Griffon de Bruxelas

Origem e história

O Griffon de Bruxelas é um cachorro originário da Bélgica, mais especificamente da cidade de Bruxelas, cujo nome, inclusive, foi atribuído à raça. Os cães da raça Griffon originaram-se de um pequenino cão miniatura chamado “Smousje” e ganharam relevo e popularidade como guardiões de táxis nas esquinas da cidade de Bruxelas; estes cães demonstravam um comportamento engraçado que mais chamava a atenção dos clientes do que realmente espantava os ladrões! Especula-se que façam parte de sua linhagem ancestral o Griffon Belga, o Petit Brabançon, além das raças Yorkshire Terrier, Toy Spaniel, Affenpinscher e Pug, sendo a influencia deste último na raça bastante evidente, pois que o formato da cabeça do Griffon de Bruxelas assemelha-se bastante ao do pug.
Griffon de Bruxelas raça
Esta raça tornou-se uma das preferidas da nobreza Européia em fins do século XVIII, mas quase foi totalmente dizimada durante a Primeira Guerra Mundial, contudo manteve-se de pé e não foi extinta. O primeiro padrão oficial da raça fora aprovado apenas em 1883, sendo que a versão definitiva concretizou-se apenas em 1904. Contudo, a primeira aparição proeminente da raça já havia ocorrido em 1880, no âmbito de uma exposição canina. Atualmente, o que concorreu de vez para a promoção da raça, até então bem pouco conhecida pela grande massa, foi a aparição num papel de destaque no filme “Melhor Impossível”, onde um pequeno Griffon contracenou ao lado de Jack Nickolson.

Características: O cão com expressão “quase humana”

Trata-se de uma raça de cães miniatura, com altura em aproximadamente 30 cm, pesando em torno de 3 a 6kg, com expectativa de vida variando entre 12 a 15 anos. Possuem pelagem dura, áspera e ligeiramente ondulada. Uma característica bem diferenciada da raça é que a cabeça do Griffon de Bruxelas é bem grande quando comparada ao tamanho do seu corpo, que por sua vez é em formato quadrado. A expressão do rosto desses animais dão a ligeira impressão de que estão constantemente mal humorados, talvez pela aparência achatada do focinho, com pelos ao redor semelhantes a um bigode, além dos olhos e nariz quase completamente alinhados, horizontalmente. Ocorre que não passa de impressão, pois são bastante alegres e afetuosos no convívio com as pessoas.
Griffon de Bruxelas filhote
O Griffon de Bruxelas é um cão inteligente, que ocupa a 59ª posição no ranking de inteligência canina, além de ser uma raça que necessita de um elevado nível de atividade. O Griffon Belga ou Belga Griffon é uma raça que se diferencia do Griffon de Bruxelas basicamente pelos padrões de cor, já que o Belga tem como padrão as cores preta e preto e castanho, sendo que o preto pode ser misturado com o marrom avermelhado; já o de Bruxelas possui pelagem nas cores vermelho ou avermelhado, sendo permitido apenas um pouco da cor preta na cabeça.

Temperamento

Os Griffon de Bruxelas são cães alertas, orgulhosos e elegantes em seus movimentos. Apesar da aparência, para muitos um pouco esquisita, depois de se conviver com ele percebe-se que ele é realmente um gracioso cachorrinho de companhia, embora de aspecto desconfiado! Apesar de ainda manterem até certo ponto suas tendências de cão de guarda, são bem sociáveis em relação a outros animais, a seus donos e inclusive a estranhos, não apresentando nenhuma agressividade. Entretanto, não gostam de brincadeiras abrutalhadas, principalmente com crianças que os machuquem! No geral, não são muito dominantes e até vivem em perfeita harmonia com outro Griffon do mesmo sexo, honestamente, até sentem falta de um companheiro da mesma raça!
Griffon de Bruxelas cachorro
Os cães desta raça são também muito curiosos, muito orientados ao dono, seguindo-os frequentemente pela casa. Além disso, são vigilantes, ousados, teimosos, travessos e com uma autoconfiança invejável! Atentos ao extremo, exercem muito bem o papel de cão de alarme, pois costumam latir ao menor ruído estranho que perceberem no ambiente.

Vantagens: O que vai te fazer querer um Griffon de Bruxelas???

São cachorros alegres, dispostos e bem divertidos. Muito apegados a seus donos, costumam não ter medo de nada. Se você quer um “cãopanheiro” que não sai da sua cola, vai nele! Além disso são pequeninos, portanto cabem em qualquer lugar. Na fase adulta, são cães rústicos, adoram passeios em montanhas, nados, mas desde que com a presença do dono por perto, não sendo do tipo “fujões”. Trata-se de um animal bem sociável e muito adaptável, tanto que se dá muito bem inclusive com gatos. Você é amante de bichanos? Tem algum em casa? Relaxe, com o Griffon de Bruxelas não há com o que se preocupar, provavelmente ele se tornarão amigos!
Griffon de Bruxelas cão
Devido à pelagem dura, não soltam pelos com tanta facilidade, sendo portanto, considerados hipoalergênicos, então se você não pode com pelos espalhados pela casa, eis aí uma boa opção! Também não precisam de muitos cuidados com seu pelo, bastando escová-los duas vezes por semana. Outra vantagem da pelagem, por ser naturalmente áspera, favorece a resistência a climas mais frios. Logo, se você mora em local onde predominam temperaturas mais baixas, ele pode ser uma boa opção. Mas olha, não em temperaturas abaixo de zero!

