De origem ainda bastante incerta, sabe-se que, por volta do século XIX, alguns Setters irlandeses, Caniches, Curly Coated Retrievers e até quem sabe os Barbets, após uma série de cruzamentos, deram origem à raça Cão d’água Irlandês, embora sua criação racional tenha se dado a partir de 1834. Há quem diga também que eles foram os progenitores do poodle, devido à semelhança com sua aparência.
Esses cães eram utilizados como auxiliares de pescadores, reconhecidamente por sua capacidade de trabalho, ao nadar e capturar peixes e aves aquáticas. Também conhecido como Water Spaniel Irlandês, esse cão apareceu pela primeira vez numa exposição em Birmingham em 1862, quando daí em diante foi criado o primeiro clube dedicado ao Cão d’água Irlandês, período em que a raça alcançou o auge de sua popularidade.
Nas décadas de 1920 e 30, o Cão D’água Irlandês finalmente fixou-se em terras americanas, canadenses e francesas, mas durante a Segunda Guerra Mundial, foi quase completamente dizimado, restando inclusive pouquíssimos exemplares, seguindo-se esse declínio até os anos 1950. O padrão oficial da raça foi reconhecido em 2002 e até hoje é considerado um cão bastante raro.
Características – o palhaço da família Spaniel
Palhaço tem a ver com macaco, que tem a ver com circo, mas o que o Cão d’água irlandês tem a ver com isso? A aparência, é claro! Aquele topete cacheado longo ao redor dos olhos é hilário! Além dele ser bem brincalhão também.
Um tanto quanto exótico, de pelagem crespa e encarapinhada, do tipo rastafári e resistente à água, outra característica física mas não menos marcante é a cauda do Cão d’água Irlandês. Ela se apresenta em forma de rabo de rato.
Cães de médio porte, com altura de 53 a 61 cm, de acordo com o sexo, e peso variando entre 20 a 26 kg as fêmeas, e 25 a 30 kg os machos, cuja cor exclusivamente definida pelo padrão oficial da raça é o marrom fígado, sendo a expectativa de vida destes animais em torno de 10 a 12 anos.
Trata-se de animais de corpo forte, compacto e vigoroso, com funções facilmente atribuídas a todo tipo de caça aquática, principalmente as de aves selvagens, podendo inclusive adentrar em terrenos pesados.
Os Cães D’água Irlandeses são extremamente resistentes e vigorosos, além de muito inteligentes, inclusive ocupando a 24ª posição no ranking de inteligência canina de Stanley Coren.
Apenas a título de curiosidade, o Cão d’água Irlandês, devido às suas costelas em formato de barril, produz uma movimentação estilo “Rolling”. Ele realmente é um cão dotado de particularidades.
Temperamento
O Cão D’água Irlandês é bastante apegado e leal à família e, principalmente, a seus donos; no entanto, mostra-se não tão amigável assim na presença de estranhos, o que também não faz dele um cão de guarda exemplar, mas apenas um cão reservado.
Esses caninos são energéticos e ágeis, precisando de médio a alto nível de atividades física e mental para se sentirem úteis e sadios, cerca de 1 hora por dia. São sociáveis, normalmente se dando bem com outros animais, se socializados desde pequeno, e desde que os amiguinhos não sejam aves, é claro!
A raça Cão d’água Irlandês é bastante dinâmica, ativa, perseverante e muito perceptiva; os cães dessa raça normalmente possuem um faro particularmente aguçado, de forma que a busca da caça costuma ser movimentada e rápida, porém sendo bem silenciosos no ataque à presa. “Debaixo dos caracóis dos seus cabelos…” tem muita história pra contar!
Vantagens desse cão rabo de rato
Primeiramente, exclusividade, pois em se tratando de uma raça quase extinta e bastante rara, é um verdadeiro luxo exibir um desses, pois realmente tem que ter “bala na agulha” e muita sorte para encontrar um exemplar de qualidade à venda.
Se você quer um animal tipicamente do campo, do pântano e da natureza, vigoroso, companheiro, afetuoso, trabalhador e leal, o Cão D’água Irlandês pode ser esse parceiro ideal. Ele não tem “frescuras”, e, se precisar encarar um lamaçal, até caranguejo vai se dar mal. Resistência é o seu segundo nome!
Cão de considerável nível de inteligência e grande capacidade de assimilação, desde os comandos mais básicos aos mais complexos, torna-se uma opção bem viável ao adestramento, embora seja um pouquinho teimoso.
