Ícone do site Raças de Cachorro

Cocker Spaniel Americano

Descendente do Cocker Spaniel Inglês, o Cocker Spaniel Americano é um cão dócil, brincalhão e muito carinhoso. A raça foi desenvolvida para a caça, mas rapidamente ganhou uma enorme popularidade como cão de companhia. Conheça mais sobre essa raça encantadora.

Origem e história

O Cocker Spaniel Americano, como seu próprio nome já diz, é um cão de origem americana. Ele é um descendente direto do Cocker Spaniel Inglês. Sua origem aconteceu quando alguns criadores passaram a desejar um padrão um pouco menor para a raça. Eles queriam fazer essa mudança para que o cão fosse mais habilidoso na caça. Como os antigos criadores do inglês não aceitavam, o americano acabou sendo criado. Existem ainda algumas outras diferenças entre ambos, como seu focinho que possui um formato mais apropriado para segurar a presa. Além disso, seus pelos são mais espessos e volumosos.
No ano de 1935, o American Kennel Club finalmente reconheceu a raça e registrou seu padrão. A partir desse momento, essa separação foi oficializada. Desde então, a raça começou a ficar cada vez mais popular. Atualmente, é a raça mais registrada nos Estados Unidos e uma das dez mais populares do mundo todo. Chegou inclusive a ser retratada na clássica animação da Disney “A Dama e o Vagabundo”, de 1955, através da cadelinha Dama.

Temperamento

O temperamento é muito importante para determinar a que tipo de família e estilo de vida o cachorro melhor se adapta. No caso da raça Cocker Spaniel Americano, sua personalidade o torna um perfeito cão de companhia, principalmente para famílias com crianças e uma vida agitada.

Cocker Spaniel Americano temperamento

Esse cachorro é extremamente brincalhão e cheio de energia. Ele não gosta de ficar parado, muito pelo contrário: está sempre em movimento, pronto para correr, brincar e pular. Toda essa sua energia e animação, se forem combinadas com uma educação ruim, podem se tornar um problema. Isso porque, se não for educado da maneira correta e não lhe forem impostos limites, o Cocker Spaniel Americano pode tornar-se um cão extremamente bagunceiro e destruir tudo o que vê pela frente.
Apesar dessa tendência para ser bagunceiro, é impossível não se apaixonar pelo comportamento dessa raça. Ele é um cão muito dócil, amoroso e apegado com o dono, que adora estar em sua companhia e faz de tudo para agradá-lo. Além de se dar muito bem com os donos, esse cão também convive muito bem com crianças, inclusive com as pequenas. Ele adora brincar com elas, pois é bem agitado e acompanha seu pique. Além disso, é bastante paciente para tolerar suas brincadeiras e a falta de jeito que as menores possam ter. Com outros animais esse cachorro também convive muito bem, sendo que esse convívio dificilmente será um problema. Inclusive, nos casos onde o cão precise ser deixado sozinho em casa por longas horas diárias, é até recomendado que se tenha outro animal para fazer-lhe companhia.

Cuidados

O Cocker Spaniel Americano é conhecido por ser um cãozinho que além de dócil e divertido é também muito bonito e cheio de vida. Porém, para manter essas características, é preciso ter alguns cuidados específicos com o animal. Um desses cuidados é a escovação dos pelos. O ideal é fazê-la pelo menos uma vez a cada dois dias, com uma escova própria. Assim, é possível retirar os pelos que já estão caindo, evitar que eles embaracem e observar se o animal não está com nenhum carrapato ou pulga em sua pelagem. Outro cuidado são os banhos, que devem ser dados pelo menos uma vez a cada duas semanas. Porém, em períodos de calor ou para cães que vivem em gramado ou terra, o ideal mesmo é que esses banhos sejam semanais.
As tosas devem ser realizadas pelo menos uma vez a cada dois meses, de forma a deixar os pelos em um tamanho bom e livrar o cachorro do excesso de calor. Durante o inverno, uma tosa higiênica basta; já no verão, é recomendado optar por uma mais completa. As orelhas do cachorro Cocker Spaniel Americano também devem ser limpas semanalmente. Além disso, pelo menos uma vez ao mês é preciso aparar suas unhas com um alicate próprio para uso veterinário, e tomando cuidado para não cortar demais.

Saúde

Para sabermos mais sobre a saúde e os cuidados que devemos ter com uma raça, precisamos conhecer, antes de tudo, suas características físicas. O Cocker Spaniel Americano possui uma expectativa de vida de aproximadamente 12 a 15 anos. Ele costuma ser bastante resistente e saudável, e se for bem cuidado e alimentado pode facilmente ultrapassá-la. O macho costuma medir até 39 cm e a fêmea até 35. Seu peso varia entre 10 a 13 kg, e ele é considerado um cão de porte médio.

