O Boiadeiro de Entlebuch é uma raça de cães que teve sua origem na cidade de Entlebuch, um vale localizado na região de Lucerne e Berne, na Suíça. Ele é a menor raça entre quatro padrões de cachorros boiadeiros tricolores do país, sendo que sua aparência parece descender dos Mastiffs Romanos – raça antiga que era usada para o trabalho pelos antigos romanos, apesar de ainda ser difícil afirmar com precisão.
Conhecido também como Cão da Montanha de Entlebuch, ou Cão de Gado de Entlebuch, esse cachorro foi descoberto no século XIX, quando um juiz de competições e um criador de cães exploravam as regiões dos vales suíços. Após isso, o Boiadeiro de Entlebuch foi usado durante muitos anos como cão de pastoreio e como cão de guardas das fazendas da região dos Alpes Suíços. Além disso, em virtude da sua inteligência, agilidade e rapidez no aprendizado, ele também era bastante utilizado para o manejo de outros animais, como porcos.
Apesar de descoberto há tanto tempo, o Boiadeiro de Entlebuch teve seu primeiro registro exclusivo em 1889 e seu primeiro padrão oficial escrito somente em 1927. Nos dias atuais, a raça ainda é raramente vista fora de sua terra natal, mas possui admiradores ao redor do mundo em virtude de sua crescente popularidade como um cão de companhia.
Temperamento
Autoconfiante, persistente e determinado, o Boiadeiro de Entlebuch é uma raça leal e protetora com sua família. Com estranhos, ele torna-se mais reservado e desconfiado. Ademais, a raça Boaideiro de Entlebuch é entusiasmada, receptiva, alegre e bastante ativa, além de ter uma boa energia, tanto que precisa de exercícios físicos diariamente e de uma espaço amplo para correr e brincar. O Boiadeiro de Entlebuch deve morar em casas com pátios grandes ou sítios e fazendas, ele não é indicado para apartamentos ou casas com pátios pequenos.
Em virtude do seu instinto protetor e do seu histórico com o campo, eles são bons cães de guarda e gostam de trabalhar. O Boiadeiro de Entlebuch também é bastante hábil em realizar qualquer tarefa, sendo uma ótima raça para competições de esportes caninos ou como companhia do dono durante a prática de exercícios físicos ao ar livre.
Boiadeiro de Entlebuch características física
Apresentando um porte mediano, o Boiadeiro de Entlebuch é considerado um cão compacto, com contorno musculosa e forma ligeiramente larga. Os machos podem medir entre 44 e 52 cm de altura, enquanto que as fêmeas têm de 42 a 50 cm de altura. Já com relação ao peso, ele varia entre 23 e 30 kg.
O Boiadeiro de Entlebuch possui uma cabeça larga e plana, com a forma de cunha e stop levemente marcado, mas bem proporcional ao seu corpo. Já o focinho é forte e bem cinzelado, evidenciando bem a região da testa e bochechas. Ele vai diminuindo aos poucos e uniformemente, mas sem ser pontudo.
As orelhas têm tamanho médio, relativamente amplas e pendentes. Elas têm um formato triangular, mas são arredondadas mais próximo das pontas. Já os olhos do Boiadeiro de Entlebuch são pequenos, arredondados e de cor que varia entre avelã e marrom escuro. O pescoço é de comprimento médio e robusto, enquanto que o dorso é firme e relativamente longo. A cauda é grossa, de inserção em continuação com a linha superior e suavemente caída.
A pelagem é dupla, curta, bem assentada e tipicamente tricolor. A cor básico do pelo do Boiadeiro de Entlebuch é o preto e as marcações são normalmente na cor amarela e marrom avermelhado com manchas brancas. Sendo que as manchas amarelas e marrons são localizadas normalmente acima dos olhos, no focinho, na garganta, nas laterais do peito e nos membros.
Cuidados
Como o Boiadeiro de Entlebuch é uma raça que sempre foi voltada para o trabalho no campo, ela não é indicada para o convívio em apartamentos ou casas que tenham pátios pequenos e cercados. O Boiadeiro tem bastante energia, necessitando de espaço amplo para correr e brincar, além de exercícios físicos diários de alta intensidade, como corridas ou caminhadas. A partir disso, o ideal é que ele seja criado em residências com grandes pátios ou em sítios e fazendas.
Além dos cuidados relacionados com as atividades e o gasto de energia, o Boiadeiro de Entlebuch não exige grande atenção com sua pelagem ou banhos. Ele pode ser escovado apenas uma vez por semana, para manter o brilho e retirar a pelagem morta. Já os banhos podem ser ocasionais, sem regularidade, pois ele é uma raça bastante limpa. Além disso, é necessário alimentá-lo duas vezes por dia com ração de qualidade e indicada para o seu porte e idade. É importante sempre disponibilizar água fresca e limpa e visitar regularmente o veterinário.
