Ícone do site Raças de Cachorro

Braco Italiano

Origem e história

O Braco Italiano é uma raça de cachorro italiano muito antiga. É uma das mais famosas e primeiras raças de cães de aponte que surgiram. Desde a Idade Média já eram feitos registros desse cão em pinturas e esculturas, pois já eram admirados por seu porte e beleza únicos. Os primeiros registros são de V a.C, e ele ficou muito popular na época Renascentista. Acredita-se que ele tenha se originado do cruzamento de cães mastiffs, cães mais robustos, com os cães sabujos, que eram mais esguios.
Após algumas mudanças, calcula-se que o Braco Italiano tenha ficado da forma como é atualmente a muitos séculos, na Europa, mais especificamente na Itália, como seu próprio nome já entrega. Nessa época, era um cão que pertencia exclusivamente à nobreza, sendo criado pelas famílias Medici e Gonzaga e por famílias reais. Esses cães eram utilizados para a caça de aves, prática que apenas os nobres realizavam. Ele era tão admirado que acabou sendo usado em cruzamentos para formar muitas outras raças, como o Vizsla, o Pointer Francês e o Spinone Italiano. Por conta disso, acabou sendo chamado de Pai dos Bracos. Porém, mesmo com toda essa fama, foi apenas após o fim da Segunda Guerra Mundial que o cão braco foi regulamentado. Apesar de ser bastante antigo, foi no ano de 1949 que a raça teve o seu padrão definido. No dia 19 de fevereiro daquele ano, a Italian Kennem Club definiu o padrão como ele é conhecido hoje. A partir de então, o cão começou a ganhar cada vez mais popularidade, não só na Itália como também em toda a Europa e fora dela. Na Itália ainda é comum de se ver o Braco Italiano caçando, já que por lá a caça de aves é uma prática legalizada. Por ser muito ágil e habilidoso, ele ainda é a escolha de muitos caçadores. Porém, também vem ganhando cada vez mais espaço como um cão de companhia. Atualmente, tanto por seu porte físico quanto por suas características físicas e sua coloração, o Braco Italiano é considerado um dos cães mais bonitos do mundo.

Temperamento

Uma característica do Braco Italiano à qual se deve ficar atento é que ele possui instinto caçador. Portanto, não é recomendado em casas onde há outros tipos de animais de estimação menores, como passarinhos e hamsters. Esse seu instinto à caça o torna ainda um cão extremamente atento e esperto. Ele consegue perceber barulhos e cheiros a longas distâncias. Quando está diante de uma potencial presa, ele se transforma em um verdadeiro caçador e fica pronto para o ataque.
No entanto, no dia a dia esse cão é bastante calmo e dócil. Ele não costuma brincar muito nem ser muito agitado, mas mesmo assim é um excelente cão de companhia para pessoas que gostam de levar uma vida mais tranquila e sem muita agitação. O Braco Italiano é a raça ideal para quem vive no campo e com bastante espaço aberto, pois é um cão que precisa se sentir livre e ter lugares para correr e se exercitar ao ar livre. No entanto, ele não gosta tanto de calor, preferindo ficar mais quieto e na sombra em dias muito quentes. Já para quem mora em ambientes pequenos e fechados, ou na cidade grande, essa raça não é recomendada. A falta de espaço, o barulho e o excesso de pessoas podem deixá-lo estressado. Pode também ser adotado por famílias que possuam crianças pequenas, pois não são agressivos e costumam se dar muito bem com elas, já que são cães tranquilos e de comportamento doce. Eles aceitam bem suas brincadeiras e gostam de estar em sua companhia. Com cães de outras raças o Braco Italiano convive muito bem e pode fazer grandes amizades. Mas, como já dissemos, seu convívio com animais menores pode ser perigoso, pois ele pode enxergá-los como presas. O Braco Italiano gosta bastante da companhia dos donos e é muito carinhoso. Gosta de estar sempre ao seu lado para onde eles vão. Ele não gosta de ser deixado sozinho. Por isso, não é o tipo de cão ideal para ser deixado sem ninguém por muito tempo, pois isso pode acabar causando nele um comportamento destrutivo devido ao estresse.