Para famílias com crianças, ele também é uma boa opção, pois convive harmoniosamente com os rebentos, sendo muito alegre e brincalhão, inclusive mostrando-se bastante apto a brincadeiras aquáticas com a família, em praias ou piscinas e até em natação.
Desvantagens da companhia do Cão D’água
Apesar de desconfiados com estranhos, não são os mais indicados como cão de guarda, até porque possuem uma agressividade moderada. Então, a menos que você queira resguardar sua casa de galinhas ou patos, escolha esse cão rabo de rato!
Se por um lado é legal ter uma raça que quase ninguém tem, por outro lado, raridade implica em preço salgado. Você vai ver que ter um caçador exótico desse em casa pode te custar um pouco caro! É a lei da oferta e da procura. Além disso, vai ser difícil encontrar um Cão D’água Irlandês canil pra você comprar seu exemplar!
Apesar de inteligente, é um cão de personalidade teimosa, portanto, seu dono precisará de uma certa paciência pra mostrar quem vai mandar.
É um animal que admira o ar livre e a natureza, e até por seu porte, não deve ser confinado em apartamentos ou casas desprovidas de quintal. Ele precisa se exercitar. Afinal, você não vai querer que seu cão desenvolva problemas de comportamento para o lado mal.
Apesar de ser um cão d’água, inclusive carregando esse título no nome, por pertencer à família dos Spaniels, esses caninos têm muita tendência à otite, sendo imprescindível ficar bastante atento quanto ao problema, pois essa pode ser uma situação bastante reincidente.
Etapas de crescimento do Cão D’água Irlandês filhote
Como todo filhote de raça de médio a grande porte, o filhote de Cão d’água Irlandês apresenta um crescimento acelerado entre o 3º e 4º mês de vida, momento também em que normalmente ocorre o desmame, havendo uma diminuição considerável do crescimento após esse período, prolongando-se esse crescimento até a estabilização de seu peso por volta do 15 meses de idade, quando chegam a atingir até 70 vezes mais o valor de seu peso quando filhotes recém-nascidos.
Ao contrário do que se pensa, esses cães, quando filhotes, mesmo já sendo de grande porte, possuem alta sensibilidade na digestão de alimentos, e isso se deve à proporcionalidade de seu trato digestivo, que é bem reduzido, sendo inversamente proporcional ao seu tamanho. Nessa fase, é muito comum oferecer alimentos de tamanho grande aos filhotes, julgando sua capacidade digestiva apenas por sua aparência adulta.
A maturidade sexual no Cão d’água Irlandês macho se inicia geralmente após os 6 meses de idade, ou, às vezes, até mais tardiamente, como a maioria dos cães de médio a grande porte; este momento é bastante perceptível, quando os cães começam a demonstrar uma certa agressividade, no intuito de demarcar o território. Já quanto às fêmeas, a maturidade sexual se torna ainda mais facilmente evidenciada, na medida em que, também por volta do 6º mês, ocorre o primeiro sangramento na região da vulva, ou seja, o 1º cio.
Alimentação e cuidados
Em relação à nutrição do animal, um canino dessa raça, em fase de crescimento, precisa ter sua alimentação adaptada à proporção correta cálcio/energia, apropriada ao seu ritmo de desenvolvimento.
A pelagem densa, firme e encaracolada, possui uma oleosidade natural e dispensa grandes cuidados, como tosas, por exemplo, sendo contudo recomendada uma escovação, cerca de 2 a 3 vezes por semana, utilizando-se um pente de aço, para inclusive facilitar a retirada de pelos mortos.
Importante salientar também que é adequado, a fim de se evitar infecções, aparar os pelos no interior das orelhas e ao redor e entre os dedos dos pés.
Por ser um cão temperamental, precisa de adestramento firme e precoce por parte do dono e de um profissional. Dessa forma, será mais fácil controlá-lo, impondo comandos futuramente.
O Cão D’água Irlandês necessita de bastante exercícios e atividades físicas. Lembre-se de suas origens, deixe-o nadar, se exercitar, correr solto pelo quintal, e, quem sabe dar até um pulinho na sua piscina?
Por fim, encontrar um anúncio do tipo Cão d’água Irlandês venda é como encontrar água no sertão Nordestino. Reconhecidamente animais difíceis de serem encontrados no mercado, pode contar que o preço do Cão D’água Irlandês, caso algum exemplar seja disponibilizado, nessas circunstâncias, terá um gostinho um pouco salgado.