Ícone do site Raças de Cachorro

Manchester Terrier

Origem e história

O cão Manchester Terrier, que é também conhecido como “Terrier do Cavalheiro Inglês”, é uma raça que tem a sua origem na Grã-Bretanha. Seu surgimento é o resultado do cruzamento da raça Black and Tan Terrier com outras raças distintas, que ocorreram em meados do século XIX. Esse cruzamento trouxe como característica um dorso levemente arqueado para o Manchester Terrier. Há fontes que mostram que ele surgiu durante o século XVIII, quando um criador de Manchester, chamado John Hulme, realizou o cruzamento entre o Whippet com o Terrier preto e castanho. É possível que o West Highland White Terrier também tenha sido acrescentado anos mais tarde, o que criou uma versão mais moderna desse cão, que também pode ter sido cruzado com cães da raça Lebrel Italiano.
O Manchester Terrier se tornou bem popular na cidade de Manchester, que fica ao norte da Inglaterra. A princípio, ele era considerado um primoroso caçador, sendo usado como exterminador de ratos e também para caçar coelhos. Apesar de esse cão não ser mais usado para essas atividades nos dias de hoje, seu senso de alerta e personalidade vivaz continuam ativos. A raça Manchester Terrier é considerada rara e sofre o risco de ser extinta, já que, infelizmente, cada vez mais tem se diminuído os seus exemplares. Mesmo assim, continua sendo uma raça que possui diversos admiradores. Seu porte físico robusto e outras características físicas o levam a ser comparado como uma forma reduzida do Doberman Pinscher. Apesar disso, essas duas raças não possuem nenhum tipo de ligação sanguínea. As variedades encontradas desse cão são o Manchester Terrier Standard e o Toy Manchester Terrier, que foram criados por volta do ano de 1850. Antes do ano 1959, eles eram definidos como raças separadas, mas passaram então a ser consideradas uma única raça, contendo duas variedades. O primeiro clube da raça surgiu em 1879.

Temperamento

O cão Manchester Terrier possui características que se assemelham a dos felinos, tanto no aspecto da limpeza como a personalidade independente e reservada com pessoas estranhas. É apresentado como um animal que demonstra muita coragem e determinação, além de ser fiel e devotado ao seu dono. Esse cão pode se adaptar perfeitamente vivendo em uma casa e ao cotidiano da família com que habita. Sua personalidade ativa, fiel e afetuosa o torna um excelente cão de companhia. Ele sente grande prazer em estar sempre na companhia da sua família, com que desprende um grande senso de devoção.
Em geral, ele define entre os integrantes da família aquele que será o seu líder. O Manchester Terrier possui muita vitalidade, sendo um cão ágil e veloz, que gosta de gastar a sua energia em corridas e de participar de uma caçada. Assim como qualquer cão, ele deve praticar atividades ao ar livre, sendo entretido com brincadeiras, como brincar com bolinhas ou correr. O cão da raça Manchester Terrier é muito alegre e amigável. Ele é ótimo para servir de companhia em passeios, onde demonstra sempre disposição para participar de diversas atividades, como caminhadas longas ou então para acompanhar o dono ao lado da bicicleta. O cão Manchester Terrier é também considerado um ótimo cão de guarda que, apesar de ser independente, tem a necessidade de receber atenção. Por essa razão, caso seja deixado sozinho por um longo período de tempo, ele pode acabar se tornando entediado e frustrado. Isso o levará a descontar com um comportamento destrutivo, seja cavando buracos ou então começando a latir de forma excessiva. Essa raça não é recomendada para famílias que possuem outros animais pequenos de estimação ou então crianças pequenas. Além disso, ele possui um latido forte, o que pode vir a incomodar a vizinhança.

Cuidados

A pelagem do Manchester Terrier é curta e não necessita de cuidados especiais. Os pelos soltos devem ser removidos com uma escovação ocasional. Isso proporcionará também um realce no seu brilho natural. O ideal é que a suas orelhas sejam limpas regularmente, evitando dessa forma o aparecimento de infecções. Também é preciso ter um cuidado especial com os olhos, que devem ser limpos com um papel toalha umedecido com água.
Os banhos podem ser moderados e dados apenas quando o animal se encontrar sujo, pois essa raça possui aversão à água. Após o banho, os pelos do animal devem ser bem secos com um tecido macio. O recomendado é que o Manchester Terrier viva no ambiente interno da casa onde mora. Isso porque, como ele possui os pelos curtos, pode passar por um superaquecimento quando deixado ao ar livre em temperaturas altas. Além disso, ele pode não suportar bem os ventos fortes e as temperaturas baixas. Ele é um cão que prefere climas mais quentes, onde se sente mais confortável. Por isso, em dias frios precisa estar bem protegido. Por ter um instinto voltado para a caça, o ideal é que, sempre que levar o Manchester Terrier para um passeio em parques, praças e outros lugares abertos, isso seja feito com o uso de uma coleira e guia. Esse cuidado evitará que ele saia em perseguição de pequenos animais.

