Ícone do site Raças de Cachorro

Barbet

Origem e história

O cão da raça Barbet é também conhecido como French Water Dog, ou Cão D’água Francês.  O motivo pelo qual ele é conhecido por esse nome vem da sua origem, destinada à caça de aves aquáticas. Trata-se de uma raça antiga e que é bastante comum no país de onde provém. A história a respeito da origem do cão Barbet não é muito clara, mas sabe-se que ele foi desenvolvido em fazendas francesas, primeiramente para ser usado como um animal de companhia, por volta do século XVI. Por causa das habilidades que a raça possui, acabou logo sendo usado para outras funções, que incluíam a procura e afugentamento das presas de seus respectivos esconderijos à beira de rios, para em seguida capturá-las.
Há pesquisadores que acreditam que o Barbet descenda de cães originários da norte da África, onde eram usados no pastoreio. Eles então teriam sido levados para a Europa no período em que os Mouros ocuparam a Península Ibérica, entre os séculos XVII e XVII. Porém, outras fontes indicam que eles provavelmente foram cruzados com cães indígenas, o que resultou no surgimento das raças encontradas atualmente de cães pastores e de água. Também é possível que cães de origem asiática tenham chegado à Europa e acabaram sendo então cruzados com raças locais, resultando assim em uma variedade de tipos distintos. A partir de então, esses cães se espalharam por toda a Europa, onde foram se adaptando melhor ao clima através dos cruzamentos com as raças locais. O primeiro relato escrito do Barbet surgiu no ano de 1387. Em seguida, seu nome também apareceu na De Canibus Britannicus no ano de 1570, onde foi feita a primeira tentativa de categorizar as raças conhecidas de cães. Em meados do século XIX, a palavra “barbet” era usada para definir os cães que possuem uma “barba” ou algo que se assemelhasse a uma. Durante esse período, o Barbet e o Poodle eram considerados o mesmo tipo de cão. Durante a Primeira e a Segunda Guerra Mundial, a raça Barbet correu o risco de se extinguir. Isso porque na época havia apenas dois criadores desse cão no mundo, que tinham seus canis localizados na França.  Ao final da guerra, apenas alguns exemplares da raça sobreviveram. Após 20 anos, dois canis buscaram então retomar a criação do Barbet para evitar que eles desaparecessem. Ainda hoje essa é uma raça ameaçada de extinção. Consiste em um animal que suporta bem temperaturas baixas, dentro ou fora da água. Além de serem usados para a caça, são também usados para salvamentos e podem ser treinados para servirem de cão-guia. Ele vem ganhando cada vez mais presença em países escandinavos e também na América do Norte, mas exemplares também podem ser encontrados em outras localidades.

Temperamento

O Barbet é um animal bastante sociável e enérgico, gosta de conviver junto a crianças e procura estar ao lado dos donos em todos os momentos em que é possível. Eles desenvolvem uma amizade e fidelidade inabalável com a sua família. Possui uma personalidade dócil e equilibrada, sendo por isso considerado um animal adequado para o convívio familiar, especialmente para casais que possuem crianças pequenas. Trata-se de um cão que gosta de trabalhar e, dessa forma, pode gastar a sua energia.
O cão Barbet é bastante versátil, adora se divertir correndo pela casa ou quintal, aprendendo novos truques e brincadeiras. Também gosta de brincar na água, mesmo que o dia esteja frio. Não é um animal indicado para pessoas que passam muito tempo ausentes de casa, pois pode acabar desenvolvendo o hábito de latir quando se sente muito sozinho.  Caso existam outros animais na casa, ele se dará bem com eles.  Apesar de geralmente latir quando uma pessoa estranha se aproxima, ele provavelmente fará amizade com facilidade.

Cuidados

O Barbet precisa de atividades físicas moderadas, mas também pode se adaptar bem em apartamentos ou casas pequenas. O ideal é que ele receba a atenção e carinho adequados para que não se sinta carente. Consiste em uma raça hipoalergênica, o que significa que sua presença apresenta um baixo risco de provocar alergia. Eles não soltam muito pelo e, por esse motivo, é preciso que o dono se dedique a escová-lo com uma frequência maior do que algumas outras raças, para que assim os pelos mortos sejam removidos. Além disso, a escovação evitará o aparecimento de nós. Por ter a pelagem bastante grossa, é comum que, após um simples passeio, o animal esteja com alguns resquícios de galhos e folhas que acabaram se enroscando no caminho. A tosa é recomendada a cada 6 meses, sendo indispensável para a boa saúde e aparência da pelagem.
Os pelos localizados nos ouvidos necessitam de um cuidado especial, devendo ser removidos para não causarem um impedimento no canal auditivo do animal. O ideal é que os banhos sejam dados a cada 6 ou 8 semanas. Além disso, suas unhas devem ser aparadas frequentemente.

