O Australian Cattle Dog, ou Boiadeiro Australiano, também chamado de Blue Heeler ou Red Heeler, é uma raça de cães oriunda da Austrália, como seu próprio nome já presume. Seu desenvolvimento e criação começou com a migração britânica para o país. Visto que o ambiente era totalmente diferente, os cães europeus tradicionais, na domesticação do gado, não conseguiram adaptar-se ao local. Era preciso um cachorro que suportasse correr longas distâncias em um terreno difícil e com alta temperatura, além de conseguir controlar o gado sem latir.
Várias tentativas de criação dessa nova raça foram feitas envolvendo animais ingleses e nativos da Austrália, até que, depois do cruzamento entre Smithfields, Collies, Dingos, Bull Terriers e Dálmatas, surgiu o Boiadeiro Australiano ou Australian Cattle Dog. O cão possui os instintos de pastoreio do Kelpie e do Collie, a resistência e o estilo tranquilo encontrados no Dingo, e ainda o instinto protetor e o bom senso do Dálmata.
Um padrão para o Australian Cattle Dog foi criando apenas em 1897, com ênfase nos traços que remetiam ao Dingo. A raça começou a ser vista na América e na Europa apenas na década de 1970, ganhando o seu reconhecimento pelo AKC – American Kennel Club, apenas em 1980. Desde então, o Boiadeiro Australiano tornou-se um cão reconhecido nas premiações, mas sem perder sua função principal.
Temperamento
Inteligente, enérgico e incansável, o Australian Cattle Dog é um raça bastante usada para o trabalho de pastoreio com o gado no campo. Por isso, ele é um cão que tem grande facilidade de compreender comandos complexos e atende com rapidez ao adestramento – especialmente quando feito desde filhote. Em virtude dessas características, ele também é ótimo para outras atividades, como as competições de obediência.
Bastante ligado à família e desconfiado com estranhos, o Blue Heeler também é um excelente cão de guarda para residências. Entretanto, ele não se adapta bem a apartamentos ou casas com pátios pequenos na cidade, podendo desenvolver maus comportamentos e depressão. O Blue Heeler gosta de espaços amplos e abertos, para correr e gastar sua alta carga de energia. Além disso, ele gosta de estar ocupado, trabalhando.
Australian Cattle Dog características física
Com porte médio, os machos Australian Cattle Dog podem medir entre 45 e 50cm de altura, enquanto que as fêmeas medem entre 43 e 48cm de altura. Já com relação ao peso, os machos podem pesar até 20kg e as fêmeas, 15kg. A expectativa média de vida de um Boiadeiro Australiano gira em torno de 14 e 20 anos, mas a longevidade recorde da raça foi 29 anos. O cão pode viver mais ou menos da expectativa, dependendo da qualidade de vida oferecida pelos donos.
A característica mais marcante do Australian Cattle Dog é a sua pelagem, que apresenta pelos curtos, lisos, cerrados e duros – considerados impermeáveis. Ele apresenta ainda uma grande variedade de marcações, mas as suas cores dividem-se basicamente em duas: Blue Heeler e o Red Heeler – nomes pelas quais ele também é conhecido. O primeiro consiste em um azul mosqueado ou marmorizado com a possibilidade de manchas pretas, azuis ou castanhas na área da cabeça. Já o Red Heeler é um ruivo salpicado, com salpicos distribuídos de forma uniforme pelo corpo.
Cuidados
O Australian Cattle Dog, em virtude do seu instinto e a da sua criação, não é indicado para o convívio em apartamentos ou casas com pátios pequenos. Ele tem muita energia e precisa de exercícios físicos de alta intensidade, como corridas, caminhadas longas e brincadeiras. Além disso, o Blue Heeler gosta de estar ocupado – com trabalho. Por isso, o ideal é que, se ele não estiver trabalhando com pastoreio do gado, ele tenha um pátio grande à disposição para ocupar-se.
O Blue Heeler, apesar de parecer um “cão de quintal”, nos momentos de descanso, gosta de estar próximo aos seus donos, convivendo com a família dentro de casa. Por isso, o ideal é que sua cama e seu espaço para dormir sejam dentro da residência e não no quintal. Além disso, ele não exige cuidados especiais com sua pelagem ou banhos frequentes. Uma escovação semanal já basta para manter o pelo brilhante e livre da pelagem morta.
Saúde
Com aparência robusta e rústica, o Australian Cattle Dog normalmente não gera preocupações grandes aos seus donos relacionadas à sua saúde. Eles são fortes e saudáveis. No entanto, com a idade o Blue Heeler pode desenvolver doenças, como atrofia progressiva da retina, luxação da patela, surdez congênita e osteoartrite. Infelizmente, todas as raças caninas podem desenvolver alguns problemas de saúde e o importante é o dono estar atento e não abandonar o cãozinho nesse momento. Além disso, ao surgimento de qualquer sinal diferente da rotina tradicional do Blue Heeler, por menor que seja, é importante consultar um veterinário. Quando os problemas são detectados em fase inicial, o tratamento é mais simples e rápido.