Desvantagens : pensando um pouco melhor sobre o Griffon

De fato, para quem não sabe apreciá-los, à primeira vista não são cães de muita beleza, de modo que muito comumente suas feições são comparadas as de um macaco. Assim, não conte que ao sair para dar um volta com ele receberá grandes elogios ou quem sabe até prepare-se para comentários não muito agradáveis. São cães super espertos, inteligentes e atentos, frequentemente latem por qualquer coisa, costumando ser barulhentos. Alguns Griffons também roncam, isso mesmo! Então se você não suporta o ronco do seu marido ou tem vizinhaça muito próxima, ter um desses pode trazer reclamações acerca dos latidos. Apesar de serem pequeninos, não são os mais indicados para apartamentos, pois que são muito ativos, precisando de espaço para se exercitarem, além de serem um pouco escandalosos. Sendo muito apegados aos donos, quando estes precisam se ausentar por longos períodos, o Griffon de Bruxelas pode desenvolver a depressão. Então prepare-se para se doar a ele!

Etapas do crescimento de um filhote Griffon

Na verdade, os filhotes desta raça, quando estão começando a se desenvolver, são por vezes confundidos com cães já em fase adulta, isso se deve ao porte miniatura do animal. Desta forma, o Griffon de Bruxelas mini, na verdade ou se trata de um filhote em fase de crescimento ou um adulto não desenvolvido por completo, pois que o porte padrão da raça já é miniatura. Como todas as raças de pequeno porte, os filhotes ganham peso rapidamente, chegando a alcançar até 50% do seu peso adulto em apenas 12 semanas de vida; também se desenvolvem mais rápido que raças de maior porte, inclusive alcançam a maturidade sexual mais cedo. Os machos entram na puberdade por volta dos 6 meses de idade, já as fêmeas mais tardiamente, sendo recomendado o período de acasalamento após o 2º ou 3º cio. As ninhadas de Griffon costumam gerar cerca de 1 a 3 filhotes, isso se deve ao porte do animal. Os primeiros treinamentos para adestramento devem começar ainda na fase da infância, inicialmente com pequenas brincadeiras e truques no intuito apenas de instigar a inteligência do animal e não estressá-lo. Posteriormente, na juventude, deve-se passar a um treinamento mais focado e voltado à obediência propriamente dita.

Alimentação e cuidados

Os cuidados com a alimentação basicamente são os mesmos que as demais raças, como utilização de ração equilibrada direcionada ao porte do animal, bem como à sua idade. Deve-se atentar também para o fato de que os Griffons adoram comer grama e pedaços de madeira, dentre outros objetos deixados pelo quintal, então é bom dar uma geral no jardim e ficar de olho neles! Embora a pelagem não necessite grandes cuidados, a tosa não deve ser feita com máquina, já que o pelo cresce muito e pode perder sua textura ideal, devendo ser feita à tesoura. Além disso, os cães que possuem a pelagem correta (dura e áspera) precisam passar por uma técnica feita por profissionais ao menos 2x no ano, conhecida como “trimming”, que consiste na retirada de pelos mortos à mão. Embora pareça dolorosa, essa prática é bastante relaxante para o canino. Os banhos também não devem ser muito freqüentes.
Griffon de Bruxelas
O Griffon de Bruxelas é um cão bastante sensível e jamais deve apanhar para aprender alguma coisa, nem ser ignorado. Ambas as situações podem afetar gravemente o psicológico do animal, além de ser totalmente desnecessário, tendo em vista que são cães inteligentes que amam agradar seu dono. No trato com crianças é sempre bom supervisionar, pois esses cãezinhos são muito energéticos, mas são frágeis e às vezes podem não se dar conta da brincadeira e acabarem se machucando. Passeios e caminhadas em dia muito quentes podem ser perigosos para o Griffon, pois devido ao seu focinho achatado, pode haver dificuldade de refrigeração do cão, acarretando consequências fatais.

Preço

Em se tratando de Griffon de Bruchelas preços podem variar principalmente de acordo com o local de aquisição. Um local mais adequado como um “Griffon de Bruxelas canil” por exemplo, podem ser praticados preços a partir de R$ 3.000,00 em diante. De forma alguma aconselhamos adquirir seu animal em petshops ou revendedores que não podem assegurar a procedência, muito menos informar o pedigree e a árvore genealógica do filhote. Busque criadores respeitados, peça informações sobre o pedigree e agende uma visita para conhecer os pais do animal, assim sem dúvida você adquirirá um exemplar de muito mais qualdidade, do que qualquer um adquirido em anúncios de jornais como Griffon de Bruxelas venda, por exemplo.