Deerhound

Origem e história

O Deerhound, também chamado de Lébrel Escocês, é um cão proveniente do Reino Unido. A princípio, a raça pertenceu por um período a chefes de clãs da Escócia. Durante essa época, a raça Deerhound poderia ser adquirida apenas por nobres, sendo o menor título permitido para o portador desse cão a de Condes. Porém, com o passar do tempo, a criação e desenvolvimento dessa raça canina acabou entrando em declínio. Tempos depois, o Deerhound passou a ser criado novamente, tornando-se bastante comum na África do Sul. Originalmente, esse cão foi desenvolvido para ser usado na caça de veados. Ele também foi usado na Austrália para a caça de cangurus e javalis. Além disso, também serviu para alguns caçadores de lobos no Canadá.
deerhound raça
Apesar de sua origem ter ocorrido na Inglaterra, foi na Escócia onde o cão Deerhound acabou se desenvolvendo completamente. Há pesquisadores que afirmam que os seus ancestrais foram trazidos pelos fenícios em suas viagens marítimas. Por essa razão, ele consiste em uma raça bastante antiga, já que há registros datados desde a Idade Média. Em meados do século XVII, o Deerhound quase desapareceu, já que nessa época houve uma diminuição considerável das raças de grande porte. Nos anos de 1820, ele acabou sendo salvo graças a criadores ingleses. Embora esse cão escocês tenha semelhanças com os cães da raça Greyhound, o Deerhound possui uma estatura maior e mais desossada. Sua origem também está relacionada ao Wolfhound Irlandês, que contribuiu para o seu desenvolvimento ao final do século XIX. Com o fim dos clãs escoceses, ele passou a ser criado como um animal esportivo, sendo então adquirido principalmente por donos de terras e da nobreza, mas também por pessoas comuns que tivessem condições de comprar um exemplar. No mundo da TV, o Deerhound serviu de inspiração na criação do animal de estimação da família Simpsons, famosa série animada, recebendo o peculiar nome Ajudante de Papai Noel.

Temperamento

O Deerhound escocês consiste em um animal que tem o dom de cativar as pessoas que convivem em sua companhia, isso pelo motivo de ser um animal que possui grande amabilidade com a família, alegria e disposição para se divertir. Apesar da energia comum à raça, o Deerhound tem o hábito de tirar longos cochilos durante o dia, podendo até mesmo ser capaz de passar o dia todo entre vários cochilos. Se for deixado dormindo em seu canto, poderá acordar apenas quando for convidado para um passeio ou quando estiver com fome ou sede.
deerhound cão
O Deerhound temperamento geralmente é muito tranquilo, além de se tratar de um cão bastante dócil e fácil de lidar. São animais leais e que desenvolvem um grande e verdadeiro vínculo de amor com sua família. Apesar disso, eles não apresentam interesse em conviver com outros cães, mas não chegam a demonstrar agressividade sem motivo. Ele não é um cão que tem o costume de se intrometer em coisas que não são do seu interesse e, além disso, é bastante paciente e intuitivo. Gosta de estar ao lado do dono em todos os momentos, sendo uma ótima companhia para pessoas que têm o hábito de fazer caminhadas ou correr, já que gostam muito de praticar atividades físicas e brincar com a família. O Deerhound possui uma ótima disposição para conviver ao lado de crianças, participando junto a elas das mais variadas brincadeiras. Não é aconselhável que ele viva em apartamentos e casas sem espaço, pois é preciso que tenha um lugar onde possa gastar a energia acumulada. É um cão que se diverte muito correndo e, por essa razão, o ideal é que seja levado para passear em praças e parques, onde possa se divertir. A raça Deerhound possui um porte grande e estrutura forte, sendo até capaz de derrubar animais maiores que ele. Além disso, é um animal ágil e cheio de energia. Ele não costuma latir muito, sendo um cão calmo e de fácil convivência.

