Coonhound Inglês
Origem e história
A raça de cachorro Coonhound Inglês tem um dos nomes mais enganadores dentre as raças de cães atuais. Assim como a “novela das oito” não começa às oito horas, o Coonhound Inglês tem quase nada de britânico. De fato, esta raça foi desenvolvida no sul dos Estados unidos, mais precisamente no estado da Virgínia. A denominação ocorre somente por causa de seus ancestrais e os cães utilizados nas cruzas para a sua criação, que eram descendentes dos sabujos britânicos trazidos ao novo continente nos séculos XVII e XVIII.
Hound é uma denominação comuns à várias raças de cães de caça, podendo ser definidos em dois tipos: os lébreis (como o galgo) e os sabujos (como o Coonhound). Outros aparentados desta raça foram eternizados em filmes e desenhos através dos personagens Pluto, companheiro do Mickey Mouse e o Caco, do filme A Dama e o Vagabundo. O uso destas raças em desenhos reflete algumas das características do Coonhound Inglês, como seu companheirismo e olfato poderoso.
Ainda que tal habilidade seja discutida, e não possa ser comprovada de maneira absoluta, os Sabujos estão no topo da lista quando considerado os cães com senso de olfato mais potente. Por causa dessa capacidade, este cão rapidamente tomou grande popularidade nos anos e décadas subsequentes à sua criação. Sua capacidade excepcional de rastrear odores de animais mesmo dias após sua passagem, aliadas ao tamanho e resistência avantajados (sem mencionar sua suscetibilidade a treinamentos e atividades rigorosas) levou o Coonhound Inglês a ser utilizado como companheiro para a caça. Para tanto, sempre que havia problemas com animais grandes, como ursos e pumas, estes cães eram chamados para o trabalho.
Ao que tudo indica, dezenas de raças foram utilizadas para se obter os primeiros exemplares do Coonhound Inglês. Uma das principais, das quais as características principais foram herdadas, é o Foxhound Inglês (Sabujo de Raposa, sem tradução oficial). Ainda hoje, a grande maioria dos exemplares da raça são criados com finalidades de trabalho (caça). Entretanto, sua sociabilidade e afetividade seriam perfeitas para um bom cão de companhia, ainda que seu tamanho avantajado desencoraje a criação da raça dentro de casa.
Ainda que suas origens sejam bastante antigas, foi somente na segunda metade do século XX que ele foi separado de algumas outras similares, como o Treeing Walker Coonhound e o Bluetick Coonhound. Seu reconhecimento oficial, entretanto, ocorreu somente em 2011, através do AKC (America Kennel Club). Sua popularidade é relativamente baixa, entretanto, sendo classificado pelo AKC como a 171ª raça mais popular nos Estados Unidos, cerca de 10 posições acima do último colocado.
Ainda que sua popularidade tenha decaído ao longo do tempo, junto com o declínio das atividades em que o Coonhound era utilizado, é possível que essa raça se mantenha em níveis estáveis ao longo do tempo. Sua criação é atrelada a práticas bastante antigas, como a caça a guaxinins e raposas, que apesar de não serem extremamente populares ainda são praticadas por algumas pessoas nos Estados Unidos, e a maioria destes indivíduos não pretende mudar seus hábitos muito cedo. Além disso, é possível que em algum ponto de um futuro próximo, estes cães passem a ser adotados para companhia, desatrelando-o de sua função histórica.
Temperamento
Assim como praticamente todos os cães de caça, o Coonhound é um cão extremamente fácil para se conviver. Assim como mencionado anteriormente, não é sem motivo que o companheiro inseparável do Mickey Mouse é um de seus parentes, e os mesmos traços comportamentais que ele apresenta são fortes no Coonhound Inglês, cujo temperamento é agradável para a maioria das pessoas.
Os cães desta raça são muito próximos dos seus donos, e dificilmente suportam passar tempo sozinhos. Entretanto, tal traço é muito mais forte quando não há um canil, pois o Coonhound Inglês é altamente sociável com outros cães. Assim como a maioria dos sabujos, historicamente eles eram treinados para caçar em bando, bem como alimentar-se e dormir junto com vários outros, e somente os cães que se socializavam muito bem eram escolhidos para a reprodução. Para tanto, seja com outros cães ou com o dono, o Coonhound é feliz quando não está sozinho.
Quando filhotes, até cerca dos três anos de idade, os cães dessa raça usualmente são bastante distraídos, não atendendo aos comandos e brincando com outras pessoas e cães sempre que possível. Tal traço, ainda que por vezes irritante, é importante para sua socialização, e cães que sejam acompanhados e guiados pelos donos nestes momentos serão obedientes e tranquilos quando adultos.
