Você já ouviu falar nessa raça? Saiba mais sobre esse cão de caça de origem inglesa que encanta e conquista quem o conhece.
Origem e história
O Flat-Coated Retriever é um cão de caça de origem inglesa. O ano em que foi criado é incerto, mas foi por volta do século XIX. Nesse período, muitas raças de cães de caça foram sendo desenvolvidas com este fim. Uma delas foi a Curly Coated Retriever.
Nesse período, os caçadores passaram a usar armas de fogo em seu trabalho. Com isso, o alcance era muito maior. Portanto, era preciso cachorros que fossem ágeis e conseguissem buscar a presa nessas distâncias maiores. Esse foi um dos motivos que os levou a desenvolver a raça Flat-Coated Retriever.
Após o caçador fazer os disparos, esses cães entravam na mata em busca da ave atingida. Traziam-na então de volta para o dono e eram muito eficientes nesse trabalho.
Não se sabe ao certo quais foram as raças utilizadas no cruzamento. Certamente foram várias. Os especialistas acreditam que duas delas foram o canadense Terra Nova e o caçador Wavy Coated Retriever. Há ainda aqueles que acreditem que os Setters tiveram parte nesse cruzamento.c
O Flat-Coated Retriever passou a chamar atenção não somente pelo trabalho realizado, mas também por sua beleza. O cão, de porte grande, olhos expressivos e pelagem brilhante, começou a participar de concursos de beleza caninos.
A primeira participação foi registrada em 1864, em um campeonato realizado na cidade inglesa de Birmingham. Nessa ocasião, dois cães da raça venceram em suas categorias. A partir daí, ela acabou se tornando uma grande aposta dentro dos concursos caninos.
Desde então, essa raça passou a ter dupla função. Era usado tanto durante as caçadas quanto em campeonatos. Por conta disso, foi ficando cada vez mais popular na Inglaterra.
Porém, essa popularidade começou a diminuir no fim do século XIX. Isso porque os Golden Retrievers e os Labradores surgiram e conquistaram a preferência dos criadores. Com isso, o Flat-Coated Retriever e outros cães de caça foram perdendo espaço.
Após a Primeira Guerra Mundial, que se iniciou em 1914, a situação só piorou. Nessa época, as caçadas foram sendo extintas e junto delas o Flat-Coated Retriever foi sumindo.
No entanto, essa raça tinha muitos defensores e admiradores, que não queriam que ela sumisse de vez. Então, para conseguir preservá-la, começaram a fazer cruzamentos com outras raças semelhantes, como o Golden Retriever e o Labrador.
Com o passar dos anos, essa raça foi novamente conquistando popularidade e ganhando admiradores. Hoje em dia é apreciado tanto por seu trabalho como farejador quanto para servir de cão de companhia.
Flat Coated Retriever Brasil
No Brasil, a raça tem uma certa popularidade, sendo bastante apreciada por criadores. Isso porque são cães que reúnem beleza, bom desempenho em trabalhos e inteligência. Já as pessoas comuns, por não conhecerem a raça, acabam preferindo os Golden Retrievers e os Labradores.
Temperamento
O Flat-Coated Retriever é descrito como um cão extremamente alegre, dócil e de comportamento amoroso. Ele é muito apegado aos donos e gosta de estar sempre em sua companhia. Por conta disso, é um cão que não deve ser deixado sozinho nem criado em canis.
É um excelente cão para casas onde existem crianças. Eles têm muita energia e estão sempre prontos para brincar. Gosta muito de correr e de se movimentar, sendo que deve praticar exercícios diariamente.
Porém, é preciso tomar cuidado caso se tenha crianças muito pequenas. Isso porque esse cão, apesar de dócil, não tem noção de sua própria força. Dependendo da brincadeira, ele pode acabar machucando os pequenos. Portanto, é preciso que haja supervisão constante.
A Inteligência e a teimosia
O cão da raça Flat-Coated Retriever também é conhecido por ser extremamente inteligente. No ranking “A inteligência dos cães”, feito por Stanley Coren, aparece na 18° posição.
Ele consegue aprender muito rápido e tem ótimo desempenho em competições caninas. Em alguns países é também usado como farejador de drogas e como cão-guia para deficientes visuais.
Junto com sua inteligência, também vem uma certa tendência à teimosia. Por conta disso, o Flat-Coated Retriever filhote deve ser treinado desde cedo. É preciso ensiná-lo os comandos básicos e mostrar que os donos é que mandam. Caso contrário, ele pode ficar bastante desobediente quando crescer.
Cuidados
O Flat-Coated Retriever não é um cão difícil de criar ou que dá muito trabalho. No entanto, devido a algumas características da raça, existem alguns cuidados a serem tomados.