Cuidados

O cão Deerhound trata-se de uma raça que tem muita necessidade de se exercitar, além de ser muito recomendado que ele receba uma alimentação de qualidade, o que ajudará a mantê-lo belo e saudável. É imprescindível que o Deerhound pratique atividades físicas todos os dias para que não se torne um animal muito agitado ou acabe se frustrando. Além disso, ele precisa estar em constante contato com seu dono. Apesar de ser um cão que adora conviver na companhia de crianças, é necessário que ele seja supervisionado na presença de crianças muito pequenas, devido ao seu tamanho.
deerhound cachorro
Durante os passeios, é importante que ele seja sempre levado preso a uma guia e corrente, pois, por ter uma natureza que remonta à caça, ele pode sair correndo em disparada caso visualiza algo que considere uma presa, sendo então impossível ser alcançado pelo seu tutor. Ele não é um cão que precise de muitos cuidados especiais. As unhas devem ser aparadas regularmente e seus pelos devem ser escavados para evitar o surgimento de nós. A escovação dos dentes com escova e pasta especiais para cães também é recomendada para a manutenção desse cão, o que evitará o surgimento de tártaro.

Saúde

O Deerhound é um animal que se destaca por seu porte elegante. É um cão que chama a atenção por onde passa, devido à sua alta estatura, sendo essa a Deerhound característica mais evidente. Seu aspecto frágil e magro pode causar até mesmo um pouco de estranheza para quem o vê pela primeira vez, mas se engana quem acredita que se trata de um animal frágil, já que, na verdade, ele é muito ágil e também resistente. A pelagem que ele possui é dura, impermeável e bastante resistente a climas frios. Com a sua origem voltada ao trabalho em locais frios e úmidos, compreensível o motivo pelo qual ele desenvolveu um revestimento mais áspero da pelagem. A cor dos seus pelos pode apresentar tons variados de cinza, como o cinza claro, grafite, prata, entre outros. A presença de uma mancha branca na cabeça ou um colar branco não são aceitos.
deerhound
Apesar de ser um animal geralmente bastante saudável, há algumas doenças que podem se manifestar no cão da raça Deerhound, como a torção gástrica. Isso pode ocorrer por ele possuir um tórax fundo. Além disso, costuma ser sensível à anestesia e, por essa razão, é preciso da atenção do veterinário nesse sentido. A altura dos machos dessa raça pode chegar a 76 cm e as fêmeas por volta de 71 cm. Já o peso pode variar de 36 kg a 45 kg. A expectativa média de vida fica por volta de 8 a 10 anos de idade.

Como cuidar

O Deerhound não é recomendado para ser um cão de guarda, isso porque ele não costuma se mostrar agressivo na presença de pessoas estranhas. Como gosta de praticar atividades de agilidade, ele pode participar de jogos como frisbee e corridas com o dono. Apesar desse cachorro escocês ser um animal muito inteligente, pode se mostrar desobediente e teimoso quando não desejar seguir determinada ordem. Para que ele seja adestrado, precisa de um tutor que o trate com bastante paciência, sendo então recomendado um adestramento feito por um profissional. São cães que demonstram sensibilidade e afeto, não sendo indicado para pessoas que possuem uma personalidade mais explosiva, já que o Deerhound não se adapta bem a reprimidas excessivas.

Filhote de Deerhound: como cuidar

É importante que o filhote de Deerhound seja devidamente socializado para assim evitar eventuais problemas futuros. Como ele não costuma ter uma convivência muito boa com animais menores do que ele, é muito recomendado que possa se acostumar desde filhote com os outros animais de sua convivência. Quando filhote, ele pode criar o hábito de roer objetos que encontrar em seu caminho para gastar sua energia, por isso a importância de inclui-lo em atividades diárias para evitar que isso aconteça. Ele não é um cão que aprenderá de forma rápida os truques que forem ensinados, porém, com paciência e dedicação, o Deerhound se tornará um adulto devidamente adestrado.

Alimentação

A alimentação diária deve ser oferecida em porções de 3 a 4 xícaras de ração seca de ótima qualidade. O ideal é que ele se alimente por 3 vezes ao dia enquanto filhote e 2 vezes diárias quando se torna um adulto, ou seja, a partir de um ano de idade.

Preço

O preço de um Deerhound fica em torno de R$3.500,00 a R$ 5.000,00.

Deerhound preço: variações

As variações de preço de um filhote de Deerhound poderá ser de acordo com o tipo de tratamento que ele recebeu no canil de origem, como alimentação específica, vacinas e consultas regulares ao veterinário, além de prêmios recebidos em concursos.

Deerhound venda

A raça Deerhound ainda não é muito conhecida no Brasil e, por essa razão, a sua venda não acontece em geral. Para adquiri um exemplar, o ideal é entrar em contato com vendedores de outros países, como EUA e Inglaterra.

Deerhound canil

No Brasil, não há registros de canis que sejam especializados na venda e desenvolvimento de cães da raça Deerhound.