Origem e história
O Pastor Bergamasco é um cachorro de origem italiana que, em tempos antigos, era muito usado para o pastoreio, cuidando e conduzindo os rebanhos de ovelhas. O pastor Bergamasco também já foi muito requisitado pela polícia italiana como cão de resgate e como cão farejador, ajudando a resolver muitos casos e a salvar muitas vidas.
O pastor Bergamasco possui esse nome pois sua origem remete aos Vales Bergamascos, sendo lá a sua presença muito comum e numerosa. O pastor Bergamasco é uma das raças mais antigas existentes na Itália. Acredita-se que ele descenda dos grandes molosos, em especial os forjados na Hungria. Isso porque as caravanas de bárbaros que vinham da Ásia e áreas mais remotas da Europa cruzavam os Alpes naquele período, causando uma dispersão dos ancestrais do pastor Bergamasco pelo território, o que acabou proporcionando que esses tipos de cães cruzassem com outros, formando este animal peculiar, que pode chegar até os 60 cm no caso dos machos e pesar de 26 kg a 38 kg.
Acredita-se ainda que o pastor Bergamasco tenha uma ligação com outros tipos de pastores que se originaram em regiões vizinhas, como é o caso do Mudi, que tem origem húngara e surgiu por volta do século XVIII em território alemão – há misturas entre eles que criaram, por exemplo, o pastor Bergamasco Mudi. Há também uma relação com o Broholmer, que vai gerar o pastor Bergamasco Broholmer. Isso porque, a raça Broholmer é um moloso, assim como se suspeita que o pastor Bergamasco o seja. De origem dinamarquesa, o Broholmer é um dos maiores cães que se tem registro na atualidade.
Outra semelhança é do pastor Bergamasco com o Pastor de Briard, originário da França. Especialistas atestam que a produção de Briard na França e do pastor Bergamasco na Itália vão gerar cães bastante semelhantes. Ou seja, a linhagem dos pastores europeus está praticamente interligada entre si e possui como origem animais de pastoreio, de montanhas, que vieram em caravanas de terras longínquas, provavelmente da Ásia.
Temperamento
Por ser um cão originariamente de pastoreio, o pastor Bergamasco é um ótimo cão de guarda, ideal para casas e terrenos grandes. Quando preciso, o animal fica em posição de alerta e sabe ser valente quando a situação indica, mas sem ser violento, tudo para proteger o seu rebanho, no caso, a sua família.
O pastor Bergamasco é bastante tranquilo, paciente e inteligente, possuindo muita disposição para a aprendizagem e socialização. Muito ligado ao dono, demonstra ser um excelente cão de companhia para a família, já que ele possui a capacidade de estreitar laços parentais com muita facilidade. Gentil e sensível, é um cão perfeito para fazer a companhia dos filhos, por exemplo.
Outro ponto positivo é que o pastor Bergamasco não tem problemas de convivência com outros cachorros. Ele costuma aceitar bem a presença de outras raças e até de outros animais de estimação. Para isso, é importante que ele socialize com os familiares e com os demais animais desde cedo, pois o pastor Bergamasco filhote já saberá desde pequeno quem são aqueles que ele poderá contar e até proteger diante de uma situação de perigo.
Cuidados
Por ser um cão de guarda e de companhia, o pastor Bergamasco não exige muito do seu proprietário. Um treinamento quando filhote auxilia no trato diário, para que ele consiga se integrar mais facilmente à família.
Devido ao seu tamanho, é recomendável que a casa tenha um grande quintal para que o pastor Bergamasco possa ter espaço para brincar e gastar toda a energia armazenada em seu corpanzil. Como é um cão com alta capacidade para proteger a família do dono e o lugar onde mora, é recomendado para sítios e residências em locais mais afastados.
Por outro lado, o pastor Bergamasco não é muito indicado para residir em apartamentos, pois o tamanho diminuto do espaço interno do lar poderá ser um transtorno para o animal e, consequentemente, para o seu dono. Outra forma de fazer com que ele gaste bastante energia é realizar passeios regulares com o animal pela vizinhança, isso trará resultados positivos para o bem-estar do cão.
Saúde
O pastor Bergamasco é um cão extremamente saudável, não tendo registrado casos de doenças hereditárias que os animais de hoje carreguem de seus ancestrais. No entanto, é fundamental levar o animal ao veterinário de forma frequente para que haja um acompanhamento e que fique garantido que ele não desenvolva alguma doença posterior.
Outra dica é, ao adquirir o animal, pedir informações comprovadas (exames, laudos, certificados etc.) de que o filhote de pastor Bergamasco está saudável e pode ser comercializado. Tendo o pedigree e as informações de seus descendentes, fica mais fácil ter segurança quanto à saúde do pastor Bergamasco.
Como cuidar
Como um bom cão de pastoreio em regiões altas da Itália, o pastor Bergamasco possui uma pelagem bastante abundante por todo o corpo. Inclusive, o cão da raça pastor Bergamasco tem em seus pelos rústicos a facilidade de que eles encordoem em todo o corpo, formando um verdadeiro rastafári na pelagem do animal. Isso ocorre originalmente para protegê-lo das chuvas e de ventos fortes, além de cobrir ferimentos provocados por lobos, bastante comuns na Itália em tempos antigos.
Ocorre que essa pelagem rústica e grossa se configura um certo tormento na hora de manter o pastor Bergamasco com um pelo com aspecto bonito. É recomendável evitar que se toque o pelo, para que não se enrosquem ainda mais e acabem formando blocos, tornando a separação praticamente impossível.
Para que esse processo dê certo, é necessário que a separação dos pelos do pastor Bergamasco ocorra de forma manual, com as mãos mesmo, lentamente. A base dos dreads deve ficar bem larga e os pelos devem ser separados levemente até caírem no chão. Isso vai dar um aspecto mais agradável para a pelagem, evitando a impressão de que o pastor Bergamasco está desgrenhado e sujo. Cuidar dos pelos do pastor Bergamasco é um trabalho e tanto, mas pode render um belo animal. Banhos regulares também ajudarão nesse sentido.
Alimentação
Por ser um cão de porte médio para grande, o pastor Bergamasco deve ingerir uma quantidade de alimento maior do que o padrão. É fundamental que a ração seja de alta qualidade, para garantir que ele se mantenha forte e saudável, afinal, é um cão com um porte mais encorpado, já que se trata de um pastor.
Vale dizer também que o pastor Bergamasco filhote necessita comer alimentos enriquecidos com vitaminas e minerais, pois isso facilitará o seu desenvolvimento, fortalecendo o organismo do animal para combater uma série de problemas que podem acometê-lo, caso a dieta seja desequilibrada e pobre.
Preço
Se você está em busca desse animal, é bom tomar cuidado com o bolso, pois o pastor Bergamasco é um cachorro um tanto quanto caro. Um filhote do pastor Bergamasco tem preço que varia de R$ 3 mil a R$ 4 mil. E como cada ninhada dá de seis a 10 filhotes, o criador pode ganhar até 40 mil reais com apenas uma ninhada de pastor Bergamasco.
Por se tratar de uma raça europeia, é muito difícil ter acesso ao pastor Bergamasco para comprar. No entanto, vale consultar empresas especializadas e criadores que possuam canis com animais do porte dos pastores, pois é possível que eles indiquem algum criador brasileiro que esteja investindo no pastor Bergamasco ou que possa importá-lo do exterior.