O cão da raça Azawakh tem sua origem procedente da África, mais propriamente do vale de Azawakh, que fica localizado na região da fronteira do Mali. Esse animal foi criado há cerca de mil anos por povos nômades tuaregues, que viviam no sul do Saara. Por esse motivo, também foi chamado de Galgo Tuaregue ou Galgo Sul Saariano. Os outros nomes pelo qual ele é conhecido são: Oska, Hanshee, Rawondu, Tuareg Wulo, Bareeru e Sloughi.
No início, seu propósito principal era de ser usado na caça às gazelas da região e, nessa época, ter a posse de um desses cães representava um símbolo de força e status. Os cães permaneciam montados em cavalos e somente quando avistavam as gazelas é que acabavam sendo soltos para então sair em sua perseguição.
Por sua grande habilidade como cão corredor, o Azawakh pode alcançar sua presa com muita rapidez e facilidade. Apesar de sua aparência frágil, ele é capaz de perseguir uma gazela por cerca de seis horas seguidas, embaixo do sol forte do deserto.
Artes rupestres datadas de cerca de 8.000 a 10.000 anos a.C. revelam a presença de cães muito semelhantes ao Azawakh, junto a caçadores da época. Porém, estudos recentes feitos através do sangue do Azawakh, em conjunto com as observações e pesquisas arqueológicas, revelam algumas teorias divergentes a respeito da sua origem.
Alguns pesquisadores defendem que esse cão se origina de um grupo de cães vadios que habitavam da África Subsaariana, tendo como antepassados o Basenji e o Sloughi. Porém, apesar das semelhanças físicas, os testes feitos com amostras de DNA indicam que o Azawakh se relaciona de maneira bem distante como os outros cães. Isso acontece muito provavelmente em razão do isolamento dessa raça dos outros cães por milhares de anos, o que o tornou uma raça que permaneceu pura e com uma genética singular.
O Azawakh possui um raro alelo de xiliose siomerase (GPIB) em seu DNA, que é também encontrado em raposas e lobos, além de poucas raças de cães japonesas. Isso sugere uma ramificação durante a evolução do Azawakh, provavelmente quando as raças do cão e do lobo se tornaram distintas e seguiram por caminhos separados.
Essa raça canina pode ser encontrada em diversas tonalidades, como vermelho, grizzle, azul ou preto. Também são encontrados exemplares brancos. Devido à variedade de cores do Azawakh, o padrão americano estabelecido pelo AKC (American Kennel Club) e UKC (United Kennel Club) aceita qualquer variação de cores encontrada.
Já o padrão estabelecido pela FCI (Federação Cinológica Internacional) são as cores areia claro, marrom, vermelho e rajado. Na França, porém, os Azawakh que apresentam meias brancas acima do cotovelo são desclassificados em concursos.
O Azawakh chegou à Europa apenas na década de 1970, após o embaixador da Iugoslávia receber um exemplar de presente. Ainda hoje a caça é realizada em alguns países.
Temperamento
A raça Azawakh prefere viver em grupos e, além disso, tem a necessidade de praticar exercícios de forma abundante e com regularidade. Por esse motivo, ele não é um cão considerado adequado para viver em apartamentos ou casas pequenas, com pouco espaço no quintal.
Ele possui um forte instinto protetor e desenvolve uma ligação muito próxima com o seu dono. Apesar de serem mais reservados com pessoas que não são do seu convívio, não costumam se mostrar animais agressivos. Em geral, após o primeiro contato com pessoas desconhecidas, onde não demonstram um interesse maior para uma aproximação, se tornam gentis, muito afetuosos e dispostos a ceder.
Apesar de sua origem estar associada à caça, ele só irá se tornar apreensivo e atacar quando se sentir realmente ameaçado. O Azawakh é um cão alerta e, por essa razão, pode ser um excelente cão de guarda, já que, ao notar algo estranho acontecendo, o Azawakh começa a latir para alertar os outros integrantes do seu bando para que então possam se unir para atacar o invasor.
Trata-se de um animal corredor e muito resistente. Por esse motivo, é uma ótima companhia para pessoas que praticam caminhada e corridas de longa distância. Ele possui uma reação rápida e costuma ser um tanto desconfiado. Precisa sentir que está em segurança pra viver de forma tranquila. Por serem originários de regiões quentes, não apreciam tempo chuvoso ou frio.
Cuidados
Os cães da raça Azawakh precisam de um tutor que transmita força e liderança, mas que o tratem de maneira justa. Eles podem desenvolver melhor suas habilidades quando estão na convivência com outros Azawakhs.