Cuidados

Um dos principais cuidados que se deve ter com o Braco Italiano é o de garantir que ele tenha um espaço grande ao ar livre para correr e se exercitar. Esse cão é bastante grande e forte, portanto precisa gastar a energia que tem. Ele precisa de espaço, portanto não é recomendado para pessoas que moram em apartamento ou em casas muito pequenas. O ideal é que sejam criados em zona rural ou casas com quintais bem grandes.
As orelhas do Bracco italiano também merecem uma atenção especial. Por serem compridas e pesadas, elas podem acabar se tornando um lugar propício à infecções no cão. O ideal é que os donos estejam sempre examinando e limpando-as com produtos específicos, sempre de forma suave e somente na parte externa da orelha. Nunca se deve limpar o ouvido do cachorro por dentro, pois essa limpeza já é feita pelo próprio organismo através da cera. Introduzir algodão ou qualquer outro produto para limpar por dentro pode acabar ferindo o ouvido ou até mesmo causando sérias infecções, que podem levar à surdez.

Saúde

Os cuidados com a saúde do Braco Italiano devem começar ainda quando ele é filhote. Deve-se levá-lo ao veterinário e dar todas as vacinas necessárias, para prevenir qualquer tipo de doença comum nessa idade em que os cães são bastante frágeis. Depois, é preciso estar sempre levando o animal para visitas regulares para que o veterinário veja se está tudo certo. O ideal é que isso seja feito pelo menos uma vez ao ano. Durante essa visita anual, deve-se ainda aplicar a vacina contra a raiva, principalmente se o animal costuma ficar ao ar livre.
Algumas doenças são comuns nessa raça e é preciso ter atenção redobrada. As principais delas são aquelas relacionadas aos ouvidos. É preciso estar sempre atento e fazendo limpeza nas orelhas do Braco Italiano, e levá-lo a um veterinário de confiança caso algo pareça errado. Outro problema que pode aparecer nessa raça é a displasia coxo-femural, que atinge as articulações das patas do animal. Ela é genética, por isso é importante sempre saber a origem de um cão antes de adquiri-lo.

Como cuidar

A aparência forte e ágil do cachorro italiano pode dar a impressão de que ele é um cão independente e que não precisa de muitos cuidados nem de companhia constante, mas não é bem sim. Esse cão, apesar de sua aparência, é bastante carente e deve receber muita atenção do dono. Além disso, exige alguns cuidados específicos para evitar doenças e outros problemas. Um dos cuidados que se deve ter diariamente com o Braco Italiano é o de realizar a limpeza de suas orelhas. Isso deve ser feito para evitar que o acúmulo de sujeira crie um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias e infecções. Por ser um cão bastante ativo, os banhos também devem ser constantes. Porém, como ele possui pelo curto e não acumula muita sujeira, um banho a cada quinze dias já é o suficiente. Já se ele ficar muito ao ar livre e em épocas mais quentes essa frequência pode aumentar.

Alimentação

O Braco Italiano, apesar de sua origem mais selvagem e de seu extinto caçador, deve ser alimentado com uma ração de qualidade. Só a ração garante que o cão terá todos os nutrientes, vitaminas e minerais necessários para conseguir se desenvolver forte e saudável. É um cão que, por gastar bastante energia e se movimentar bastante, também come em grandes quantidades. O ideal é alimentá-lo duas vezes por dia, e tomar cuidado para não exagerar. Dessa forma, ele come de maneira mais equilibrada e tem energia durante o dia todo. Para quem deseja ensinar o Braco Italiano a realizar truques, os petiscos podem ser uma boa alternativa, desde que sejam próprios para cães. Esses cães são muito inteligentes e aprendem com muita facilidade, e os petiscos podem incentivar mais ainda esse aprendizado.

Preço

Alguns fatores são muito importantes na hora de determinar o preço de um cão. Dentre eles estão a sua linhagem. Cães cujo pai e a mãe são bem classificados tendem a custar muito mais caro. Outro determinante é o canil em que o cão é criado. Os canis mais conhecidos costumam cobrar mais caro. O preço do bracco vai variar conforme esses fatores.

Braco Italiano preço

Como dissemos, muitos fatores podem alterar o preço de um cachorro. No caso do Braco Italiano, seu preço pode variar entre 800 e 1500 reais. As fêmeas costumam custar mais caro.

Braco Italiano Canil

No Brasil, existem alguns canis especializados somente no dog italiano. Através deles, é possível adquirir filhotes certificados e de origem garantida. Sempre que for adquirir um cão, peça para conhecer quem são os pais e ver os certificados dos animais. Desconfie também de prelos muito em conta e abaixo da média.