Saúde
Com uma expectativa de vida que gira em torno de 11 e 13 anos, o Boiadeiro de Entlebuch apresenta poucos problemas relacionados à sua saúde. Eles são ativos, saudáveis e fortes, mas, infelizmente, assim como outras raças, podem vir a desenvolver alguns problemas em virtude da idade avançada, como displasia coxofemoral, atrofia progressiva da retina e catarata. O importante é o dono estar atento a mudanças na rotina do cão e não abandoná-lo em qualquer momento. Com o aparecimento de quaisquer sinais incomuns na rotina, por menor que sejam, é importante levar o Boiadeiro de Entlebuch ao veterinário. Os problemas de saúde detectados em fase inicial são mais simples e rápidos de tratar.
Como cuidar
O Boiadeiro de Entlebuch é uma raça bem antiga voltada para o trabalho no campo. Por isso, eles não são bons cachorros para quem pretende criá-los em apartamentos ou locais pequenos, pois precisam de espaço para correr e superfícies que possam explorar ou cavar. Até mesmo casas com pátios pequenos cercados podem fazer mal ao Boiadeiro. O ideal para essa raça são residências com terrenos amplos ou sítios e fazendas que tenham bastante espaço para ele correr e se exercitar.
Os cuidados relacionados com a pelagem do Boiadeiro de Entlebuch são simples. É preciso somente escovações semanais, para remover os pelos mortos do corpo, e banhos ocasionais – já que essa é uma raça bastante limpa por si só. Além do mais, o cuidado mais importante está relacionado com a ida ao veterinário regular, para o acompanhamento das vacinas e vermífugos, que são essenciais para o bem estar do cachorro.
Boiadeiro de Entlebuch filhote
O filhote de Boiadeiro de Entlebuch precisa de atenção, carinho e paciência nos primeiros dias de convivência na nova residência. Assim como todos os filhotes, ele é cheio de energia e irá brincar com tudo que estiver ao seu alcance, o que inclui móveis, calçados e objetos variados. Por isso, nesse momento, é importante inclui-lo em aulas de adestramento básico para que ele compreenda de forma mais rápida quais são as regras da casa. Aliás, elas devem ser definidas em conjunto por toda a família, para que o cãozinho não fique perdido nem apronto por alguns integrantes permitirem que ele suba no sofá e nas camas, e outros, não, por exemplo.
Alimentação
Assim como para a grande maioria das raças de cães, o alimento mais indicado para o Boiadeiro de Entlebuch é a ração. Ela garante um desenvolvimento mais saudável para o filhote, pois tem todos os nutrientes que são precisos para suprir suas necessidades nutricionais, especialmente as rações em que são feitas para o porte e idade do seu cão.
O filhote de Boiadeiro de Entlebuch deve ser alimentado até três vezes por dia, já os cães adultos comem duas vezes por dia, sendo uma durante a manhã e outra, de noite. Além disso, também é importante sempre manter à disposição dos cães um pote com água limpa e fresca – especialmente nos dias mais quentes.
Preço
O preço médio de um filhote de Boiadeiro de Entlebuch varia entre R$ 2.000,00 e R$ 4.000,00.
Boiadeiro de Entlebuch preço
Os preços dos filhotes de Boiadeiro de Entlebuch têm alterações em razão do histórico familiar e também da genética dos pais e avós. Apesar de serem muito usados para o trabalho no campo, os cães dessa raça também são conhecidos em exposições e premiações e, caso os antecedentes do filhote tenham conquistado algum título ou prêmio, o valor será mais alto, se comparado com outro filhote sem histórico de premiações.
Boiadeiro de Entlebuch canil
Como o Boiadeiro de Entrebuch é uma raça ainda pouco difundida fora do seu país natal, é incomum encontrar canis voltados para a criação da raça no Brasil. Se o objetivo é buscar por um Boiadeiro, a dica é digitar pelo nome da raça junto a palavra “canil” em sites de busca na internet. Com isso, será possível encontrar locais que comercializem o cãozinho.
Boiadeiro de Entlebuch doação
O Boiadeiro de Entlebuch ainda não é popular no Brasil e, assim como não há canis voltados exclusivamente para a sua criação, a adoção dessa raça é ainda mais difícil. Além disso, os criadores que se dedicam a sua criação investem valores muitos altos, com cuidados específicos com os filhotes e patriarcas, e esses custos são repassados no momento da venda. Entretanto, pode vir a existir casos raros de alguma família precisar se desfazer do seu Boiadeiro de Entlebuch e optar por doa-lo. Nesses casos, normalmente, as informações são divulgadas em grupos de redes sociais voltados para adoção de cães ou em clínicas veterinárias.