O cão da raça Elkhound é originário do norte da Noruega e, por esse motivo, é também conhecido como Norueguês Cinza. Trata-se de uma raça bastante antiga, que descende dos lobos do Ártico, datando de cerca de seis mil anos atrás, sendo encontradas diversas ossadas desse período, o que afirmam sua origem antiga.
Segundo os historiadores, a princípio esse cão foi companhia para os Vikings e também de fazendeiros escandinavos, além de ser usado para puxar trenós e transportar suprimentos em tempos de guerras. O Elkhound possui um instinto de caça, sendo exímio caçador de animais de pequeno porte.
Ele é capaz de farejar sua presa a quilômetros de distância, alertando seu dono usando seu potente latido, que possui uma grande variedade. Nos dias de hoje, o Elkhound ainda continua sendo usado como cão de caça em algumas regiões escandinavas, no ataque a alces, lobos, veados e até ursos.
Ele passou a ser reconhecido na Noruega no século XIX, sendo então considerado a raça nacional por sua capacidade em suportar a neve, além de ter um instinto muito aguçado.
A primeira exibição dessa raça ocorreu no ano de 1877, quando foi apresentado pela Associação de Caçadores Noruegueses, sendo então reconhecido pelo Kennel Club apenas em 1901. No ano de 1923, o Elkhound passou a ser conhecido no Reino Unido e chegou aos Estados Unidos em 1930.
A FCI aceitou recentemente como raça distinta os exemplares que possuem as tonalidades de cor preta e acinzentada, que apresentam um tamanho menor e também a pelagem mais curta. Já o AKC reconhece somente o Elkhound Norueguês cinza.
Temperamento
O Elkhound Norueguês é um animal valente e cheio de energia. Ele não costuma ser um animal agressivo e, geralmente, mantém certa distância de pessoas desconhecidas e se mostra mais reservado com elas. Pode chegar a latir no primeiro momento, mas raramente se mostrará agressivo.
Possui um elevado senso de proteção com a família com quem vive, desenvolvendo uma grande afeição por todos os seus integrantes. Consiste em um animal que se mantém sempre alerta, adora brincar e é um excelente companheiro, sendo extremamente leal e fiel ao seu dono.
O Elkhound se dá muito bem na companhia de crianças, porém, não se pode dizer o mesmo quando ele se encontra na presença de outros cães. Isso porque ele tem a tendência de querer dominá-los.
Entre as características do Elkhound está o fato de ser um cão independente, isso devido aos seus ancestrais lobos. Muito corajoso e curioso, ele é considerado um ótimo cão de guarda. Quando esse cão percebe algum barulho fora do comum, emite um sinal de alerta através de um ladrar imponente. Além disso, gosta de explorar o território à sua volta, principalmente quando está em lugares frios, clima ao qual melhor se adapta.
Entre os aspectos negativos dele está a dificuldade na convivência com outros cães e gatos, por ser um animal que defende o seu próprio território daqueles que considera invasores.
Cuidados
Esse cão não se adapta muito bem vivendo em cidades. O ideal é que o cão Elkhound viva em ambientes onde se sinta livre e disponha de um grande espaço para que possa se exercitar. Por esse motivo, não é aconselhável que ele seja criado em casas e apartamentos.
É recomendado que o Ekhound seja levado para passeios diariamente, em lugares abertos e espaçosos, como parques e praças. Isso é algo muito importante a ser seguido, pois, se ele não se exercitar de forma periódica, pode acabar se sentindo frustrado e destruir móveis e outros objetos que encontrar no seu caminho. Ele adora correr e se sentir livre e, se for acompanhado de seu dono nos momentos de brincar e correr, se sentirá ainda mais feliz.
O Elkhound não necessita de muitos cuidados especiais direcionados à manutenção da sua pelagem, mas, por possuir uma pelagem mais densa que outros cães, ele precisa receber uma escovação com frequência, para que seu pelos sejam mantidos com uma aparência bela e desembaraçados.
No período de troca de pelos, o ideal é que ele seja escovado diariamente, para assim evitar que que os pelos mortos se acumulem, trazendo como consequência, doenças de pele.
O banho não deve ser dado com muita frequência, já que os produtos de banho, como xampus e sabonetes, podem causar a remoção da camada natural que protege a pele da umidade, o que pode resultar em problemas na pele. A apregoem das suas unhas é recomendada, podendo ser realizada por duas vezes ao mês.
