Ícone do site Raças de Cachorro

Boykin Spaniel

Origem e história

A origem do Boykin Spaniel é incerta. Porém, especialistas acreditam que ele seja descendente dos cães que eram usados pelos caçadores no estado americano da Carolina do Norte, por volta de 1900. Os caçadores atiravam nas aves que estavam no alto. Quando essas aves caíam no chão no meio da floresta, os cães tinham a função de encontrá-las. Por conta disso, acabaram desenvolvendo um olfato extremamente apurado, característica que ainda preservam mesmo atualmente sendo apenas cães de companhia.
Esse cão foi tão aclamado na Carolina do Norte que acabou sendo considerado o cachorro oficial desse estado. Hoje em dia, ele é adotado como cão de companhia e é muito popular por lá.

Temperamento

Alguns cães têm um temperamento difícil de lidar, precisam ser muito bem treinados e podem apresentar problemas relacionados à obediência. Esse não é o caso do Boykin Spaniel, que é um cão muito dócil e obediente, assim como os outros cães da família spaniel. Conheça melhor suas características:

Boykin Spaniel temperamento

O Boykin Spaniel é um cachorro extremamente dócil. Ele não costuma se irritar fácil, muito pelo contrário. Por conta disso, é um excelente cão para todos os tipos de donos, inclusive para quem tem criança pequena, já que toleram suas brincadeiras. Ele também é muito agitado e gosta de estar sempre brincando e em movimento. Brincadeiras com bolinhas e outros acessórios são ótimas opções para entreter e divertir esse cão, que não gosta de ficar parado. Outro tipo de brincadeira que o Boykin Spaniel costuma gostar bastante são aquelas que envolvem água. Seja nadar em uma piscina, rio ou simplesmente brincar com a mangueira, esses cães adoram se molhar. É um excelente nadador, possui muita resistência e agilidade dentro da água. Esses cães também são bastante obedientes. Eles costumam obedecer a todas as ordens que recebem pois gostam de agradar aos donos. Também aprendem muito rápido pois são inteligentes. Por conta dessas qualidades, costumam ter ótimos resultados em treinamentos. O cachorro Boykin Spaniel também tem como característica ser muito companheiro. Ele é o tipo de cão completamente apegado ao dono, do qual não gosta de ficar muito tempo longe.

Cuidados

Todas as raças de cães possuem cuidados específicos para que tenham o melhor desenvolvimento possível. Para saber quais cuidados são esses, é preciso entender quais são as características e diferenças da raça. Conheça um pouco quais são as principais características físicas dessa raça e quais cuidados ela exige.

Boykin Spaniel características

O Boykin Spaniel, como o próprio nome já diz, faz parte da família dos cães spaniel, assim como o Cocker, que é o mais popular no Brasil e outros menos conhecidos como o Cavalier King Charles. Uma característica deles é o fato de serem ótimos farejadores, já que eram utilizados como cães de caça antigamente. Eles têm um olfato excelente, ainda mais apurado do que o de outras raças.
A pelagem é bastante marcante também. Os pelos são finos, longos, lisos ou levemente ondulados e franjados. As cores variam entre um marrom mais avermelhado até um marrom mais escuro. Também podem apresentar uma mancha branca na altura do peito. O seu porte é considerado médio. A altura do macho pode variar entre 40 e 46 centímetros. Já a fêmea mede entre 36 e 42 centímetros. O Boykin Spaniel também é considerado um cão robusto. O macho pode pesar de 13 a 18 quilos, enquanto o peso da fêmea fica geralmente entre 12 e 15 quilos.

Saúde

O cão da raça Boykin Spaniel, se for bem cuidado e alimentado, costuma ser bastante saudável e raramente apresenta problemas de saúde, principalmente em seus primeiros anos. Porém, existem algumas doenças que ele pode adquirir com mais frequência. As doenças nos olhos são algumas delas. Principalmente quando o cão já é idoso, a catarata pode atingi-lo. Da mesma forma acontece com o glaucoma e as doenças de retina. Portanto, se notar qualquer sinal de que o Boykin Spaniel não está enxergando direito, deve-se levá-lo ao veterinário. Por conta de sua orelha grande e pesada, a região do ouvido do animal fica sempre abafada e isso pode causar proliferação de bactérias. Por isso, as doenças de ouvido são bastante comuns.
Para preveni-las, o ideal é fazer uma limpeza frequente da orelha do animal. Também é preciso tomar cuidado quando o cão vai para a água, preferencialmente protegendo seus ouvidos com algodão. Essa raça também tem a tendência a contrair doenças do coração. Portanto, é preciso ficar sempre de olho no peso do animal. O tipo de alimentação também deve ser bastante balanceado e não devem ser oferecidos alimentos gordurosos e doces. Os exercícios físicos também ajudam a prevenir as doenças cardíacas. O Boykin Spaniel deve ser levado para passear todos os dias por pelo menos 15 minutos. É ideal também que ele tenha espaço para correr, brincar e se exercitar ao longo do dia, de modo a não ficar estressado e ter seu peso sob controle.

