Não se sabe ao certo quando surgiu o cão da raça Mudi. Porém, pesquisadores acreditam que isso aconteceu por volta dos séculos XVIII e XIX. O que se tem certeza é que ele tem a sua origem na Hungria e foi usado, a princípio, para ajudar na caça e também no pastoreio de ovelhas. Ele é capaz de duelar com animais bem maiores que ele, como javalis selvagens, sendo inclusive já utilizado na caça desses animais.
Essa raça canina foi descoberta no ano de 1936, pelo Dr. Dezsõ Fényes. Anteriormente, o Mudi era confundido com outras raças de cães húngaros. Trata-se de uma raça considerada muito rara. É provável que ele descenda do cão Puli, em que exemplares possivelmente foram cruzados como outros cães Spitz. Há pesquisas que indicam também que os cães Pumi e Pastor Croata possuem um parentesco próximo com o Mudi.
O surgimento dessa raça ocorreu de forma natural, não sendo, por essa razão, utilizadas técnicas para o seu desenvolvimento. Ele também já foi chamado de “Cão motorista”.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a raça de cachorro Mudi praticamente desapareceu. Porém, nos anos de 1970, foi implantando um programa visando a recuperação da raça. A sobrevivência dessa raça também está ligada à necessidade do pastoreio de um cão com capacidade para proteger os outros animais.
Atualmente, o Mudi é um cão muito usado na Finlândia em operações de salvamento, principalmente em se tratando de zonas montanhosas. A Finlândia é o segundo país onde há o maior número de Mudis, sendo então mais raro de ser encontrado em outros lugares do mundo.
Essa raça passou por diversas formas de aperfeiçoamento, sendo a última delas ocorrida no ano de 2004. Apesar disso, o cão Mudi continua a ser uma raça considerada rara, tanto na Hungria quanto no restante do mundo, não sendo, inclusive, comum de ser encontrado participando de concursos ou exposições.
Temperamento
O cão da raça Mudi possui um temperamento alerta, sendo um animal muito corajoso e vivaz. Consiste em um cão que possui muita disposição para o trabalho e que se adapta bem às mudanças. É um animal muito inteligente, que tem a capacidade de aprender rapidamente o que lhe é ensinado. Também é um excelente cão de companhia, sendo muito usado pela polícia para farejar drogas.
O Mudi se destaca em competições de agilidade. Possui uma personalidade tranquila, sendo muito amáveis com os membros da família, inclusive com as crianças. Eles são muito bons para serem usados como cães de guarda pessoas, pois são muito corajosos e leais.
São animais bastante ativos, que adoram brincar e se divertir, seja farejando em busca de pequenos roedores, correndo ou outras atividades. Por esse motivo, ele deve ser criado em locais onde haja um bom espaço para que ele possa se movimentar e se sinta feliz. É um cão que pode se adaptar vivendo em casas, mas deve realizar atividades físicas para não se estressar.
O cão Mudi não possui traços de timidez ou de agressividade. Na presença de estranhos, geralmente se mostra um pouco reservado no começo, mas logo já se sentirá confortável e aceitará a presença da pessoa. Ele é um cão muito inteligente, capaz de reunir e manter um rebanho grande de ovelhas durante o pastoreio.
Cuidados
Apesar de se dar bem com crianças, o ideal é que as brincadeiras do Mudi com crianças pequenas sejam supervisionadas, para assim evitar a ocorrência de acidentes. O ideal é que ele também seja socializado com outros cães desde pequeno, o que permitirá que se porte adequadamente em passeios em lugares onde há a presença de outros cães.
Por ser um cão alerta e atento, o adestramento do Mudi é feito com facilidade, já que ele aprenderá facilmente os comandos ensinados.
Os cuidados específicos com o cão Mudi são praticamente inexistentes. Ele deve apenas receber os cuidados básicos de qualquer cão, como escovação periódica em sua pelagem para a remoção de pelos mortos, uma limpeza regular em suas orelhas para evitar o surgimento de infecções e banhos quando necessário.
É preciso que o Mudi, assim como todo os cães, faça exercícios regulares, para que a sua saúde seja mantida de forma mais adequada. Um passeio diário ou então uma corrida são ideias para que ele possa se sentir satisfeito. Ele também é um excelente cão para a prática de frisbee.
O Mudi também deve receber uma escovação nos dentes, que pode ser feita por pelo menos duas vezes ao dia. Isso evitará o surgimento de placas nos dentes, o que causa o mau hálito no cão.