Um deles é o de garantir que esse cão terá bastante espaço para se movimentar ao longo do dia. Esse cachorro é grande e tem muita energia para gastar. Sendo assim, não é uma raça recomendada para ser criada em apartamento.
O acúmulo dessa energia e a falta de exercícios físicos podem fazer muito mal. Ele pode ficar estressado e em alguns casos pode até mesmo adquirir um comportamento destrutivo.
Flat Coated Retriever filhote: cuidados
Os filhotes de Flat-Coated Retriever exigem mais cuidados do que os cães adultos. Eles são mais dependentes e precisam ser sempre vigiados de perto.
Esses cães demoram bastante para amadurecer, podendo apresentar comportamento de filhote até os dois anos de idade. Nessa fase, são cheios de energia e muito curiosos.
Querem explorar e descobrir tudo que está ao seu redor. Por conta de sua origem como cães de caça, frequentemente “caçam” objetos pela casa. Portanto, é preciso tomar cuidado e evitar de deixar objetos ao seu alcance.
Também é muito importante treiná-los desde muito cedo. Isso porque essa raça tende a ser um pouco teimosa e impulsiva. Por isso, é preciso ensinar as regras e impor limites para esse cãozinho desde o começo.
O ideal é adestrá-lo com a ajuda de especialistas. Se desejar, pode até mesmo treiná-lo para competições. Esse cão é bastante esperto e tem facilidade em aprender truques
Saúde
No geral, essa raça é bastante saudável e costuma ter uma boa saúde. Porém, alguns cuidados são essenciais para o seu bom desenvolvimento.
O Flat-Coated Retriever é considerado um cão de porte médio. Sua altura fica em média entre 58 a 61cm nos machos e entre 56 e 59cm nas fêmeas. Já o seu peso vai variar entre 25 a 35kg, sendo que geralmente os machos pesam mais.
O peso é um fator importante e que deve ser bastante observado nessa raça, principalmente conforme ele vai envelhecendo. Quando é jovem, costuma se exercitar bastante e por conta disso não tem a tendência de ficar obeso. Porém, ao ficar mais velho, seu ritmo vai diminuindo e ele pode ficar com excesso de peso.
As doenças oculares atingem com uma certa frequência o Flat-Coated Retriever. Dentre elas podemos citar a catarata, problemas na retina e o glaucoma.
Outras doenças mais comuns são alguns tipos de câncer e a luxação da patela. Por conta disso, as visitas ao veterinário devem ser regulares, de forma a prevenir e detectar precocemente qualquer problema.
Como cuidar
Existem alguns cuidados muitos importantes que se deve ter quando se adota um Flat-Coated Retriever. Só assim é possível garantir a sua saúde e bem-estar.
É preciso manter a carteira de vacinação sempre em dia, dando todas as doses recomendadas, especialmente quando é filhote. Junto a isso, deve-se consultar com um veterinário de confiança pelo menos uma vez ao ano para conferir se está tudo certo.
Sua pelagem é muito bonita e apreciada, porém exige alguns cuidados. Diariamente, é preciso escová-lo com uma escova própria para uso em cães. Além disso, os banhos devem ser dados pelo menos uma vez na semana.
Alimentação
Esse cão, por se exercitar bastante, também costuma comer bastante. Essa é uma coisa que quem está pensando em adotar um Flat-Coated Retriever precisa ter em mente.
Além da quantidade, é preciso oferecer qualidade na alimentação dessa raça. O ideal é oferecer ração própria para cães e não comida. Algumas frutas também são permitidas, mas o ideal é dá-las somente uma vez por dia.
Preço
Flat Coated Retriever venda
No Brasil, não é difícil encontrar essa raça à venda. Você pode procurar tanto por canis especializados quanto por criadores e pessoas que tenham a raça em casa. No entanto, se deseja um animal certificado, o ideal mesmo é comprar de canis.
Flat Coated Retriever canil
Quando for procurar por um canil para comprar um cão dessa raça, busque por referências. Tente encontrar outras pessoas que já compraram, exija os certificados do animal e desconfie de valores muito baratos.
Flat Coated Retriever canil SP
No Estado de São Paulo, existem diversos canis de Flat-Coated Retriever. Procurando na internet, é possível encontrar o mais próximo.
Flat Coated Retriever preço
O preço dos cães dessa raça varia bastante de canil para canil. No geral, podem ser encontrados por uma média que vai de R$ 1500,00 a R$ 3000,00.
Flat Coated Retriever comprar
Caso deseje um cão com certificação, procure em canis especializados na raça. Caso contrário, é possível compra-los por preços menores diretamente com criadores.
O Flat-Coated Retriever é uma raça extremamente bonita, inteligente e dócil. É o cão ideal para quem tem bastante espaço em casa e deseja um companheiro para todas as horas.