São animais que precisam de áreas grandes, onde possam se exercitar e gastar toda a sua energia acumulada. Em ambientes com pouco espaço para se exercitarem, eles se tornam bem inativos. Além disso, podem desenvolver o mau hábito de fazer buracos pelo jardim da casa.
Trata-se de um cão bastante sensível a anestesias, por isso, deve-se ter cuidado quando for necessário anestesiá-lo.
Saúde
O cão da raça Azawakh é um animal da família dos Galgos, o que justifica sua estrutura magra e esbelta, com pernas e pescoço compridos. Por ser um cachorro muito magro, é possível visualizar suas costelas através de sua pele fina. A cabeça é alongada e fina, com narinas proeminentes. Sua elegância natural lhe confere um aspecto refinado.
Sua pelagem é curta e fina e não possui pelagem em seu ventre. As cores variam e todas as nuanças são aceitas, como a zibelina clara, fulva escura ou tigrado em preto. Cada pata possui uma mancha que assemelha a uma “meia branca”, ou pelo menos a sombra do traçado nas patas. Já a cauda é afilada, longa e baixa, onde possui o mesmo tipo de pelo presente no tronco e apresenta um pincel branco na ponta.
Ele tem os olhos amendoados e se movimenta com uma marcha que se assemelha aos felinos. Possui uma ótima memória, sendo capaz de reconhecer alguém ou outro cão mesmo depois de muito tempo separados.
Por serem animais muito velozes e extremamente resistentes, ainda hoje são usados por muitos criadores como animais de caça. Além disso, os cães da raça Azawakh são capazes de aguentar temperaturas muito altas, o que não acontece com outros exemplares da família dos Galgos.
São cães que têm a capacidade de se curar rapidamente de lesões. Existem casos isolados de epilepsia idiopática nessa raça. Também podem desenvolver uma instabilidade vertebral cervical, mas as ocorrências são raras.
Os cães Azawakh medem em torno de 55 cm a 75 cm e seu peso fica em torno de 15 kg a 25 kg. A expectativa de vida do animal é cerca de 10 a 12 anos de idade.
Como cuidar
Os cuidados para essa raça são bem básicos, como aparar as unhas, limpas as orelhas e escovar os dentes. Esses são considerados cuidados essenciais para manter a saúde de qualquer cão.
O ideal é que as unhas sejam cortadas semanalmente, sempre com o cuidado para não acabar ferindo o animal. Recomenda-se que a aparagem das unhas seja feita desde filhote, para que assim ele posa se acostumar com a ideia conforme for crescendo, para que isso não se transforme em uma tarefa complicada de se realizar no futuro.
Essa raça de cachorro africano não se adapta bem a temperaturas baixas, por isso, o recomendado é que o Azawakh use roupas durante os dias mais frios. Ele não é um cão que precise de banhos frequentes para que permaneça limpo.
A pelagem curta não precisa de cuidados especiais, apenas uma escovação semanal já será suficiente para a remoção dos pelos mortos.
Filhote de Azawakh: como cuidar
O Azawakh convive com base em uma estrutura hierárquica bem definida e, por conta disso, não costumam se adaptar facilmente a outras pessoas ou animais estranhos. Por isso, é fundamental que ele seja acostumado à presença de outros animais na casa e fora dela desde filhote.
Ele pode aprender os comandos com rapidez no momento do adestramento, principalmente se já houver outros cães sendo treinados junto a ele.
Alimentação
A ração deve ser oferecida por duas ou três vezes durante o dia, variando de acordo como o tamanho do animal. Isso poderá ser conferido na embalagem do produto. As rações com nutrientes balanceados são as mais indicadas, como a Premium e Super Premium. Além disso, a água deve estar sempre à disposição.
Quanto um Azawakh come
Enquanto filhote, a ração deve ser especifica para filhotes e a quantidade pode ser de 95g a 190g diárias. Após os doze meses de idade, ele passa a ser um animal adulto. Sua alimentação deve então ser mudada e pode variar de 160g a 230g ao dia.
Preço
O preço de um Azawakh pode chegar até o valor de R$2.000,00.
Cachorro Azawakh preço: variações
O preço de um Azawakh varia devido a fatores como pedigree o tipo de cuidados recebidos por ele no canil. O Azawakh geralmente não é encontrado com frequência fora do seu local de origem e, por essa razão, seu preço pode sofrer ainda mais variações.
Azawakh comprar
Por ser uma raça pouco conhecida e não disseminada no Brasil, não é comum encontrar esse cachorro galgo à venda com facilidade no país.
Azawakh adoção
Pode ser difícil encontrar esses animais disponíveis para adoção, já que a raça não é muito conhecida e não existem muitos exemplares no Brasil.