Saúde

A pelagem do Manchester Terrier é dura, lisa e de textura firme. As cores podem variar desde de um negro jade com partes em marrom intenso, que devem ser nítidas. Suas patas são alongadas, possui orelhas médias e o focinho comprimido. A cabeça é longa, com o pescoço bastante alongado. Sua cauda é curta, grossa no início e afinando na ponta. É um cão considerado de porte pequeno. Possui grande mobilidade e resistência, o que o permite seguir a sua presa com grande precisão, tornando-o um excelente caçador de pequenos roedores. Algumas linhagens dos cães da raça Manchester Terrier podem apresentar epilepsia, em geral entre os 3 e 4 anos de idade. Esse problema de saúde aparece em apenas algumas linhagens dessa raça e pode ter como origem o fator genético. Além disso, ele pode apresentar distúrbio hemorrágico (doença de von Willebrand), glaucoma, atrofia progressiva da retina e doenças do sistema musculoesquelético. O Manchester Terrier tamanho médio varia entre 40 cm e 42 cm de altura para um macho. As fêmeas possuem em média 36 cm a 39 cm. Já o seu peso fica em torno de 6 kg a 10 kg. A expectativa de vida costuma ser em média 14 anos.

Como cuidar

Por apresentar uma personalidade independente e tenaz, o cão Manchester Terrier pode, por vezes, demonstrar o desejo de assumir a liderança. Isso pode levar a alguns empecilhos para o seu comportamento. Para que seja evitado, o ideal é que ele receba um treinamento desde filhote.

Filhote de Manchester Terrier: como cuidar

O adestramento desse filhote deve ser feito de forma firme e constante. O cão Manchester Terrier precisa de um dono que saiba lidar com o seu temperamento e que também tenha a capacidade de se mostrar um líder para o animal.

Alimentação

A quantidade de ração oferecida ao cão Manchester Terrier deve estar adequada ao tamanho e estrutura física do animal. É possível encontrar nas embalagens a quantidade que deve ser dada de acordo com o peso de cada cão. O ideal é que a ração seja de boa qualidade, o que é um fator importante para a manutenção da saúde do cão. As indicadas são as rações do tipo Premium ou então as Super Premium, que são balanceadas nutricionalmente. Ela deve ser oferecida de duas a três vezes ao dia, com a água sempre à disposição.

Quanto come um Manchester Terrier

Os Manchester Terrier filhotes, ou seja, quando eles possuem até doze meses de idade, devem se alimentar entre 85 g a 100 g de ração por dia.  O recomendado é que eles se alimentem de rações feitas especificamente para os filhotes. Quando o cão se torna um adulto, o que acontece a partir de um ano de idade, a ração deverá ser mudada. A quantidade ideal passa então a ser de 95 g a115 g diárias.

Preço

O preço médio de um filhote de Manchester Terrier gira em torno de R$ 1.400,00.

Manchester Terrier comprar

O Manchester Terrier preço pode apresentar algumas variações. Isso pode ocorrer devido à sua linhagem, além dos cuidados oferecidos a ele no canil. Caso os seus pais tenham sido vencedores de concursos e competições, o preço será mais elevado.

Manchester Terrier canil

Não são encontrados canis registrados que sejam especializados na criação de exemplares de cães da raça Manchester Terrier. Porém, é possível que sejam encontrados criadores desse cão. O recomendado é buscar esclarecer todas as dúvidas sobre a raça de cão que se deseja adquirir. Isso pode ser feito com criadores em canis e com proprietários, o que ajudará na escolha de forma consciente.

Manchester Terrier adoção

A adoção de cães Manchester Terriers não acontece com facilidade. Como se trata de um animal que está em risco de se tornar extinto e não há muitos exemplares no mundo, não é comum que sejam encontradas pessoas dispostas a doá-lo. Além disso, por se tratar de uma raça canina rara, esse cão não é encontrado facilmente no Brasil.