Ícone do site Raças de Cachorro

Boston Terrier

Origem e História

Afetuoso e sociável. Essa é uma das melhores definições para o cão Boston Terrier, primeira raça canina totalmente gerada nos Estados Unidos. O desenvolvimento se deu em Boston, por volta de 1870, a partir do cruzamento do Terrier branco com o Bulldog Inglês. Os primeiros exemplares chegaram a pesar 20 kg. Posteriormente, foram realizados cruzamentos com cães Bulldog Francês, o que acabou resultando em mudanças no tamanho e padrão da raça. Isso explica também por que o Boston Terrier tem tão pouca semelhança com seus “irmãos” Terrier e seja muitas vezes confundido com o Bulldog Francês.
Esta simpática raça de cão de companhia só foi reconhecida oficialmente pelo Kennel Club após terem passado três gerações de linhagens puras, o que se concretizou em 1893. Extremamente popular nos Estados Unidos, tanto como cão de exposição quanto de companhia, ele chegou a ser associado ao patriotismo norte-americano. No Brasil, a raça ainda não é muito conhecida, mas vem conquistando diversos criadores e canis que disponibilizam filhotes Boston Terrier para venda.

Temperamento

Imagine um cãozinho alegre, inteligente e cheio de energia. O Boston Terrier é tudo isso, com um charme todo especial. No início, ele pode até ficar um pouco desconfiado com estranhos, mas se torna amistoso rapidamente. Considerado um cachorro para toda a família, o Boston Terrier possui temperamento amigável e se adapta a qualquer ambiente. Por isso é a escolha ideal para quem vive em apartamento. Seu lugar preferido é junto de seus donos, o que o torna ainda mais cativante. Essa espécie é muito amorosa, inclusive com crianças, e adora brincar. Só é preciso orientar os pequenos a terem cuidado no trato com seu cãozinho.
De fácil relacionamento com outros cachorros, podem até conviver com pets de outras espécies. Há quem pense que o Boston Terrier é um pouquinho teimoso e resistente a treinamentos. Mas o que ele tem de rebelde, tem de meigo. Difícil resistir ao seu olhar carinhoso. E com reforço positivo ele obedece muito bem. Um cão sensível – Os cães da raça Boston Terrier são muito bem-humorados. Não costumam se irritar facilmente, mas um tom de voz agressivo pode deixá-los retraídos. Quando isso acontece, eles apenas se afastam. A única coisa que o Boston Terrier não gosta é de ficar sozinho. Se você passa fora o dia todo, essa raça não é adequada para você. Ele é muito emocional e precisa de atenção e carinho. Caso se sinta ignorado, pode desenvolver um comportamento destruidor e até sofrer de ansiedade por separação.

Características do Boston Terrier

Embora de porte pequeno, o Boston Terrier possui estrutura corporal forte, com boa ossatura e musculatura. Com focinho achatado e orelhas eretas, seus olhos são grandes, redondos e escuros, o que resulta num olhar muito doce. Outra característica do cachorro Boston Terrier é que seu maxilar inferior é maior que o superior. De pelagem curta e lisa, com textura brilhante, ele não solta muito pelo e não tem cheiro forte.
Entre as cores mais comuns do Boston Terrier estão o tigrado, marrom, preto e o cor-de-foca (preto com reflexos ruivos), sempre com manchas brancas no antepeito, focinho, e entre os olhos. O macho Boston Terrier adulto pesa entre 4 a 12 quilos, sendo que a fêmea pesa de 4 a 10 kg. Quanto à altura, o macho mede entre 37 e 44 cm. Já a fêmea mede entre 35 e 42 cm. Sua expectativa de vida varia entre 13 anos a 15 anos, mas se bem cuidado, pode viver até os 16 anos.

Cuidados

Além de consultas regulares ao veterinário e alimentação equilibrada, há cuidados que você precisa ter para que seu Boston Terrier fique saudável e feliz.

Higiene:

Exercícios e atividades:

O Boston Terrier tem um focinho achatado que torna difícil a troca de ar, por isso os exercícios devem ser moderados. Um passeio curto diário é suficiente para que ele se mantenha em forma, mas não o deixe correr muito.

