O Mastim Napolitano é um cão de raça bastante antiga, que se originou na cidade de Nápoles, na Itália. Ele é encontrado em registros datados do período da Roma Antiga, onde a raça era considerada ideal para servir de cão de guarda, por conta do seu tamanho.
Uma das teorias relacionadas à sua origem indica que é provável que os primeiros exemplares do Mastim Napolitano foram trazidos da Índia para Roma por Alexandre, o Grande. Tempos mais tarde, os gregos então passaram a usar esse animal na guerra e também para participar de combates com animais selvagens e até mesmo contra gladiadores.
Há, porém, outra teoria que propõe que o Mastim chegou à Grã-Bretanha através dos fenícios. Durante o século III, ele passou a ser muito usado para servir de cão de guarda. Há também a possibilidade de esse cão ter a descendência de Molossos Romanos. Um fato aceito pela maior parte dos historiadores é que o Mastim Napolitano teve contribuição na criação das raças Rottweiler e São Bernardo.
A palavra “mastim” tem origem do latim massivus, que quer dizer “maciço”. O Mastim Napolitano, assim como os demais cães Mastim, descende do Mastim Tibetano, que é considerada a mais antiga raça de cães conhecida. É aceito que o animal tenha surgido há cerca de dois mil anos, porém, ele foi reconhecido oficialmente apenas no ano de 1946.
Até 1946, a raça Mastim Napolitano era rara no mundo todo, com exceção da Itália, seu local de origem. O primeiro padrão surgiu em 1971 e, a partir de então, a raça começou a se espalhar para outros países, em especial Alemanha e Holanda. Após chegar à França, no ano de 1975, começou a se espalhar por todo o mundo.
Temperamento
Apesar de ter uma expressão carrancuda, o Mastim Napolitano temperamento é de um cão de personalidade dócil, apresentando muita paciência e também lealdade. É um animal muito amoroso, tranquilo e que gosta de estar na companhia da família e também de pessoas desconhecidas, a quem geralmente recebe muito bem. Por essa razão, é uma raça que se adapta bem a qualquer lar. Eles costumam latir muito pouco, apenas se acharem necessário, devido a algum evento que considerem estranho de sua rotina.
Os Mastim Napolitanos são cães que possuem um alto grau de inteligência e, por isso, aprendem com rapidez. Além disso, costumam ser bem obedientes e protetores. Alguns desses cães se mostram reservados quando na presença de pessoas ou animais desconhecidos. Por essa razão, é importante que ele seja socializado desde filhote com pessoas, cães e outros animais.
O cão Mastim Napolitano é calmo e carinhoso com crianças. Porém, deve-se evitar que elas gritem ou tentem machucá-lo durante as brincadeiras, pois ele geralmente não aceita bem comportamentos histéricos ou então ser desrespeitado.
Cuidados
Por ser um cão que tem a tendência a babar muito, principalmente quando o tempo está bem quente (os machos babam mais ainda que as fêmeas), é preciso tomar cuidado quando o Mastim Napolitano bebe água, pois ele pode ter o costume de limpar a baba nas pessoas, o que pode ser bem desagradável.
Esse cão não é recomendado para viver em apartamentos. Apesar disso, ele se comporta de maneira tranquila em ambientes interiores. Além disso, o Mastim Napolitano gigante deve ser supervisionado em brincadeiras com crianças, devido ao seu tamanho.
O Mastim Napolitano, assim como todos os cães, tem a necessidades de realizar atividades diárias. Se ele ficar preso durante muito tempo, poderá desenvolver um comportamento agressivo. Por esse motivo, esse cão não deve ser mantido preso em canis, mas é preciso brincar com ele constantemente, levá-lo para passear em longas caminhadas e envolvê-lo no convívio com os outros membros da família.
Por ter uma pelagem curta, a manutenção do Mastim Napolitano é mínima. Os banhos devem ser dados apenas quando for necessário, recebendo uma escovação semanal para a remoção dos pelos mortos e para manter a pelagem com aspecto brilhante.
É preciso ter um cuidado especial em relação às altas temperaturas, pois o Mastim Napolitano não suporta muito bem dias quentes. Por isso, a água deve estar sempre fresca e à disposição em um lugar à sombra. Nesses dias, os passeios devem ser feitos em horários em que o sol não esteja intenso, como no início da manhã ou ao final da tarde.
