Boiadeiro da Flandres

Origem e história

O Boiadeiro da Flandres, chamado em Francês de Bouvier de Flandres, é uma raça bastante antiga originária da região de Flandres, que fica localizada na Bélgica. Acredita-se que ela tenha surgido do cruzamento entre um cão Griffon e um Pastor de Beauce. Não se sabe exatamente quando surgiu. Porém, imagina-se que tenha sido entre o fim do século XIX e o começo do século XX. Nessa época, existiam muitas fazendas e criações de gado na Europa Ocidental. Na região de Flandres, os cães dessa raça passaram a ser usados como boiadeiros.
Boiadeiro da Flandres raça
Pela primeira vez, no ano de 1910, a raça foi apresentada no Exposição Internacional de Cães em Bruxelas. Porém, somente dois anos depois em 1912 é que o padrão da raça foi definido. Durante a Primeira Guerra Mundial, esse cão ganhou ainda mais fama e admiração. Ele foi muito usado pelas forças armadas, por ser forte, inteligente e um bom farejador. Muitas vezes, esse cão era enviado para procurar os soldados que haviam sido feridos e se perdido dos demais. Ele era enviado também para levar mensagens de um lugar a outro. E cumpria todas essas funções muito bem. Toda essa participação do cão na guerra quase levou-o à extinção. Para impedir que isso acontecesse, uma sociedade rural da Bélgica chamada St. Hubert fez o cruzamento entre a raça e o cão que era chamado de boiadeiro belga. Ambas as raças eram bastante parecidas. Porém, após esse cruzamento, o Boiadeiro da Flandres oficialmente passou a ter algumas características do belga e elas se tornaram uma raça só.

Temperamento

O temperamento de um cão é uma das principais características a se levar em conta quanto escolhemos uma raça. Tão importante quanto seu tamanho e suas características físicas, é ele que vai determinar se um cão se adequa ou não a determinado lar e estilo de vida das pessoas.

Boiadeiro da Flandres temperamento e características

O temperamento do cão Boiadeiro de Flandres é, sem dúvidas, uma de suas características mais curiosas. Por ter um porte grande e um aspecto quase selvagem, é de se imaginar que se comporte de tal forma. Porém, é bem diferente disso, pois ele é extremamente dócil. Uma de suas principais qualidades é a inteligência. Esse cão assimila e entende tudo muito rapidamente. E também é muito obediente. Por conta disso, nos dias atuais, é treinado como cão guia para deficientes visuais e como cão farejador para a polícia.
Boiadeiro da Flandres cachorro
Os cães dessa raça não gostam de ser deixados muito tempo sozinhos. Isso os deixa tristes e entediados. Quando isso acontece, por conta de sua origem e de sua força, ele pode acabar adquirindo um comportamento destrutivo. No entanto, se estiver sempre com o dono, o Boiadeiro da Flandres tem um temperamento excelente. Ele costuma ser bastante calmo e obedecer às ordens recebidas. Muito educado, sensível e carinhoso, é o tipo de cão de companhia ideal para todas as pessoas.

O Boiadeiro da Flandres pode conviver com crianças?

O Boiadeiro da Flandres pode sim conviver com crianças, desde que elas já tenham consciência de como tratar o animal e não façam brincadeiras agressivas ou que possam machucá-lo. Esse cão é muito forte e pode avançar caso fique irritado. Portanto, só não é recomendado para crianças muito pequenas. É importante sempre ter em mente que esse cão tem um porte físico extremamente forte, musculoso e robusto. Portanto, se ele se tornar agressivo, pode virar um grande problema.

Cuidados

Assim como outras raças, o Boiadeiro da Flandres também exige alguns cuidados específicos em sua educação desde que é apenas um filhote.

A importância de ter autoridade com um boiadeiro de flandres

É preciso, desde o primeiro dia, saber tratá-lo com autoridade e mostrar que quem manda na casa são os donos. O dono precisa ter liderança e autoridade sobre o animal. Por mais que um filhotinho seja fofo e pareça indefeso, lembre-se que aquele cãozinho irá crescer e pode causar muitos estragos se não tiver limites.
Boiadeiro da Flandres cão
A origem selvagem do Boiadeiro da Flandres o torna propício a querer ser dominante. Por isso, é preciso ter sempre pulso firme e brigar quando o cão faz coisa errada. Também é importante não incentivar brincadeiras violentas e que envolvam mordidas em pessoas.