Saúde

O Boston Terrier é um cão forte e se não for acometido de problemas sérios pode viver até 16 anos. No entanto, por sua formação, tem predisposição a algumas doenças. Por ser um cão braquicefálico (focinho achatado), ele pode desenvolver problemas respiratórios. Essa raça não tolera bem o excesso de frio ou de calor. Por causa do focinho curto, tem dificuldade de respirar e ronca muito. Os olhos também ficam mais expostos, causando problemas oculares, entre os quais, os mais comuns são a úlcera na córnea e a catarata juvenil.
Outra doença peculiar no Boston Terrier é o hipotireoidismo. Por possuírem metabolismo lento, podem acumular excesso de gordura. Para prevenir, adote uma dieta equilibrada e, se necessário, tratamento da tireoide prescrito pelo veterinário. Outros problemas que ele pode apresentar: Como todo pet, o Boston Terrier precisa do acompanhamento de um bom veterinário para ficar com a saúde em dia. Mantenha-o sempre com peso ideal e suas narinas limpas para prevenir ou tratar resfriados. Siga o calendário de vacinação e, pelo menos duas vezes ao ano, faça uma consulta de check up.

Como cuidar

Ao levar para casa o seu Boston Terrier você terá uma grata surpresa. Em pouco tempo ele estará à vontade com todos da família. Ele é fiel ao seu dono, mas não dispensa carinho e atenção de ninguém. Residências com jardim ou quintal fazem sua alegria, mas se ele não tem o dono por perto, prefere voltar para dentro de casa. Mesmo sendo um cão caseiro e fácil de lidar, essa raça precisa de companhia e gosta de ser estimulada, por isso dedique algum tempo para o passeio diário. É importante lembrar que seu formato de focinho atrapalha um pouco a respiração, por isso não exija muito dele. Evite passeios e exercícios nas horas mais quentes do dia. Ele não se dá bem com o excesso de calor. Depois das atividades, ofereça-lhe água e deixe-o repousar. Seja filhote ou adulto, nao se esqueça de reservar alguns brinquedinhos para o seu Boston Terrier. Ele se diverte muito com mordedores, panos velhos e com a brincadeira de “pegar a bolinha”.

Alimentação

Este cão de estatura pequena não necessita de grande quantidade de comida. Opte por uma dieta equilibrada, dando preferencia a rações caninas. Seu metabolismo é lento, por isso, atenção para a alimentação e mantenha água sempre disponível para evitar a desidratação.

Preço

Essa raça divertida e de fácil convívio tem encantado muitas pessoas que buscam um cão de companhia para toda a família. Um filhote do Boston Terrier pode variar de R$ 2.000 a R$ 4.500 para espécies com pedigree, porém pode ser encontrado por valores menores, sem deixar de lado a confiabilidade do canil. Filhotes de Boston Terrier – Ao adquirir seu filhote Boston Terrier, leve-o ao veterinário com a carteira de vacinação e tire todas as dúvidas sobre como cuidar dele. Entre outras necessidades, ele precisará de ração de qualidade, mordedor de borracha, shampoo para cachorros, e principalmente carinho e atenção. A raça Boston Terrier é um pouco resistente ao adestramento e nem sempre é obediente, por isso é preciso treiná-lo desde filhote.

Boston Terrier Puppies (onde comprar)

Existem vários locais no Brasil onde você pode comprar seu Boston Terrier puppy (filhote), mas aconselha-se dar preferência a canis sérios, ao invés de arriscar em petshops ou sites de venda on line. Criadores amadores podem realizar cruzamentos errados comprometendo a saúde dos cães. Os animais em petshop muitas vezes sofrem o desmame muito cedo, além de não terem oportunidade de se socializarem. Seja consciente. Escolha seu pet num Canil Boston Terrier credenciado.

Boston Terrier Canil – Como escolher

Se você deseja ter um Boston Terrier de boa procedência, evite canis que se dedicam a várias raças. Dê preferência àqueles especializados em Boston Terrier e filiados à CBKC (FCI). Em um bom canil de Boston Terrier você receberá seu filhote vacinado, vermifugado e com contrato de compra e venda, além do pedigree. Boston Terrier Venda – A maioria dos canis envia para todo o Brasil. O importante é você ter a certeza de encontrar o lugar certo onde adquirir o seu amiguinho.