Saúde
Entre as Mudi características está a sua pelagem, que é curta e lisa na região do rosto e cabeça. No restante do copo, os pelos formam pequenas ondulações ou então se mostram encaracolados. A sua espessura é densa, tendo um comprimento maior, que pode variar de 3 cm a 7 cm.
As cores dos seus pelos podem apresentar as cores azul-merle cinza, marrom e branco. Suas orelhas são altas e eretas, formando um “V” invertido, que possuem a capacidade de responder prontamente a qualquer estímulo, virando-se na direção do som ouvido pelo cão e podendo ser direcionadas cada um para um lado. Já a sua cauda é longa e bastante peluda, descansando acima do dorso quando em estado de descanso.
Os olhos do cão da raça Mudi são estreitos e apresentam os cantos levemente pontiagudos e, na maioria das vezes, um tom escuro. Porém, nos exemplares de cor azul-merle, ou olhos podem apresentar as cores azul e branco porcelanizado. As patas traseiras se encontram separadas, de modo a contribuir no equilíbrio do animal durante as atividades de pastoreio. Alguns filhotes podem vir a nascer sem cauda.
O Mudi é um cão que geralmente apresenta uma ótima saúde. Porém, alguns exemplares dessa raça podem vir a desenvolver displasia coxofemoral.
O tamanho em média do cão Mudi pode variar entre 41 cm e 47 cm para os machos e 38 cm a 44 cm para as fêmeas. O peso de um macho pode ficar entre 11 kg e 13 kg, já as fêmeas pesam entre 8 kg e 11 kg. A sua expectativa de vida fica em torno de 11 a 13 anos de idade.
Como cuidar
O cão Mudi é muito inteligente e, por essa razão, o seu adestramento ocorre sem maiores problemas, podendo ser feito inclusive por pessoas que não são profissionais. O ideal é que ele aprenda os comandos sendo estimulado com o uso de petiscos e também elogios. Dessa forma, ele irá demonstrar mais entusiasmo e atenção para aprender os comandos ensinados.
Filhote de Mudi: como cuidar
O filhote de Mudi deve receber um treinamento desde jovem. Ele deve ser treinado com firmeza e respeito, sempre recebendo incentivos.
No momento de corrigir esse cão, é preciso ter o cuidado em ser firme, mas sem ser muito rígido, o que fará com que o animal se mostre mais teimoso, podendo então dificultar o seu adestramento.
Alimentação
A qualidade da alimentação é essencial para a manutenção da saúde do cão. Por isso, ela deve possuir uma boa qualidade, contendo todos os nutrientes e vitaminas necessários para que o animal se desenvolva e mantenha-se saudável. A quantidade de ração poderá ser verificada nas embalagens. Caso seja necessário, a consulta a um veterinário é a melhor opção para esclarecer qualquer dúvida a esse respeito.
Rações úmidas e petiscos podem ser oferecidas ao Mudi e a água deverá estar sempre à sua disposição.
Quanto come um Mudi
A quantidade de ração para o cão da raça Mudi pode apresentar variações, dependendo da estrutura física do animal e também da quantidade de energia que ele gasta durante o dia.
O Mudi filhote deve se alimentar de três a quatro vezes durante o dia com uma ração específica para a sua idade, ou seja, até os doze meses. A quantidade de ração poderá variar entre 120 g e 200 g.
O cão adulto tem necessidades diferentes de nutrientes e, por isso, a ração deve ser mudada quando ele atinge um ano de idade. A quantidade pode variar entre 125 g a 150 g de ração diária.
Preço
Não está disponível o Mud cachorro preço no Brasil
Mudi preço: variações
A variação do preço do cão da raça Mudi pode ocorrer devido a fatores como o seu pedigree e também as cores que a sua pelagem apresenta. O canil de onde ele veio também pode ser um fator determinante para o preço. Caso seja um canil que realiza pesquisas para o desenvolvimento e manutenção dessa raça, o preço poderá ser maior do que em um canil que não é especializado nessa raça.
Mudi canil
Não existem canis registrados no Brasil que vendam filhotes de Mudi. Ele é um cão considerado raro e seus exemplares podem ser encontrados com maior facilidade em seu país de origem, a Hungria.
Mudi venda
Por se tratar de um cão raro de ser encontrado no mundo, a venda do Mudi não ocorre como a de outras raças, que muitas vezes podem ser encontradas na internet, pet shop ou canis.