A agitação e a necessidade de companhia constante

Este cão é muito grande e forte, portanto tem muita energia para gastar. Por conta disso, ele necessita estar ao ar livre e ter bastante espaço para correr, pular e se divertir. Caso contrário, ele acumula energia, fica estressado e acaba destruindo tudo o que encontra pelo caminho Não é a raça mais recomendada para se ter em apartamento. No entanto, é possível, desde que sejam feitos passeios diários em locais grandes e arejados onde o cão tenha toda a liberdade para correr por algum tempo. Um cuidado muito importante que quem quer ter um Boiadeiro da Flandres deve tomar é de garantir que o cachorro sempre tenha companhia de um ser humano. Apesar de seu porte gigante, a raça é extremamente carente e dependente. Eles não suportam ser deixados sozinhos pelos donos.

Saúde

O Boiadeiro da Flandres é extremamente forte, tem bastante músculos e um físico robusto. Quanto à expectativa de vida, esse cão vive em média de 10 a 12 anos. Os machos medem de 62 até 68 centímetros de altura, enquanto as fêmas podem medir de 59 a 65 centímetros. O peso dos machos varia entre 35 e 40kg, já o das fêmeas vai de 27 a 35 quilos. Sua pelagem normalmente é cinza, castanha ou preta, sempre em tons escuros. Podem também ser tigrado e ter uma mancha branca na região peitoral.
Boiadeiro da Flandres
O Boiadeiro da Flandres por seu porte físico e sua força costuma ser um animal bastante saudável e não adoece com facilidade. Porém, assim como outras raças, essa também está mais propícia a ter determinadas doenças. Os problemas que são mais comuns nessa raça são as doenças estomacais, a epilepsia e problemas de visão como a catarata (quando o cão já é idoso). As fêmeas podem ainda apresentar problemas de ovário. É importante estar sempre atento a qualquer mínimo sinal de que alguma coisa está errada e levar o cão direto para um veterinário de confiança. E as consultas não devem acontecer apenas nessas situações. É preciso levar o Boiadeiro da Flandres todos os anos a uma clínica para que seja vacinado

Como cuidar

Esta raça exige alguns cuidados especiais por conta de seu tamanho e de suas características físicas, principalmente a pelagem. Um dos cuidados que se deve ter é em relação à pelagem. Os pelos do Boiadeiro da Flandres são extremamente grossos e duros. Além disso, se dividem em duas camadas, sendo a de baixo mais espessa e impermeável. Isso é uma vantagem pois essa raça não costuma sofrer com as baixas temperaturas. O ideal é escová-lo todos os dias. Só assim é possível prevenir que os pelos se embaracem e criem nós. Para que isso seja natural e não incomode o filhote de Boiadeiro da Flandres já deve ser habituado à escovação desde pequeno. Também é importante tomar cuidado e fazer a escovação de forma suave e delicada para não machuca-lo. Ainda por conta dessa pelagem grossa e impermeável, o Boiadeiro da Flandres não pode nem deve ser banhado. Caso seja preciso limpá-lo, a melhor opção é um shampoo seco próprio para uso veterinário.

Alimentação

O Boiadeiro da Flandres é um cão bastante forte e saudável. Para preservar sua saúde intacta, é importante que ele tenha uma alimentação adequada e bastante nutritiva. Esse é um cão que come bastante. Por ser muito musculoso, ele gasta muita energia ao longo do dia. portanto, é natural que ele coma grandes quantidades de comida. Mas é importante controlar e seguir as orientações do veterinário quanto a isso, para que o cão não acabe ficando obeso e tendo problemas de saúde. A alimentação do Boiadeiro da Flandres deve ser baseada somente em ração própria para cães. A vantagem da ração em relação a outros tipos de alimentação como a comida caseira é que ela é balanceada e tem exatamente os nutrientes que o animal precisa.

Preço

Bouvier de Flandres canil

O Boiadeiro da Flandres é uma raça bastante difícil de se encontrar no Brasil. São pouquíssimos os canis de criadores e eles existem em apenas alguns estados. Para encontrar o mais próximo, procure na internet por sites especializados. Os grupos e fóruns em redes sociais também podem te ajudar.

Bouvier de Flandres preço

Levando em conta seu porte e beleza, o preço desse cão é relativamente barato. Ele custa em torno de R$ 1500,00, mas esse preço pode variar de canil para canil e conforme a procedência do animal.

Boiadeiro da Flandres adoção

Por ser uma raça difícil de se encontrar, o Boiadeiro da Flandres não é comum de ser encontrado para adoção. O boiadeiro de flandres é uma excelente opção para quem deseja um cão fiel, dócil, alegre, forte e cheio de energia. Com a educação e os cuidados certos, ele se torna um incrível amigo e companheiro de todas as horas.