A história do Papillon foi estudada a partir de suas aparições em obras de arte, já demonstrando sua forte tendência à nobreza. Embora de origem incerta, acredita-se que seus antepassados sejam o Spaniel Anão Bélgico, já extinto, e alguma outra raça canina oriental. Sabe-se que os cães dessa raça, cachorro orelha grande caída, datam desde o século XIV, período em que foram exibidos por Giotto, em afrescos da Igreja Italiana em Assisi, na Europa.
No século XVI, um exemplar de Papillon foi retratado na tela do também pintor italiano Tiziano Vicelli. Seguidamente, não era mais difícil encontrar um Papillon estampado em pinturas de famílias da realeza, o que inclusive lhe rendeu o título de Cão Real ou Cão da Realeza. Assim, o Spaniel Anão Continental, como também é conhecido, virou uma tendência européia, passando a ser objeto de inspiração também de outros pintores como Fragonard, Watteu, Paolo Veronese, dentre outros.
Tão estimado que era o cão Papillon pela corte que exemplares da raça foram dizimados durante a Revolução Francesa, no intuito de extinguir a espécie, por serem considerados verdadeiro símbolo da nobreza européia; mas a partir da Primeira Guerra Mundial, a raça ganhou vulto novamente, tendo definido como seu território de origem a Inglaterra, França e Bélgica, sendo considerada oficialmente franco-belga.
Em 1935, houve o reconhecimento da raça pelo AKC e a criação do Papillon Club of America. Atualmente, o Spaniel Anão Continental mantém seu prestígio, sendo considerado um dos cães mais elegantes já desenvolvidos.
Características – Pequenino cão de orelha exótica, mas de tradicional elegância
Pequeno, de olhar suave, com estrutura extremamente elegante e porte charmoso, o Papillon é a variação de orelha em pé da raça Spaniel Anão Continental, igualmente com a outra variação, só que de orelha caída, o Phalene, que em francês significa mariposa. Raça de pequeno porte, com corpo alongado e menor do que o normal, cuja estatura varia de 20 a 28 cm, e o peso gira em torno de 3,2 a 4,6 kg. A expectativa de vida deste animal é de 13 a 15 anos e as cores definidas para o Papillon são o castanho, o preto, o fulvo e o vermelho, todos com branco, além do branco puro e o sable.
O traço mais marcante do cachorro Papillon é sem dúvida o formato exótico de suas orelhas grandes e eretas, que muito se assemelham a asas de uma borboleta, sendo inclusive carinhosamente chamado de “cão borboleta”.
O Papillon consegue unir facilmente beleza e inteligência, aliás, esse último é um dos seus pontos mais fortes, já que no ranking elaborado por Stanley Coren, ele foi alocado na interessante posição de 8º cão mais inteligente do mundo. Bonito, inteligente e elegante, isso faz desse cão um verdadeiro Lord!
Temperamento
Pequeno, porém confiante e extremamente divertido e acolhedor. Equilíbrio e calma também ilustram bem a personalidade do cachorro Papillon. São animais muito dóceis, meigos e alegres que adoram todo tipo de mimo, desempenhado com maestria a função para a qual foram criados, serem cães de companhia!
O Papillon cão não é tão aberto a pessoas estranhas, sendo mais reservado. No entanto, uma vez socializado desde pequeno, será capaz de se comportar de forma bem equilibrada diante de desconhecidos, mostrando-se emocionalmente estável. São cães ativos, adoram brincadeiras e fazem o que for preciso para agradar seus donos; embora muito afetuosos, são cães independentes que se viram bem sozinhos, inclusive brincando consigo mesmo, de forma que, dificilmente você verá um Papillon inconveniente e pegajoso; ele é um verdadeiro gentleman!
Apesar de tranquila e discreta, a raça de cachorro Papillon possui não apenas orelhas grandes, mas também audição aguçada, revelando-se bons cães de alerta, aliás, por serem energéticos e inteligentes, comumente são vistos participando de competições como o Agility.
Vantagens – Por que você vai amar o seu Papillon spaniel?
Sabe aquela companhia agradável, carinhosa, mas sobretudo independente? Pois é, o Spaniel Anão Continental é assim, ele sabe ser um companheiro fiel e dedicado, porém na medida certa, sem ser sufocante! Ele ama, mas é confiante e equilibrado o suficiente para passar tempo sozinho sem ficar dengoso ou surtado por causa disso.
Não poderia deixar de ser mencionado um de seus maiores atrativos, a inteligência. Possui alta adestrabilidade, compreendo os comandos de forma bem rápida e eficiente. Os caninos desta raça herdaram o instinto caçador e a agilidade do Spaniel, por isso, são bastante ativos, sendo ótimos competidores de Agility. Então se você quer um amigo de quatro patas obediente, inteligente e disposto, um verdadeiro atleta, aposte na raça!