Cocker Spaniel Americano cores

Existem três variações de cores aceitas para um legítimo Cocker Spaniel Americano cores. São elas preto, canela e particolor (branco e mais alguma cor sólida).

Problemas de saúde comuns

Agora que já conhecemos um pouco das características físicas da raça, vamos falar de alguns problemas de saúde mais comuns e aos quais se deve estar atento: Problemas no ouvido: por ter orelhas pesadas e caídas, os riscos de infecções e a demora em percebe-las são maiores. Portanto, é preciso estar sempre olhando o ouvido do Cocker Spaniel Americano para ver se não há nada que pareça anormal. Caso haja, é preciso consultar um veterinário o mais rápido possível. Problemas de visão: as infecções oculares e problemas na retina também acontecem com certa frequência nos cães dessa raça. Portanto, assim como seus ouvidos, é importante estar sempre observando os olhinhos do cão. Obesidade: esse cão tem uma grande tendência a obesidade, que pode acarretar em diabetes e problemas cardiovasculares. Portanto, é preciso sempre incentivar esse cão à prática de atividades físicas e controlar a sua alimentação.

Como cuidar

Esse cão tem muita energia para gastar. Se isso não for feito com atividades físicas e brinquedos próprios, certamente o cão ficará estressado ou até mesmo se tornará destrutivo. Além disso, esse cão tem uma certa tendência ao ganho de peso. Por esses dois motivos, as atividades físicas são essenciais. Se possível, o ideal é deixar o Cocker Spaniel Americano em um lugar amplo durante o dia, onde ele possa correr e brincar livremente. Para quem mora em apartamento ou em casas pequenas, os passeios ao parque são excelentes opções. Em todo caso, os passeios devem ser diários e as brincadeiras devem ser sempre estimuladas. Também é preciso estar atento à educação do filhote de Cocker Spaniel Americano. Ele é bastante inteligente e aprende rápido. Por isso, deve receber um bom treinamento desde cedo.

Alimentação

A alimentação do Cocker Spaniel Americano deve ser bem equilibrada para que ele tenha todos os nutrientes, vitaminas e minerais dos quais necessita para se desenvolver com saúde. O ideal é oferecer-lhe uma boa ração, que seja feita com ingredientes selecionados e que não tenha muito sódio. Um veterinário de confiança pode te indicar boas opções, e também recomendar as quantidades ideias a serem oferecidas. Essa alimentação pode ser oferecida ao animal uma ou duas vezes ao dia. a segunda opção é a melhor, pois garante que o cão não passe muitas horas sem se alimentar. Além disso, ele não come muito de uma só vez, facilitando a digestão.

Petiscos: como e quando dar

Os biscoitos e outros petiscos próprios para cães estão liberados, mas devem ser apenas um agrado para o cão cocker. Eles jamais devem substituir a ração, e não se deve dá-los toda vez que o cão pedir. O ideal é que sejam oferecidos somente uma vez ao dia. Se for na hora em que o cão recebe treinamento, melhor ainda.

Alimentos proibidos para o Cocker Spaniel Americano

Doces, queijos, salgadinhos, embutidos, frituras e outros alimentos muito comuns em nosso dia a dia são extremamente proibidos para o Cocker Spaniel Americano. Eles possuem muito sódios e aditivos químicos, que podem fazer muito mal para a saúde do animal.

Preço

O preço do Cocker Spaniel Americano filhote pode variar bastante. Ele vai depender dos criadores, dos pais, da região do País e também do sexo, pois as fêmeas normalmente custam mais caro.

Cocker Spaniel Americano preço

Um filhote dessa raça, com certificação, custa entre R$ 1.500 até R$ 4.000. Também é possível encontrá-los por preços menores quando os cães não têm certificado. Porém, nesses casos, fica difícil ter certeza da origem do animal e da pureza da raça.

Cocker Spaniel Americano canil

No Brasil, existem diversos canis de criadores de Cocker Spaniel Americano. É possível encontrá-los em São Paulo, Rio Grande Do Sul, Goiás, Minas Gerais, Maranhão, dentre outros Estados.

Cocker Spaniel Americano adoção

Você pode encontrar cães dessa raça para adoção em grupos nas redes sociais ou em ONGs. Pode ainda procurar por pessoas que tenham um exemplar em casa e desejem fazer o cruzamento. O Cocker Spaniel Americano é um cão bastante popular e admirado, e não é à toa. Ele é bonito, inteligente, dócil, carinhoso, educado e muito encantador. Por isso, vem conquistando cada vez mais admiradores. Se você deseja um bom cão de companhia, essa com certeza é uma excelente opção.