Como ele pode apresentar obesidade se for alimentado de maneira excessiva, é preciso tomar cuidado, oferecendo uma alimentação saudável e balanceada, o que impedirá que ele adquira um sobrepeso e, consequentemente, doenças relacionadas a esse fator.
Saúde
O Elkhound consiste em um cão de médio porte, possuindo um corpo compacto e curto. Suas patas são musculosas e a pelagem é dupla e densa, não chegando a ser longa. A cor da pelagem varia em diversos tons, mas contendo duas variedades, o Elkhound Norueguês Cinza e também o Elkhound Norueguês Preto. A cor do Elkhound pode ser acinzentada, apresentando as pontas pretas. Além disso, pode ter a cor preta com marcas brancas pelo peito.
Seu corpo é quadrado e curto, com a pele bastante firme. Já as orelhas apresentam um aspecto pontiagudo e ereto, além de serem pequenas em relação as de outros cães. Seus olhos têm a cor castanho escuro, sendo levemente ovalados e o peitoral é largo e robusto, o que se destaca na aparência do Elkhound. A cauda permanece centrada com as costas, formando um caracol.
O cão Elkhound costuma apresentar uma ótima saúde, possuindo uma boa resistência às doenças. Entre os poucos problemas hereditários que poderá manifestar está a displasia coxofemoral, problemas relacionados à pele e nos olhos, além de problemas de tireoide, que pode aparecer em sua velhice. Ele possui bastante resistência corporal, sendo por isso capaz de resistir a temperaturas extremamente baixas.
O tamanho médio das fêmeas dessa raça é de aproximadamente 49 cm e dos machos por volta de 52 cm. Já o peso varia entre 20 kg a 23 kg. A expectativa de vida do Elkhound é de 16 anos de idade.
Como cuidar
Os cães da raça Elkhound são considerados fáceis de serem adestrados, destacando-se por sua capacidade de realizar as atividades sem a necessidade de esperar receber o comando do seu tutor. Responde bem aos comandos, principalmente quando recebe alguma recompensa, aprendendo com facilidade quando é treinado com firmeza e dedicação.
Filhotes de Elkhound: como cuidar
O Elkhound Norueguês filhote é bastante esperto e ativo, apesar de ser um pouco teimoso. É importante que os filhotes aprendam desde cedo a respeitar a presença de um líder. Para que ele aprenda com mais rapidez, o ideal é que receba elogios quando fizer o que se espera dele, com paciência e de forma persistente. O melhor a se fazer é ensiná-lo a receber os comandos feitos em silêncio, o que pode vir a ser bastante útil no dia a dia.
Alimentação
A alimentação deverá ser oferecida de forma moderada durante o decorrer do dia, para que seja evitada a obesidade, já que o cão Elkhound possui essa tendência. O ideal é que o filhote coma por 3 vezes diárias e, a partir dos 12 meses, quando então ele se torna um adulto, ele deve se alimentar de 2 a 3 vezes ao dia.
As embalagens de ração apresentam a quantidade média a ser oferecida para cada animal, de acordo com o seu porte e o peso que ele possui. Ao surgiu alguma dúvida em relação à alimentação do animal, a opinião de um veterinário poderá ser consultada para que seja então esclarecida.
Quanto come um Elkhound
A quantidade de ração dada ao Elkhound pode variar de 95 g a 170 g para o filhote. Após se tornar adulto, a quantidade aumenta, variando de 175 g a 250 g ao dia. As porções podem variar de acordo com a necessidade de cada animal, dependendo da sua estrutura física e o quanto ele gasta de energia durante o dia.
Preço
O preço de um filhote de Elkhound pode variar de R$ 2.000,00 a R$ 3.500,00.
Elkhound preço: variações
A variação de preços de um filhote dessa raça poderá ocorrer devido ao tamanho da criação do canil, participação em exposições dos pais dos filhotes, entre outros fatores. Também há a possibilidade de determinados canis cobrarem um preço diferenciado para machos e fêmeas, dependendo também da disponibilidade e dificuldade de ser encontrado um exemplar.
Elkhound Norueguês canil
No momento, não há registro de criadores que possuem canis de Elkhound no Brasil. No entanto, países europeus e também nos EUA, há canis que são especializados na criação exclusiva desse cão, que desenvolvem inúmeras pesquisas para o desenvolvimento e aperfeiçoamento dessa raça.
Elkhound Norueguês venda
Por não ser um cão conhecido e popular no Brasil, não é comum encontrar a venda dele com facilidade. Países da Europa, como Noruega, Portugal e Inglaterra ele poderá ser encontrado para a venda.