Saúde

O cão Barbet possui um porte médio e bem robusto, com pelos fartos, longos e encaracolados. Ele possui a pelagem bastante frisada, assim como os cães da raça Poodle. Seu pelo acaba formando uma barba, o que originou o nome da raça. Possui a cabeça larga e com formato arredondado. Seu focinho é quadrado, os olhos são da cor castanha escura. Suas orelhas têm o formato alongado, com a presença de longas mechas. As cores que eles apresentam são formadas por tons únicos, variando entre areia, cinza, marrom, fulvo, cinza, vermelho e preto.
Por se tratar de uma raça de cão que não há muitos exemplares pelo mundo, seus problemas de saúde a longo prazo não são totalmente conhecidos. Alguns podem apresentar uma displasia da anca e também podem desenvolver infecção no ouvido. Também podem apresentar hérnia, má formação dentária, testículos que não descem e epilepsia. O tamanho médio dos machos da espécie varia entre 58 cm e 65 cm. Já as fêmeas podem variar entre 52 cm e 61 cm. O peso médio fica entre 17 kg e 28 kg. A expectativa média do Barbet é de cerca de 13 a 15 anos.

Como cuidar

O cão da raça Barbet geralmente obedece às ordens que são dirigidas a ele e são considerados animais muito inteligentes. Por esse motivo, podem ser adestrados com facilidade. O ideal é que o treinamento seja realizado ainda quando filhote, mas também é possível adestrá-lo depois de adulto. É preciso que ele seja criado com firmeza e aprenda a respeitar as ordens da casa, para que assim não acabe se tornando um animal dominante. Por isso, é essencial mostrar a ele quem é o líder, de maneira clara e ponderada.

Filhote de Barbet: como cuidar

O Barbet filhote precisa de um tutor consistente e que preferencialmente já tenha certa prática no trato de animais. Ele costuma ser obediente e aprenderá com facilidade o que lhe for ensinado. Apesar disso, poderá se mostrar um tanto teimoso.
É recomendado que a pelagem dos filhotes Barbet seja totalmente raspada até os seis meses de idade, para que assim o pelo se torne mais grosso quando adulto. Ao adquirir um filhote, busque sempre um criador que seja responsável e que ofereça toda a comprovação de vacinas e exames de saúde, tanto do filhote quanto dos pais.

Alimentação

O Barbet cachorro possui uma necessidade nutricional específica, devendo ser alimentado com uma dieta equilibrada e leve, para assim não ganhar um peso extra, já que pode apresentar essa tendência. Quando filhote, a ração deve ser oferecida de 3 a 4 vezes ao dia. Já adulto, a partir de um ano de idade, o ideal é que ele se alimente de 2 a 3 vezes diárias.

Quanto um Barbet come

A quantidade de ração a ser oferecida para o Barbet enquanto filhote pode variar de 75g a 124g por dia. Quando adulto, a quantidade pode ser entre 200g a 310g, dependendo das necessidades de cada animal.

Preço

O preço de um cachorro Barbet pode variar entre R$ 2.000 a R$ 10.000.

Cachorro Barbet preço: variações

As variações de preços decorrem por motivos como a linhagem do qual o exemplar é proveniente. Em geral, a fêmea apresenta um preço superior ao do macho, por se tratar da reprodutora da espécie. Além disso, por se tratar de um animal não muito comum, a variação nos valores de compra podem apresentar uma variação grande.

Barbet venda

No Brasil, a raça ainda é muito rara e pouco conhecida. Por conta disso, não é comum encontrar o Barbet disponível em canis brasileiros. O animal deve apresentar todos os requisitos relativos à sua raça, além de ter as garantias e comprovantes de pedigree, vacinas e também detalhes a respeito de seus pais.

Barbet adoção

Por ser um animal que possui poucos exemplares puros da raça no mundo, não é usual encontrar pessoas que tenham esse cão ou que tenham a intenção de doá-lo.

Canil de Barbet

Canis que vendem cães da raça Barbet não são comuns de serem encontrados no Brasil. Apesar disso, é possível encontrar com facilidade canis que ofereçam cães que descendem dessa raça, como o Poodle, por exemplo.