de maisena ou então talco.
Saúde
O Pastor de Shetland é um cão que, em geral, apresenta uma saúde boa. Porém, a sua genética pode proporcionar a aparição de problemas de pele, como o surgimento de áreas sem pelo, que podem apresentar um tom avermelhado e, posteriormente, a região afetada se tornar escura. Ele também pode apresentar uma anomalia no local onde o fêmur se encaixa com a bacia e sua retina pode sofrer uma atrofia progressiva, resultando em cegueira.
As cores encontradas do Pastor de Shetland são a marta, azul merle e zibeline. Também são encontrados animais que apresentam as três cores.
De acordo com os criadores dessa raça, os exemplares da cor azul merle não devem ser acasalados entre si, já que isso pode resultar no nascimento de animais com cegueira e também com surdez. Além disso, não é indicado o cruzamento feito com os de cor zibeline (tonalidade que varia do dourado ao acaju intenso).
Após o banho, o Pastor de Shetland vai demorar um bom tempo para estar completamente seco, isso devido a sua pelagem ser bastante abundante. Isso pode resultar no aparecimento de fungos e bactérias, ocasionando dermatite e micose, que pode provocar a queda do pelo na região afetada, além de um mal cheiro exalado.
O Pastor de Shetland tamanho é de cerca de 37 cm e o seu peso fica por volta de 7 quilos. A expectativa de vida pode variar de 12 a 14 anos.
Como cuidar
O Pastor de Shetland é um cão que gosta de estar em constante convívio com a família e procura seguir o dono por onde ele for. Isso pode resultar em alguns problemas de comportamento, como latir em excesso, principalmente quando o dono não se encontra por perto.
O Pastor de Shetland são animais bem inteligentes e seu aprendizado ocorre de maneira bem rápida. Apesar disso, essa inteligência pode vir a se tornar algo que precisa ser estimulado através de brincadeiras, exercícios físicos e também mentais. Isso deve ser feito frequentemente, para evitar que ele acabe ficando entediado e desconte destruindo os objetos na casa. Possui um temperamento bem tranquilo e se adapta com facilidade aos mais variados tipos de ambientes.
O Pastor de Shetland não é um animal que possui um alto nível esportivo, mas aprecia um passeio e gosta de se divertir ao ar livre. Por esse motivo, é essencial que ele participe de atividades onde possa gastar a sua energia. Essa sua personalidade mais tranquila o faz ter a necessidade em viver em um ambiente também tranquilo, com pessoas que o tratem sem agressividade ou gritarias.
Pastor de Shetland filhotes
O filhote de Pastor de Shetland não costuma incomodar a família e vizinhança com muitos barulhos, mas o recomendável é que ele aprenda a obedecer desde cedo, com atividades educativas que prendam a sua atenção.
Ele pode criar o hábito de fazer buracos e morder móveis e objetos. Por esse motivo, o melhor a ser feito é adestrá-lo quando filhote.
Alimentação
A alimentação para o filhote de Pastor de Shetland vai depender das suas necessidades nutricionais, dependendo de fatores como sua hereditariedade, ambiente em que vive e atividades físicas. As rações devem ser de uma boa qualidade, que apresentem uma alta digestibilidade, além de densidade energética e nutricional balanceadas para ele.
Quanto come o Pastor de Shetland
A quantidade de ração oferecida deve ser feita de 3 a 4 vezes ao dia para o Pastor de Shetland mini, com intervalos regulares entre sua alimentação. Quando adulto, o ideal é que ele receba cerca de 2,5% a 4% do seu peso em ração, o que será o suficiente para suprir suas necessidades diárias.
Preço
Para comprar o Pastor de Shetland, o preço pode variar de R$ 1.200,00 até R$ 2.800,00.
Pastor de Shetland preço: variações
As variações de preço do Pastor de Shetland podem ocorrer por causa do seu pedgriee, se os seus antecessores participaram e foram vencedores de concursos, etc. Também podem variar de acordo com o tipo de criação recebida por ele no canil. O preço também sofre variações de acordo com a cor da pelagem do animal.
Pastor de Shetland canil
Um canil de Pastor de Shetland pode ser encontrado em várias cidades do Brasil. Também é possível que ele seja comprado via internet e entregue em casa.
O canil Pastor Shetland muitas vezes pode ser especializado em buscar aprimorar a raça e alcançar a excelência. Antes de comprar o seu, é bom pesquisar se o cão se encontra de acordo com o padrão oficial estabelecido para a raça.
Pastor de Shetland vendas
Antes de adquirir um filhote Pastor de Shetland é preciso primeiramente observar as suas características físicas, que devem apresentar uma fisionomia alongada e alta. Os olhos geralmente são escuros, mas podem ser encontrados na tonalidade azul, ou ainda, com um olho de cada cor. A dobra na orelha, por exemplo, aparecerá por volta dos 4 ou 5 meses.
Pastor de Shetland adoção
Não é muito comum encontrar o Pastor de Shetland para adoção, principalmente se desejar ter um filhote. É possível que algumas pessoas precisem encontrar um novo dono e acabem doando o seu animal. O mais comum, nesses casos, é que sejam oferecidos pela internet ou em feiras de adoção.