Os Papillons são cães versáteis, que ao mesmo tempo em que são meigos bibelôs delicados, são também animais muito alertas, com audição e faro bem apurados, de modo que não vão deixar de sinalizar a seus donos ao mínimo sinal incomum no ambiente.
Devido ao seu tamanho, também são facilmente adaptados a viver em apartamentos, mas desde tenham uma rotina de passeios e brincadeiras, ainda que moderada. Também não são do tipo destruidores, são compenetrados até em suas travessuras, assim, seus sapatos dificilmente irão parar na boca dele!
A pelagem do Papillon também não necessita de grandes cuidados como banhos excessivos, tosas e demais aparatos. Eles têm os caninos limpos por natureza e basta que sejam escovados uma vez por semana, pois seu pelo, ao contrário de muitas raças, não têm tendência à formação de nós. Isso reflete direto no seu bolso, economia de tempo e din din.
Desvantagens do bichinho
Primeiramente, se de um lado o tamanho é benéfico porque se acomoda fácil, não requerendo muito espaço, por outro, faz do Papillon uma raça bastante frágil. Por isso, se você tem crianças pequenas em casa ou outros animais de maior porte do que esse bichinho, deve redobrar os cuidados caso queira adquirir um, pois eles possuem uma ossatura muito fraquinha e qualquer tombo ou brincadeira de mal gosto pode gerar danos irreversíveis.
O pelo do Spaniel Anão Continental, diferentemente da maioria das raças, não apresenta subpelo, o que evita formação de nós, mas torna o animal bastante vulnerável ao frio. Assim, o ideal é que estes cães vivam em climas temperados ou quentes, mas ainda assim no inverno não é aconselhável deixá-los à vontade no exterior da casa, pois adquirem resfriados facilmente.
Por fim, apesar de educado e equilibrado, não é uma das raças mais extrovertidas, então é fundamental que você perca um tempo socializando o seu filhote, para que ele não mostre os dentes para suas visitas ou outros animais, mas ainda assim ele não será do tipo cachorro bobão que faz festa pra todo mundo!
Etapas de Crescimento – a metamorfose dessa borboletinha encantadora.
Como já observado anteriormente, o Papillon filhote tem ossinhos excessivamente frágeis e requer bastantes cuidados ao lidar com ele.
Ao nascerem, os filhotinhos de Papillon apresentam um tipo de penugem, que se estende até, no máximo, à quinta semana de vida, somente aos dois meses de idade é que eles apresentarão um pelo mais semelhante ao que terão na vida adulta; também desse período até os seis meses seguintes, o traço mais característico da raça será revelado, as orelhas começam a ficar eretas. Nesse momento, inclusive, se faz necessário medi-las, de maneira a verificar se se adéquam ao padrão da raça, fator que determinará se ficarão ou não eretas.
Como a maioria dos cães de pequeno porte, a cadela Papillon atinge a maturidade sexual por volta dos 6 meses de vida, sendo recomendada a reprodução a partir do 2º cio. Normalmente o Papillon estará completamente desenvolvido por volta dos 14 meses de idade.
Alimentação e cuidados
A alimentação do Papillon não apresenta grande mistério, bastando que se administre uma ração apropriada para o porte da raça, e em quantidades adequadas. No entanto, como a maioria dos cães de pequeno porte, o esôfago do Papillon é muito pequenino, de forma que qualquer coisa pode facilmente engasgá-lo, então é imprescindível ficar atento ao que ele leva à boca, principalmente ossinhos.
Por não suportarem muito frio, recomenda-se vesti-los com roupas mais quentinhas; além disso, após os banhos, em hipótese alguma deve-se deixar as orelhas úmidas, do contrário infecção na certa!
Os olhos do Papillon também lacrimejam bastante e a não ser que sejam constantemente limpos, costumam formar manchas cor de café ao redor, isso prejudica a estética do animal e, portanto requer um pouco mais de atenção. Importante frisar também que a pele do Papillon é um pouco sensível, de forma que é preciso utilizar shampoos e condicionadores neutros, a fim de evitar alergias.
Preço
Papillon preço: Bem, quanto ao preço, principalmente por sua origem nobre, não se trata de uma das raças mais baratas do mercado, de forma que, um exemplar de procedência, adquirido em um Papillon canil custará em torno de R$ 3.000,00 a R$ 7.000,00. Mesmo com um custo um pouco elevado, não se recomenda a aquisição através de anúncios aleatórios como “Papillon cachorro preço”, pois na maioria das vezes os filhotes não são de linhagens confiáveis, tendo padrões genéticos e estéticos bem alterados.
Se você gostou desse lindo cãozinho invista um pouquinho mais e adquira um exemplar de qualidade. Essa borboletinha certamente vai compor o seu jardim com muita alegria e elegância.