Reza a lenda que um lindo cão azul, único sobrevivente de um naufrágio no mar, chegou à costa da Irlanda, lá se estabelecendo e dando origem à raça Kerry Blue Terrier. Bem, essa é a lenda, mas estudiosos da raça cogitam de que esses cães tenham surgido no sudoeste da Irlanda, mais precisamente nas regiões montanhosas do County Kerry, inclusive o nome da raça teve como inspiração o próprio nome do condado de Kerry. Contudo, registros da raça começaram a aparecer com mais frequência após o século XX. Afirma-se que esta raça tem por antepassados os cães Irish Terrier, o Dandie Dinmont Terrier e o Bedlington Terrier.
Em 1913, esses cães se tornaram populares entre os irlandeses, após a primeira aparição em exposição canina. Em 1924, a raça foi reconhecida pelo American Kennel Club, mas foi só em 1928 que a raça se tornou conhecida em todo o mundo, ostentando a reputação de excepcional cão de trabalho e de companhia.
Aqui no Brasil, os exemplares da raça Kerry Blue Terrier conquistaram espaço e expressão nas exposições oficiais, desde desde 1978.
Por volta do século XVIII, os caninos Kerry Blue Terrier eram muito utilizados em fazendas, na caça de roedores e pequenas presas como raposas, lebres e texugos. Além disso, também foram utilizados para guardar rebanhos e, em alguns casos, até como cães policiais. Mas esses cachorros se destacaram mesmo foi como cães de companhia, já que viviam no ambiente doméstico.
Kerry Blue Terrier características – O cão de 1001 utilidades
Versatilidade impera nesta raça. Eles podem ser desde exímios cães de caça e alerta, até bom pastores de ovelhas, além de agradáveis companhias domésticas. Pode até não existir homem de 1001 utilidades, mas cachorro existe sim!
O Irish Blue Terrier, como também é conhecido, é um cão de corpo desenvolvido, musculoso e bem proporcionado. Cachorro de médio porte, com altura de 46 a 51 cm os machos e 44 a 48 cm as fêmeas, pesando em torno de 15 a 18 kg, a depender do sexo do animal, com expectativa de vida variando de 13 a 15 anos de idade.
A pelagem do Kerry Blue Terrier é macia, farta e ondulada, sendo aceitas pelo padrão oficial da raça, a cor azul em todas as suas tonalidades, além do preto até os 18 meses; contudo também existem exemplares azul e preto, cinzento e prata no mercado.
Temperamento
Cãozinho simpático, de personalidade forte, independente, valente e bastante vivaz, ele alegra o ambiente e cria laços muito fortes com a família que o recebeu! São animais bastante carinhosos, que sabem bem como demonstrar todo o seu amor e afeição, possuindo inclusive um grande senso de lealdade.
Gentil e muito inteligente, ocupando inclusive o 35º lugar no ranking de Inteligência canina de Stanley Coren, os Kerry Blue Terriers, também são bastante cabeça dura! Isso porque, devido à sua teimosia inata, podem utilizar sua inteligência para induzir seu dono a fazer o que eles desejam, de modo que treinamento é fator primordial para esta raça.
Trata-se de um excelente cão de guarda. É alerta, vigilante e muito eficiente na proteção de seu lar e de sua família. Muito energéticos, extraordinariamente brilhantes e cheios de vida, adoram brincadeiras, passeios e todo tipo de atividade que envolva interação com a família.
Um traço muito importante de sua personalidade é que o Kerry Blue Terrier é super orgulhoso e extremamente sensível, sendo inclusive bastante tendencioso ao mau humor, principalmente diante de situações que mexam com seu aguçado senso de justiça. Impetuoso e bastante obstinado, ele é bom, mas também sabe ser mau de vez em quando!
Pontos positivos da raça Kerry Blue Terrier
Se você quer um cachorro inteligente e bastante versátil, que fará valer apena cada centavo seu investido, o Kerry Blue Terrier pode ser a raça certa, afinal, nele você consegue reunir de forma eficiente as principais funções que geralmente se espera de um cão: que ele seja um bom guardião de sua casa e sua família, mantendo-se sempre alerta, e, que seja um fiel e carinhoso companheiro.
Se você tiver crianças em casa, não tem problema, ele se dá muito bem com elas, e certamente será um companheiro muito brincalhão e amável, mas acima de tudo protetor delas.
Esse cães são bastante adaptáveis, de modo que podem acomodar-se até num apartamento, mas desde que sejam levados para passear e praticar atividades que deem conta de gastar toda sua energia.
Os Kerry Blue Terriers são caninos que, embora de pelagem farta, não soltam pelo demasiadamente, de forma que não será preciso que você ande com um aspirador de pó nas mãos catando tufos por cada canto da casa. Isso, inclusive, faz deles uma ótima opção para pessoas alérgicas.
Este cão é bastante vigoroso em suas atividades atléticas, por isso, se você deseja um companheiro de corridas ou caminhadas, ou para qualquer outra atividade que demande suar a camisa, ou melhor, suar o pelo, pode contar com a companhia do Kerry Blue Terrier, pois são dinâmicos e muito animados. Disposição é o que não vai faltar!