Saúde
O Mastim Napolitano é um cão de estrutura forte e que transmite imponência. Possui rugas e dobras em sua cabeça, além de uma grande barbela. A pelagem do Mastim Napolitano é dura, densa e fina, sendo as cores cinza, marrom, preto, fulvo e fulvo avermelhado as mais requisitadas. Alguns exemplares podem ainda apresentar a pelagem com marcas brancas, que são permitidas em seu peito e também nas pontas dos dedos.
A sua cabeça é a maior encontrada entre as raças de cães existentes. Ela é grande e plana, com olhos profundos, de cor marrom escura e bem separados um do outro, apresentando sempre as pálpebras caídas sobre eles. Quando filhotes, a cor dos olhos é de tonalidade azul, que acaba mudando conforme o animal cresce.
As patas são grandes e arredondadas. O focinho é longo e bastante amplo e seus dentes são bem desenvolvidos. As orelhas têm um tamanho pequeno quando comparadas ao tamanho do Mastim Napolitano. Sua cauda é larga e pode se curvar um pouco acima do dorso enquanto o cão se encontra em movimento. Há cães dessa raça que tiveram as suas caudas e orelhas cortadas, mas essa prática é agora proibida no Brasil.
O Mastim Napolitando é um cão que tem a tendência a alguns problemas de saúde, sendo boa parte deles relacionados à sua estrutura óssea e tamanho do corpo. É comum que ele desenvolva displasia coxo-femural.
Por ser um anmal de rápido crescimento, ele pode ter perda de cálcio em alguns ossos, desenvolvendo problemas de locomoção. Por essa razão, é importante que o Mastim Napolitano tenha sempre acompanhamento veterinário. Muitas vezes é necessário que as fêmeas façam cesariana para o nascimento dos filhotes.
As fêmeas podem medir entre 60 cm e 70 cm. Já os machos possuem entre 65 cm e 75 cm de altura. O peso do Mastim Napolitano pode variar entre 70 kg e 90 kg. A expectativa de vida dessa raça é em torno de 10 anos de idade.
Como cuidar
O treinamento de obediência é indispensável para o cão dessa raça, que prontamente aprenderá a receber os comandos e irá responder rapidamente. O cachorro Mastim Napolitano precisa de um tutor que se mostre firme e o eduque de maneira equilibrada, oferecendo carinho e também impondo os limites necessários. Caso contrário, é bem provável que ele se torne desobediente e teimoso.
O próximo comando deverá ser ensinado para o Mastim Napolitano apenas depois que aprender plenamente o comando que está sendo ensinado a ele.
Por ser um cão de guarda, não é indicado que ele receba o treinamento para ataque, pois, por se tratar de uma raça territorial, poderá reagir a uma invasão de maneira instintiva, atacando sem responder ao comando do seu dono para parar.
Alimentação
As rações oferecidas ao Mastim Napolitano devem ser de boa qualidade e conter a quantitade ideal de vitaminas e cálcio para que as suas necessidades nutricionais sejam supridas.
Como o cão também tende a se tornar obeso, é preciso estar atento para a quantidade de alimento dado a ele, já que se trata de um cão muito guloso. A ração deve ser dada dividida em porções, para que seja evitada a ocorrência de uma torção gástrica, comum a essa raça.
Quanto come um Mastim Napolitano
O Mastim é um cão que precisa se alimentar muito, devido ao seu tamanho avantajado e também dependendo da quantidade de energia gasta na prática de exercícios que ele realiza diariamente.
A quantidade de ração dada para um Mastim Napolitano filhote pode variar entre 700 g a 850 g, que devem ser divididas em duas refeições por dia. Ao se tornar um adulto, a pratir de um ano, a quantidade pode ser entre 2kg a 2,5 kg de ração.
Preço
O preço de um Mastim Napolitano fica em torno de R$ 4.000,00 a R$ 6.000,00.
Mastim Napolitano preço: variações
A variação do preço do Mastim Napolitano pode acontecer de acordo com o seu pedigree. A cor da sua pelagem também pode influenciar no valor do animal. Os cuidados recebidos no canil ou então no pet shop também podem fazer a diferença no preço de um exemplar.
Mastim Napolitano venda
A venda pode ser realizada através de criadores, em canis ou até mesmo pela internet. É preciso verificar com atenção as características do cão ao comprar um exemplar, exigindo todas as informações necessárias sobre a sua origem, pedigree e cuidados veterinários recebidos, como vacinas e fermifugação.
Mastim Napolitano canil
No Brasil, são encontrados canis que vendem o Mastim Napolitano em várias cidades e Estados, que desenvolvem e aprimoram a raça. O ideal é que eles sejam criados em canis com um amplo espaço, que permitam a sua locomoção de maneira correta.