Devido ao seu traço distraído, Coonhounds irão fazer do que bem entenderem a sua cama. Dessa forma, sofás e camas, bem como bancos e qualquer outro lugar que eles considerem apropriado poderá ser um possível “ninho” para eles dormirem. Não só esta é uma prova da afeição que os cães da raça têm pelos donos, como também sua espontaneidade.
Cuidados
O Coonhound inglês é um cão de porte grande, medindo mais de 50cm de altura e pesando mais de 30kg. Para tanto, é necessário atentar-se aos movimentos do cão quando próximo de crianças pequenas ou demais pessoas com alguma fragilidade, bem como de objetos frágeis. Ainda que usualmente bastante dócil, alguns exemplares desta raça podem ter traços agressivos, especialmente com animais que considere uma presa, como gatos, por exemplo. Além disso, seu comportamento distraído, aliado ao porte grande, pode causar estragos na mobília.
Para que um Coonhound seja tão feliz quanto possível, precisa de passeios diários e extensos, de modo que possa gastar toda a energia possível. Além disso, quando sozinho, estes cães tendem a ficar estressados e até mesmo infelizes. Portanto, caso não seja possível passar tempo com o cão, levá-lo passear ou mesmo mantê-lo junto com outros cachorros, talvez o Coonhound Inglês não seja uma raça adequada. Para alguns cães, como o Coonhound, por exemplo, não basta apenas espaços abertos para que ele se sinta bem, sendo necessária a companhia do dono.
O Coonhound Inglês é uma raça pequena já há bastante tempo. Dessa forma, os poucos exemplares disponíveis são utilizados ao máximo para os processos de reprodução, ainda assim não havendo variação genética em níveis adequados. Para tanto, vários cães desta raça irão apresentar doenças hereditárias, sendo difícil encontrar um exemplar que não esteja suscetível a tais problemas. Logo, se não for possível manter um certo nível regular de consultas veterinárias e verificações em casa quanto ao estado de saúde do cachorro, o risco de adoecimento é alto.
O Coonhound Inglês é um cachorro de alta manutenção desde filhote. Ainda que sua criação não seja difícil e não seja necessária muita experiência, o tempo a ser dedicado no cuidado com os cães desta raça é bastante alto. Além disso, os custos com veterinário quanto à saúde preventiva também são altos. O Coonhound Inglês é um cão ótimo para se manter por perto, mas cobra um preço por isso.
Saúde
Os Coonhounds Ingleses têm certa predisposição a desenvolverem problemas emocionais. Depressão, ansiedade, hiperatividade são comuns nesta raça. Por sorte, esses sintomas são facilmente manejados com um treinamento adequado.
Um dos maiores problemas a acometer o Coonhound Inglês é a Displasia de quadril, problema cada vez mais comuns em cães atuais, devido, em parte, à cruza mal planejada, ou realizada de maneira irresponsável. No verão, estes cães têm certa tendência a sofrer com o calor, havendo relatos de febre e indisposição. A Displasia é de tratamento relativamente fácil e de fácil diagnóstico, requerendo uma visita ao veterinário quando se percebe uma mudança de hábitos drástica, reclamações de dor ou se o cachorro estiver mancando. Os problemas relacionados à temperatura, entretanto, são mais sérios.
Como cuidar
Para evitar problemas relacionados à temperatura, é importante que o lugar onde o Coonhound fique seja sempre bem arejado e fresco, com sombra e bastante água fresca disponível. Caso não seja possível tal local, não é um grande problema banhá-lo em dias de temperatura extrema.
Um Coonhound Inglês requer muita atenção em sua socialização. Expô-lo desde cedo e com bastante frequência à visitas, pessoas estranhas e crianças é de extrema importância para o desenvolvimento saudável do temperamento do Coonhound, pois são cães muito sociáveis.
O treinamento das regras da casa deve ocorrer desde filhote, de modo a evitar os hábitos particulares do Coonhound Inglês que envolvem fazer de qualquer lugar um ninho. Repreendê-lo ao subir nos móveis ou deitar por muito tempo em lugares que não tenham essa finalidade é muito importante, pois irá desencorajá-lo a fazer seu “ninho” em um lugar onde não deve.
Alimentação
O Coonhound usualmente não precisa de alimentação especial, pois seus problemas de saúde mais comuns não estão relacionados a isso. A indicação do veterinário é suficiente, ou mesmo o uso da tabela de acordo com o peso, idade e nível de atividade do cão bastam.
Preço
A venda ou adoção do Coonhound Inglês infelizmente é inexistente no Brasil. Um canil nos Estados Unidos cobrará acima de U$500,00 por um filhote (quando encontrados, pois há muito poucos) até mais de U$1000,00 por um exemplar mais velho. Os custos de importação também devem ser adicionados ao preço, sendo bastante variáveis.