Ícone do site Raças de Cachorro

Old English Sheepdog

Origem e história

Também chamado de Bobtail, por seu típico rabo cortado, alguns afirmam que os cães da raça Old English Sheepdog foram desenvolvidos por fazendeiros, após sucessivos cruzamentos na Gran Bretanha, mais precisamente na Escócia, no intuito de criar um cão com habilidades de pastoreio de ovinos e bovinos, mas acima de tudo grande o bastante para inibir o ataque dos predadores. Além disso, os Sheepdogs também tinham seu pelo farto aproveitado para confecção de casacos e cobertores. Cogita-se de que os seus ancestrais foram os pastores continentais, além dos cães russos Owtchar e as raças Caniche e Deerhound, existindo ainda os que fazem analogia à sua aparência com os cães franceses da raça Briard. Porém, um entendimento praticamente pacífico é o de que o Bearded Collie tenha sido seu ancestral mais próximo.
Bem, se por um lado é discutível a origem da raça no mundo, aqui no Brasil, pelo menos, o reconhecimento popular se deu, inegavelmente, por meio da TV, afinal, quem não se lembra da saudosa Priscila da TV colosso? Programa infantil que explodiu nas manhãs da década de 1990. O Sheepdog tornou-se público em uma apresentação britânica em 1873, mas o padrão da raça só foi estabelecido em 1885, na Inglaterra, tendo-se dado seu reconhecimento nos países da Europa apenas em 1987.

Sheepdog características – O cão sem cauda, que anda rebolando!

De franja nos olhos, de aparência e andar engraçados, sim, porque o andar deste cão é desconcertante de tão “rebolante”, a Priscila da Tv Colosso raça dos Sheepdogs é, sem dúvidas, uma raça muito convidativa a famílias e, principalmente, às crianças de um modo geral, pois a simples aparência deles já tem um apelo cômico natural.
Cães de grande porte, musculosos e de aspecto robusto, de aparência quadrada, porém harmoniosa, com peso entre 27 a 36 kg, as fêmeas, e 32 a 45 kg, os machos; a altura das cadelas gira em torno de 51 a 56 cm e a dos machos, naturalmente maiores, entre 56 a 61 cm. A expectativa de vida é de 10 a 12 anos. De pelagem densa, comprida, felpuda e emaranhada, as cores aceitas pelo padrão da raça são os tons cinzento, grizzle, azul e azul merle. Não possuem cauda, pois desde os primórdios de sua existência criou-se o hábito de cortá-la, o que sem dúvida acentua ainda mais seu “popozão” e a percepção do engraçado gingar de seus quadris ao andar. Old English Sheepdog Sheepadoodle Trata-se de um cão híbrido, resultado do cruzamento do Sheepdog Inglês puro com Poodle standard. Esse cruzamento resultou em três diferentes tamanhos, Sheepadoodle micro, mini e standard. Os Sheepadoodle são cães mais fáceis de serem cuidados e adestrados do que o tradicional Old English Sheepdog, servindo bem às pessoas que não dispõem de muito tempo e dinheiro para manutenção do animal. Também são mais obedientes por serem um pouco mais inteligentes do que o Sheepdog inglês tradicional.

Temperamento

Assim como a Priscila cachorro, personagem fictício da Tv, na vida real, o Sheepdog também é um simpático e divertido cão de companhia. Trata-se de um cão dócil, protetor, fiel e bastante equilibrado, mas se destaca mesmo é na sua paciência e inclinação com crianças, de forma que, nota-se hoje, que o sheepdog se tornou uma verdadeira “ovelhinha”, sendo pastoreado pela criançada! Tanto que a atividade de pastoreio foi quase completamente deixada de ser atribuída à raça, pois esses caninos se mostraram excelentes cães de companhia, contribuindo só por reforçar o esquecimento de suas raízes.
Segundo o ranking de inteligência canina, essa raça ocupa a 63ª posição, o que confere aos sheepdogs uma razoável capacidade de trabalho e de obediência; isso significa que, por mais que não sejam referências em obediência e inteligência, ainda assim são cães “adestráveis”, sendo o adestramento, inclusive, recomendado.

O que esperar de positivo da companhia de um Sheepdog?

Diversão é uma máxima desta raça, por isso é fã e ídolo da criançada! É um animal brincalhão, adorável, uma companhia perfeita para os pequenos e também para os adultos sem infância! Apesar de peludos e extravagantes, os Sheepdogs não são cães que soltam muito pelo, assim, se você não quer andar com um aspirador de pó atrás do cão pela casa, você está indo na direção certa!
Também não são cães do tipo neuróticos e escandalosos, não latem muito e à toa, embora seu latido tenha um som bem peculiar. Não é definitivamente proibido que vivam em apartamento, embora não seja isso o recomendado, eles são capazes de se adaptar sim, mas desde que sejam levados todo dia para passeios e atividades físicas. Devido à sua ótima relação e entrosamento com as crianças, algumas intituições utilizam o Sheepdog como cão de ajuda na recuperação de deficiência dos pequeninos. Inclusive, algumas famílias utilizam estes cães para auxiliar no desenvolvimento do equilíbrio e coordenação motora de bebês que estão começando a dar os primeiros passos, servindo de apoio para eles.