Como cuidar
O Australian Cattle Dog é um cão que foi desenvolvido para o trabalho, mais especificamente para o pastoreio, dessa forma, ele foi criado para ser bastante ativo e não cansa com facilidade durante as atividades. O cachorro Blue Heeler, quando não usado para sua finalidade, precisa de exercícios físicos regulares – e isso significa que uma caminhada com coleira na calçada é pouco para ele. Ele precisa de corridas diárias ou brincadeiras mais extensas – o indicado é que o Blue Heeler tenha um pátio grande à disposição. Além disso, ele precisa de adestramento básico desde cedo, para compreender quais são as regras da casa.
O Blue Heeler também é uma raça que é bastante ligado à família, gostando de seguir e de estar próximo aos donos o tempo inteiro. Por isso, o ideal é que, apesar de ele ter uma pátio inteiro à disposição, o espaço de descanso dele seja dentro da casa, próximo as pessoas de quem ele gosta de estar.
Com relação à pelagem do Boiadeiro Australiano, ela não exige nada além do que os cuidados básicos – visto que ela é curta ou média. Uma escovação semanal para remover os pelos mortos já basta para que ele fique bem cuidado. Além disso, banhos frequentemente não são necessários, pois o Blue Heeler é bastante limpo. O cuidado mais importante com ele está ligado a idas regulares ao veterinários, para acompanhar as vacinas e vermífugos – essenciais para o seu bem estar.
Australian Cattle Dog filhote
O filhote de Australian Cattle Dog exige bastante atenção e paciência durante os primeiros dias na casa nova. Ele é cheio de energia e brincará com tudo que encontrar pela frente, incluindo móveis, calçados e objetos que estiverem ao seu alcance, por isso, é importante já inclui-lo em um adestramento básico. Dessa forma, o Blue Heeler compreenderá rapidamente quem é seu dono e quais são as regras da casa – que deverão ser definidas em conjunto por toda a família. Para os cães que serão usados também para trabalhar com o gado, o adestramento é ainda mais importante e deve incluir um treinamento voltado especificamente para a função do pastoreio desde cedo. Assim, ele aprimorará os seus instintos básicos.
O Blue Heeler nasce na cor branca, independente das cores dos seus pais. Ele adquire sua tonalidade em aproximadamente uma semana após o nascimento, mas sua cor definitiva só será confirmada em um ano. Ele chega ao peso e tamanho de um cão adulto entre os seus 12 e 20 meses de vida.
Alimentação
O alimento mais indicado para o Australian Cattle Dog é a ração, assim como para grande parte das raças de cães. A ração proporciona um desenvolvimento saudável para o Blue Heeler e possui todos os nutrientes que são essenciais para suprir suas necessidades nutricionais – principalmente a que é indicada para o seu porte e idade. Quando ainda filhotes, os cães devem consumir a ração feita para filhotes, do mesmo modo que, quando adultos ou mais velhos, devem ingerir uma ração adequada para sua idade.
Os filhotes de Blue Heeler podem ser alimentados até três vezes por dia, enquanto que os adultos comem duas vezes por dia – sendo um no início e outra, ao final. É importante também que ele tenha à disposição sempre um pote com água limpa e fresca.
Preço
O preço médio de um filhote de Australian Cattle Dog varia entre R$ 1.500,00 e R$ 2.500,00.
Australian Cattle Dog preço
Os preços dos filhotes de Australian Cattle Dog podem sofrer alteração em razão do histórico familiar e da genética dos seus pais e avós. O Blue Heeler é muito usado para o trabalho no campo, mas também é um cão conhecido em exposições e premiações. Caso seus antecedentes tenham conquistados títulos e prêmios, o valor do filhote será mais elevado, se comparado com outros sem premiações.
Australian Cattle Dog canil
O Australian Cattle Dog ainda é uma raça pouco popular no Brasil, especialmente entre quem vive na cidade, já que ele foi criado para o trabalho no campo. Com isso, não é comum encontrar muitos canis em diferentes estados ou cidades brasileiros. Existem lugares que são voltados exclusivamente para a criação do Blue Heeler e outros que o criam junto a outra raças. Se a ideia é comprar um Boiadeiro Australiano, a dica é digitar pelo nome da raça, ou as formas pelas quais é conhecida, junto a palavra “canil” e ainda a região de residência, que será mais fácil de ir buscar o novo integrante da família.
Australian Cattle Dog doação
Ainda com baixa popularidade no Brasil, o Australian Cattle Dog raramente é doado pelas famílias que o adquirem ou o criam, em virtude do alto valor investido na sua criação e do excelente trabalho desenvolvido por ele com o gado. Os canis que criam o Blue Heeler têm cuidados específicos e gasto tanto com os patriarcas quanto com os filhotes e esses custos são repassados no momento da venda. No entanto, podem existir famílias que, por algum motivo, decidem por se desfazer do cão e optam por doá-lo. Normalmente, essas informações são divulgadas em grupos de redes sociais voltados para a adoção de cães, em veterinárias ou em ONGs.