Por ser um cão muito rústico e resistente, sendo devidamente vacinado e vermifugado, não necessita de grandes cuidados com a saúde, bastando visitas periódicas ao veterinário apenas a título de prevenção.
Algumas desvantagens da raça de cão azul…
Se você tem uma família composta também por outros animais, o Kerry Blue Terrier certamente não será uma das melhores opções, pois estes cães são muito dominantes quanto a seus pertences e a seu território de uma maneira geral, de modo que jamais toleram outros animais, a não ser outro cão, e de preferência do sexo oposto.
São cães que necessitam de alguns cuidados a mais de beleza para manterem uma bonita aparência, como desembaraçamento frequente do pelos, para evitar nós, tosa regular, para manter os pelos curtos, evitando assim seu efeito “velcro”, no qual tudo gruda.
O filhote Kerry Blue Terrier, assim como o cão adulto, é um cachorro muito apegado ao dono, e sendo assim, não pode ser deixado sozinho por longas horas, pois além de serem extremamente sensíveis, eles se sentem como verdadeiros membros da família, de modo que isso pode afetar consideravelmente a conduta do animal. Então, se você não dispõe de tempo para dedicar a este canino, é melhor não adotar um!
Apesar de serem demasiadamente inteligentes, os cães Kerry Blue Terriers não são cães que se submetem às regras de um treinamento instantâneamente, e isso deriva de sua inerente teimosia. Portanto, o adestramento requer dedicação e paciência. Além disso, são cães manipuladores, e podem usar de sua inteligência para influenciar as atitudes de seu dono. Por isso a importância de um treinamento precoce e bem focado.
Ele se dá bem com crianças, porém não as tão pequenas, mas sim aquelas que já têm alguma compreensão de limites, já que costumam sentir ciúmes de seus objetos, comida, etc. Normalmente quando se sentem invadidos, não hesitam em mostrar os dentes!
Não representa uma raça fácil de ser encontrada e, devido a isso, normalmente os exemplares são um pouquinho caros.
Etapas de crescimento do Kerry Blue Terrier
Os filhotes de Kerry Blue Terrier são muito energéticos, e é importante canalizar toda essa energia para jogos e treinamentos de obediência. Por volta dos 6 meses ocorre a troca dos dentes, e nessa fase, o filhote costuma pegar como brinquedo tudo que vê pela frente. É preciso supervisioná-los sempre.
Os Kerry Blue Terrier filhotes nascem com a cor predominantemente preta, porém, por volta dos 12 meses de idade, começam a passar por uma série de mudanças, como clareamento dos pelos a partir da base, atingindo, por fim, ao final de 18 meses, sua coloração definitiva azul ardósia, sendo inclusive esta a data limite fixada pelo padrão oficial, para completa mudança de cor da pelagem. A cor também pode permanecer num tom de cinza escuro a claro, ou até mesmo próximo ao branco, podendo ainda manter as patas e cauda negras.
A maturidade sexual do Kerry Blue Terrier, assim como as demais raça de porte médio, acontece geralmente entre 12 a 36 meses de idade; e é relativamente fácil perceber nas cadelas o início da maturidade e da fase adulta, por volta do 2º cio, período este como sendo o indicado para o acasalamento, no qual o sistema reprodutor já está completamente desenvolvido; teste de liderança, inclusive por aumento de agressividade é o sinal que indica, nos machos, a chegada da maturidade.
Alimentação e cuidados
Ofereça ao cão apenas a alimentação prescrita pelo veterinário, evitando sempre os excessos quando for alimentar seu exemplar de Kerry Blue Terrier. Pois, embora sejam cães muito energéticos, o sobrepeso pode prejudicar sua capacidade física.
Esses cães precisam de estímulos não somente físicos, mas também mentais. Eles precisam gastar energia em atividades saudáveis, do contrário, gastarão dentro de casa e no que não devem! Além de atenção aos banhos e às escovações semanais, nos cães desta raça é imprescindível que sejam feitas tosas ocasionais em sua barba, já que ela tende a acumular restos alimentares e sujeira.
Sabendo que o Kerry Blue Terrier é um cão extremamente dominante e agressivo com outros animais, sendo a socialização tarefa imperativa desde a fase de filhote, ainda assim não é conveniente submeter esses cães ao convívio diário com outros animais. Assim, se você quer ter um zoológico em casa, não inclua um Kerry Blue Terrier como integrante dele.
Essa raça normalmente não apresenta grandes problemas de saúde, no entanto, pode ser mais propensa à displasia de cotovelo, problemas oculares, desordens imunológicas como alergia a pulgas e displasia coxofemoral.
Preço
Finalmente, na busca pelo seu cão da raça Kerry Blue Terrier, consulte a disponibilidade e qualidade de exemplares da raça em algum Kerry Blue Terrier canil mais próximo de você, a fim de se certificar sobre a procedência dos cães. Você pode ainda fazer pesquisas aleatórias como “kerry blue terrier preço” ou “kerry blue terrier a venda”, apenas para buscar endereços de canis ou ter uma média de preços dos filhotes.
Informe-se sobre a ninhada, os pais e avós paternos e maternos dos filhotes, inclusive buscando informações sobre a personalidade dos progenitores, isso certamente dirá muito a respeito do seu filhote!