Mas como para todo bônus existe um ônus

Apesar de encantador em muitos aspectos, o cão Sheepdog também tem lá seus inconvenientes. Um deles é o seu lindíssimo pelo que, embora belo, dá bastante trabalho, pois é necessário manter a pelagem limpa e desembaraçada, já que os pelos formam nós com muita facilidade. Portanto, se você não pode arcar com certos cuidados, repense a ideia de ter um desses! São cães afetuosos e muito apegados ao dono, dessa forma, não lidam bem com a solidão e passam o dia atrás de você. Pessoas com vida muito corrida, que praticamente não param em casa, não são as mais indicadas para comprarem ou irem atrás de filhotes de sheepdog para adoção, pois a adoção de um cão desses requer verdadeira doação de tempo, amor e carinho! Importante salientar que a fase destrutiva de explorar e roer coisas não passa de uma hora para outra, mas ao contrário, demora. Também não são exemplos de obediência e trabalho, não aprendem comandos tão facilmente, logo, possuem baixa adestrabilidade; isso somado ao fato de serem muito brincalhões, demandarão de você um considerável grau de paciência ao lidar com as travessuras e suas reincidências. Sim, os Sheepdogs são deslumbrantes e realmente nos fazem babar, só que eles também babam, e babam muito, principalmente quando vão se alimentar. Por isso, se você tem nojo excessivo e não quer viver enxugando baba, deixe o sheep dog pra lá!

Etapas do crescimento do Old English Sheep Dog

O Sheepdog filhote cresce e se desenvolve assombrosamente rápido, tanto na altura quanto no ganho de peso. Como toda raça de grande porte, possui nos primeiros meses de vida um metabolismo excessivamente acelerado, ao passo que, na fase adulta, esse metabolismo diminui. Um traço muito característico do Old English Sheepdog é que, embora fisicamente ele se desenvolva rápido, sua maturidade chega bem mais tarde do que nas demais raças, sim, a sensação é de que ele nunca amadurece! As outras raças atingem maturidade mental em torno dos 12 a 18 meses de idade, o Sheepdog, só por volta dos três anos de vida. Ele é uma típica criança grande! Devido ao rápido crescimento em contraste com a idade mental, digamos um pouco atrasada para o seu tamanho, os filhotes de Old English Sheepdog normalmente são incompreendidos, sendo por vezes tratados e exigidos como cães adultos. Isso advém da falta de conhecimento dos donos, sendo este um dos motivos pelo qual esta raça não é recomendada para principiantes.
Os filhotes de Sheepdog devem ser acostumados à escovação e a banhos frequentes, até porque nessa fase o pelo é mais fácil de se escovar, de forma que, se não forem submetidos desde pequenos, poderão se tornar cães adultos rebeldes, sendo intolerantes à demorada rotina de beleza da raça! Além disso, esses cuidados, quando ministrados desde o início, preparam não só o animal mas também seu dono, já que é uma prévia das tarefas que este terá de desenvolver e se adaptar futuramente, pois à medida que os filhotes de Old English Sheepdog vão crescendo, a dificuldade só aumenta!

Alimentação e cuidados

No que diz respeito à alimentação, o Old English Sheepdog, quando pequeno, precisa comer bastante, até porque metaboliza tudo rapidamente e gasta muita energia, mas à medida em que ele cresce, essa alimentação precisa ser reduzida, pois esta raça tem tendência à obesidade. Costumam babar, por esse motivo o pelo da região do pescoço fica amarelado e, para evitar isso, é bom colocar babadores neles quando forem se alimentar. Banhos periódicos, escovações constantes e tosas fazem parte dos cuidados que se devem ter com o Sheepdog. Após lavá-los, é preciso secá-los bem, pois estes cães são muito vulneráveis a doenças de pele como a sebaceous adenitis, além de muito sensíveis a mordidas de pulgas e carrapatos. Também não podem ficar expostos ao sol por muito tempo, nem praticar atividades físicas sob extremo calor, pois podem ter um súbito aquecimento corporal e até desmaiarem. Como cão de grande porte, também são sujeitos à displasia coxo-femural, além de outras enfermidades como surdez e catarata.

Preço

Finalmente, se você deseja adquirir um Sheepdog, vale a dica de procurar um Old English Sheepdog canil, onde geralmente as matrizes e os padreadores são selecionados garantindo a procedência dos filhotes. Procure também por Sheepdog fotos, para avaliar com calma as especificidades de tamanho e pelagem do animal, além de anúncios como Old English Sheepdog venda, a fim de ter apenas uma base de comparação de preços. O custo Sheepdog preço provavelmente irá variar bastante de acordo com o local de aquisição, sendo que um canino de procedência pode ter valor a partir de R$ 1.800,00, podendo custar até o quádruplo deste valor.