Como cuidar

A raça Boykin Spaniel exige alguns cuidados específicos, principalmente ligados à sua pelagem e suas orelhas. É preciso ter esses cuidados para garantir não só a boa aparência física do animal, mas principalmente a sua saúde. Os pelos devem ser escovados todos os dias pelo menos uma vez. Deve-se usar uma escova macia e própria para uso veterinário. A tosa higiênica é recomendada pelo menos uma vez por mês para evitar que os pelos fiquem grandes demais e acabem formando nós. Os banhos devem ser semanais, e logo em seguida os pelos devem ser bem secos para evitar fungos ou qualquer outro problema. É preciso também tomar cuidado com as orelhas do animal. Devem ser sempre limpas por dentro com o auxílio de um algodão e produto específico para isso. As unhas do animal também precisam ser cortadas pelo menos uma vez por mês, preferencialmente junto com as tosas para que haja um melhor controle.

Alimentação

O Boykin Spaniel, apesar de robusto e saudável, precisa ter uma alimentação controlada. Não é recomendado oferecer-lhe comida processada, industrializada, com muito sal nem açúcar. Também deve-se evitar embutidos e outros tipos de alimentos que possuam muitos conservantes e gordura saturada. Essas comidas podem causar ao cão problemas digestivos e alergias. O ideal é que a alimentação desse animal tenha como base as rações próprias para a fase da vida em que ele está e para seu porte físico, que é o médio. Para o filhote de Boykin Spaniel são recomendadas as rações especiais de filhote. Por conta de seu tamanho, esse cão chega a fase adulta dentre os 12 e 16 meses, e é nesse período que deve ser feita a transição para a ração comum. O ideal é ir misturando as duas aos pouquinhos para o cão se acostumar até finalmente passar a oferecer apenas a ração de cães adultos. Já quando o cão está ficando idoso, por volta dos 10 anos ou quando começar a aparentar sinais de fragilidade, o melhor é trocar para a ração própria para cães idosos. Essas rações costumam ser mais moles e fáceis de mastigar. Petiscos e biscoitinhos próprios para cães também são liberados, principalmente durante treinamentos. Mas devem ser usados apenas como recompensas mesmo, e não para substituir a ração. Algumas frutas também são permitidas para o Boykin Spaniel, como a banana, a maçã, a pera, o morango e a goiaba. Já outras não devem entrar na dieta do animal. São elas: abacaxi, laranja, uva, carambola. O chocolate é um alimento que está completamente proibido para o cão. Ele contém uma substância que eles não conseguem digerir, que é a teobromina. Um pequeno pedaço pode fazer muito mal e causar até mesmo a morte do animal. Mas em todo caso, deve-se sempre consultar um veterinário antes de oferecer alimentos diferentes ao Boykin Spaniel.

Preço

Essa raça de cão é bem difícil de se encontrar à venda no Brasil. Portanto, os preços são baseados naqueles praticados nos Estados Unidos, onde ele é bem popular.

Boykin Spaniel cachorro preço

O cão Boykin Spaniel não é uma raça tão popular, portanto não é tão barata. Comparado com as raças mais comuns no Brasil, chega a ser um valor bastante alto. Seu preço, dependendo do canil e de sua linhagem, pode variar entre 800 e 1.500 dólares, algo em torno de R$ 2.400 e R$ 4.500.

Canil de boykin spaniel

O Boykin Spaniel é extremamente popular no estado da Carolina do Norte, nos Estados Unidos. Lá é facilmente encontrado e existem muitos canis especializados. No entanto, aqui no Brasil, essa raça é pouco difundida e chega a ser considerada exótica. Não existem canis e não é comum encontrar criadores confiáveis e especializados e nessa raça.

Boykin spaniel adoção

O Boykin Spaniel, por ser uma raça bastante rara no Brasil, dificilmente é encontrado para a adoção. Se você gostou e tem interesse, pode procurar por alguma outra raça de spaniel que seja mais comum. Os Cocker Spaniel, por exemplo, são bastante comuns e são facilmente encontrados para adoção. O Boykin Spaniel é um cão extremamente encantador e dócil. São cães alegres, brincalhões e obedientes. Os donos costumam ser apaixonados por ela. É uma raça que, apesar de ainda ser pouco difundida em nosso País, tem tudo para crescer e encantar cada vez mais criadores.